PROSEF
Para muitas pessoas, estudar Medicina é um grande sonho e, entre os cursos na área de saúde, posiciona-se como o mais concorrido. Porém, esse não é o único caminho para quem deseja ser um profissional da saúde, pois existem muitas carreiras relacionadas a essa área.
Da Fisioterapia à Psicologia, existem muitos cursos na área de saúde que têm como objetivo o cuidado com a saúde mental e física do ser humano.
Pensando nas pessoas que ainda não sabem qual carreira escolher na área de saúde, decidimos fazer este artigo, explorando algumas características importantes dos diferentes cursos, a fim de que seja mais fácil para o futuro acadêmico identificar as possíveis afinidades e avaliar as descrições de carreira que mais correspondem às suas expectativas.
Se interessou? Continue conosco!
Vamos à descrição de alguns cursos na área de saúde. Confira!
A Enfermagem é a profissão que visa a promoção, manutenção e recuperação da saúde das pessoas. Sendo assim, o curso de Enfermagem tem como objetivo a formação e capacitação de profissionais aptos a planejar, supervisionar, organizar e executar o melhor atendimento possível aos pacientes, à família e à comunidade na qual esse profissional estiver inserido.
É dever do enfermeiro proteger a saúde do paciente, cuidar para que ele possa se recuperar adequadamente e contribuir para que todo esse processo resulte no seu bem-estar e na prevenção de outros males.
Dessa forma, podemos afirmar que o profissional de Enfermagem é indispensável no funcionamento de muitos serviços da área de saúde, tais como o atendimento emergencial, manutenção de curativos, administração de medicamentos e gestão da situação dos pacientes. Em muitos casos, os primeiros socorros à pacientes em hospitais são prestados por enfermeiros.
A Enfermagem também exerce importância fundamental nos serviços disponibilizados à comunidade. Em campos de saúde coletiva, a sua atuação se dá por meio do controle de doenças e da promoção da saúde. Nesse tipo de área de atuação, é desempenhado o papel de educador, ministrando conteúdos sobre o cuidado e a prevenção.
De fato, a Medicina é a carreira mais procurada na área de saúde, mas está longe de ser uma profissão fácil. A remuneração é um grande chamariz para a profissão, porém, as pessoas que são atraídas para esse curso apenas por essa finalidade se veem rapidamente desestimuladas pelos grandes desafios impostos desde o seu início.
Portanto, podemos dizer que existe uma vocação para Medicina.
Sem dúvidas, um dos grandes retornos da vida dedicada a essa profissão é a satisfação emocional que ajudar pessoas traz. As relações que são construídas no decorrer do exercício e o acompanhamento da vida dos pacientes proporciona ao médico um crescimento intelectual e pessoal.
As áreas de atuação são extremamente diversificadas, tanto no serviço público quanto na rede privada. O médico pode atuar como:
O curso de Odontologia dura, em média, cinco anos e se divide, basicamente, em duas etapas:
Além das aulas teóricas, é necessário que o aluno de Odontologia pratique o conhecimento adquirido na prática dos procedimentos e atendimento aos pacientes. Por isso, no segundo ano de curso, a experiência laboratorial e os estágios são fundamentais.
No período de duração do curso, o aluno se qualificará como um profissional de alto nível técnico para a área e desenvolverá um raciocínio capaz de encontrar soluções para os diversos tipos de problemas, com conceitos éticos e consciência voltada para a compreensão de realidades sociais discrepantes e de trato pessoal.
Neste artigo, exploramos alguns cursos na área de saúde de importância fundamental para a sociedade, e abordamos brevemente as suas complexidades e projeções de carreira. Esperamos ter ajudado você a decidir sobre quais caminhos deseja seguir em seu futuro profissional.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre alguns cursos, opte por uma Instituição capaz de atender a todos os requisitos necessários para formar um ótimo profissional e faça um investimento de sucesso!
Uma sugestão? Conheça mais sobre a Escola Bahiana de Medicina!