Fisioterapia
Se você se interessa pela promoção da saúde e recuperação dos pacientes, a carreira de Fisioterapeuta pode ser o que você procura. Neste texto, você conhecerá mais sobre essa profissão e o que precisa para ser um profissional de destaque.
Basicamente, a função do profissional Fisioterapeuta é cuidar, prevenir e aplicar tratamentos a pacientes com lesões musculares, complicações cardiovasculares, neuromusculares e respiratórias oriundas de algum tipo de trauma, doenças genéticas ou adquiridas. O seu trabalho é destinado à prevenção e recuperação dessas lesões.
O Fisioterapeuta, assim como outros profissionais de saúde, estuda matérias relacionadas a fisiologia, anatomia, neurociências e comportamento motor. Assim como o estudo da Fisioterapia está presente em outras especialidades que visam a recuperação da funcionalidade como: urologia, ortopedia, cardiologia, pediatria, dermatologia, dentre outras.
Devido a natureza da carreira do fisioterapeuta, é natural estar diante de pessoas que sofreram traumas físicos. Porém, muitas vezes diretamente ligados a traumas psicológicos.
Por isso, o Fisioterapeuta deve ter a capacidade de ter empatia, confiança e cuidado aos pacientes. Muitas vezes, a situação em que o paciente se encontra está diretamente ligada à desmotivação e, por isso, é necessário que o Fisioterapeuta esteja comprometido com a sua reabilitação. Pessoas que tiveram parte do corpo amputada, que perderam parcialmente seus movimentos ou que ainda encontram-se impossibilitadas de trabalhar ou conduzir as suas vidas de forma normal, geralmente estão abaladas e suscetíveis à desistência de seus tratamentos.
Um bom Fisioterapeuta não só estará apto para conduzir seus pacientes ao tratamento mais adequado, como será capaz de motivá-los a dar continuidade até receber alta do tratamento.
Além da pesquisa científica, que necessita de desenvolvimento e aprimoramento, existem inúmeras áreas de atuação no mercado. Diversas especializações vinculadas a essa profissão possibilitam muitas opções de carreira para o Fisioterapeuta.
Vamos aqui destacar algumas das muitas áreas de atuação as quais Fisioterapeuta pode estar inserido.
Cabe a esse profissional trabalhar com técnicas e métodos para tratar e prevenir doenças ocupacionais, na tentativa reduzir a sua incidência ao mínimo possível no ambiente de trabalho.
As conhecidas Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) estão sempre presentes nesse campo de atuação.
É muito comum relacionar esse campo de atuação com as lesões esportivas e suas respectivas reabilitações, muitas de longo prazo, aos atendimentos durante as competições, e às complicadas reconstruções de ligamentos rompidos. Porém, pouco se fala sobre os tratamentos de prevenção, uma das áreas, inclusive, que mais crescem dentro do campo de atuação da Fisioterapia Desportiva.
Existe um grande prejuízo em ter que lidar com grandes períodos de inatividade e sequelas advindas de lesões mais graves, fora o impacto psicológico e financeiro que muitas vezes o atleta e sua equipe acabam sofrendo com esse tipo de tratamento. Por causa disso, nas últimas décadas, os esforços da Fisioterapia Desportiva se voltaram para a pesquisa e desenvolvimento de tratamentos e prevenção para seus atletas, cada vez mais essa prática se torna comum na vida de esportistas de alto rendimento. Os atletas amadores também se beneficiam do acompanhamento fisioterapêutico, desde a prescrição de um bom tênis para corridas até o acompanhamento sistemático para evitar traumas.
Essa área de atuação está ligada ao tratamento das lesões causadas em músculos e ossos, sendo principalmente utilizada para aliviar dores, corrigir deformidades, fortalecer e restabelecer funções motoras prejudicadas por traumas específicos ou uso/ sobreuso inadequado.
Nesta área, o Fisioterapeuta atua tratando pessoas que sofreram fraturas, traumas, fissuras ósseas, e possuem hábitos ruins em relação à sua postura.
O pilates é considerado na Fisioterapia como um recurso fisioterapêutico e não uma especialização. Sua utilização é permitida em diversas áreas de atuação da Fisioterapia, além de ser amplamente conhecida por seus benefícios na reabilitação de pacientes, e em tratamentos de fortalecimento muscular.
Como trata-se de uma atividade terapêutica, o Pilates possui, em sua essência, a finalidade de proporcionar uma vida mais saudável para quem o pratica, sendo recomendado não só para pacientes que sofreram grandes traumas ou lesões, mas para qualquer pessoa que deseja correções posturais ou fortalecimento muscular.
O curso de Fisioterapia da Bahiana capacita o profissional para atuar nas mais diversas áreas as quais essa profissão contempla, focando na experiência de aprendizado do aluno em uma extensa carga horária de ensino prático, que soma mais 70% de todo o conteúdo programático do curso.
Para que essa experiência prática seja ainda melhor vivida, a Bahiana dispõe de uma clínica de Fisioterapia onde os alunos atendem ao público do bairro de Brotas de forma gratuita conveniada ao SUS. Este valioso recurso contribui para a qualificação profissional dos estudantes, formação social por meio da assistência à população, e promoção da humanização do serviço.
Pensando nesta área extremamente diversificada, a Bahiana elaborou um projeto pedagógico que alia o estudo acadêmico com a experiência prática, dando enfoque à formação de um profissional generalista, que esteja apto a atuar em qualquer área da Fisioterapia, e podendo se adaptar às mais diversas especializações que existem neste campo.
Gostou do conteúdo? Para conhecer mais sobre a carreira de um Fisioterapeuta, baixe o E-Book: 10 Dicas para ser um fisioterapeuta de sucesso!