Biomedicina
É inegável a importância da atuação de médicos e enfermeiros para tentar frear o avanço do novo coronavírus em meio a um crescimento descontrolado do número de casos.
Entretanto, é preciso também chamar atenção para o papel do profissional de Biomedicina na pandemia. Afinal, ele é uma peça fundamental desde a identificação da Covid-19 até a busca pela cura.
Os biomédicos são essenciais para a realização do exame confirmatório laboratorial, o RT-PCR: são eles que atuam na coleta e análise o material. Além da atuação dentro dos laboratórios, eles também são peças fundamentais nos exames de imagem, como a tomografia computadorizada em pacientes de caso grave.
Por isso, podemos afirmar que esses profissionais são os principais responsáveis pelo diagnóstico da doença.
Além desse papel, ainda existem os profissionais da Biomedicina que atuam ao longo de todo o processo de pesquisa por novas vacinas. Em conjunto com a equipe, eles realizam um longo estudo sobre a doença, suas causas, produção de anticorpos até se chegar à criação de fato da vacina.
Dentre as especialidades que os formados no curso de Biomedicina podem se especializar, está a imunologia. É ela a responsável pelo estudo do mecanismo de proteção do organismo contra doenças infecciosas causadas por microorganismos, biologia molecular, anatomia e fisiologia.
No Brasil, dois biomédicos foram os responsáveis pelo mapeamento do genoma do coronavírus em tempo recorde. Jaqueline Góes de Jesus (ex-aluna e professora da Bahiana) e Claudio Tavares Sacchi coordenaram a equipe de cientistas que publicaram a sequência do vírus em apenas dois dias após a confirmação do primeiro caso no país.
Com isso, o mapeamento ajuda a entender como ocorre a disseminação do vírus, as suas mutações e, consequentemente, colabora no desenvolvimento de testes de diagnósticos e de vacinas.
Existem diversas áreas de atuação que um biomédico pode trabalhar. Por isso, aqui estão algumas das opções no mercado de trabalho:
Conheça mais sobre o mercado de trabalho de biomedicina.