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IX Fórum Pedagógico da Bahiana (Sexta-feira)

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Mais de 200 docentes, entre professores da Bahiana, da UNEB e de escolas públicas e particulares de Salvador, participaram, nos dias 16 e 17 de agosto, do IX Fórum Pedagógico da Bahiana, realizado no Centro de Convenções da Unidade Acadêmica Cabula. A organização do evento contou com a intensa participação da diretora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Soliani, da coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro, dos supervisores pedagógicos, de integrantes do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP) e de diversos setores da escola.

“O objetivo do evento é mobilizar os professores para refletirem sobre suas práticas pedagógicas. É o momento de trazer para eles novas técnicas, através de palestrantes convidados e de disseminar técnicas que já são abordadas por alguns professores da Bahiana”, explicou a coordenadora do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD), a professora do curso de Odontologia, Sandra Brasil.

“A organização desse evento foi uma experiência muito criativa e muito prazerosa, pois contou com a participação de muitos setores da instituição, que possibilitaram que as coisas acontecessem e tornassem o evento um sucesso”, declarou Prof.ª Sandra Brasil, coordenadora do IX Fórum Pedagógico da Bahiana.

Este ano, o fórum trouxe como convidada a Prof.ª Dra. Lea Anastasiou, uma das mais importantes pesquisadoras e difusoras dos novos processos pedagógicos em todo o Brasil. A programação contou com oficinas ministradas pela Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani e pela docente do curso de Medicina, coordenadora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB) e do mestrado de Tecnologias em Saúde, Prof.ª Dra. Marta Menezes.

Além do Fórum Pedagógico, os professores da Bahiana contam com o contínuo trabalho da supervisão pedagógica que oferece um acompanhamento diário no processo ensino/aprendizagem e suporte pedagógico às atividades e às relações entre discentes, docentes e pessoal técnico-administrativo.

 

Oficinas

No primeiro dia de trabalho, a professora Anastasiou trabalhou com os participantes a oficina “Avaliação por Competências” que, entre outros aspectos, aprofundou questões como competências trabalhadas nos currículos dos cursos; ações docentes e discentes para construção das competências e suas formas de acompanhamento ou avaliação. “Para mim, participar desta oficina foi muito importante. Mudou o meu olhar sobre a questão do conhecimento, o saber sobre competências, como avaliar atitudes... foi muito interessante e acrescentou demais”, declarou a coordenadora do curso de Fisioterapia, Prof.ª Luciana Bilitário.

“Achei a experiência extremamente enriquecedora. Os professores estavam tranquilos, soltos, fizeram intervenções que indicam o quanto as pessoas estão plugadas no assunto. Temos percebido que essas mudanças curriculares de superar o formato grade, fragmentado, onde cada um faz seu trabalho na direção de situações onde temos que trabalhar juntos, nos leva à desafiante ação cooperativa”, explicou Prof.ª Lea Anastasiou, enfatizando a importância da postura de humildade que o docente deve ter frente às mudanças do mundo contemporâneo. “A humildade de fato é uma atitude necessária no processo educacional (...) de saber que o conhecimento é histórico e temporário e que o que a gente mais dá ao estudante, quando faz a aula junto com ele, não é tanto o conteúdo, mas é vida”, explicou.

No primeiro dia também foi realizada a oficina de Team Based Learning (TBL), coordenada pela Prof.ª Dra. Marta Menezes. O método de ensino tem como base procedimentos para o desenvolvimento de equipes de estudo, além de ampliar a habilidade na solução de problemas, dinamizar a aula e promover o trabalho em grupo, valorizando a discussão e a capacidade reflexiva e crítica dos estudantes.  A oficina contou também com o apoio e participação dos professores Ieda Aleluia e Bruno Gil, ambos do curso de Medicina.

O evento também proporcionou aos participantes um momento novo. Com o tema “Que universidade queremos ser?”, o assessor de planejamento, Francisco Ramalho apresentou as etapas que a Bahiana vem desenvolvendo para esse fim e a importância de que toda a comunidade da instituição conheça sua Missão, Visão e Valores, a fim de que juntos direcionem esforços para atingir o objetivo da Bahiana de tornar-se uma universidade.

Fotos_IX_Fórum_Pedagógico_(36).JPG

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