Fisioterapia
A graduação em Fisioterapia tem formação específica para diagnosticar disfunções, avaliar, dar prognósticos e elaborar projetos de intervenção sem, todavia, prescrever tratamento medicamentoso.
O fisioterapeuta tem uma visão geral do corpo humano e, como em outras funções da área de saúde, estuda matérias, como a Anatomia, a Fisiologia, a Embriologia, a Bioquímica, a Neurociência e a Genética. Na graduação em Fisioterapia, ainda são estudadas cardiologia, pediatria, urologia, ortopedia, dermatologia, entre outras áreas.
Quer saber tudo sobre a graduação em Fisioterapia? Continue lendo este post e descubra se essa é a profissão do seu futuro!
Basicamente, qualquer pessoa pode ser tratada por um fisioterapeuta, o que torna o seu público-alvo muito extenso. Em suma, qualquer pessoa que tenha tido uma lesão, precise passar por tratamento de recuperação, possua dores crônicas ou necessite de um tratamento específico de um profissional da área torna-se público. Contudo, existem faixas etárias, pré-condições físicas e funções que necessitam de um suporte fisioterapêutico contínuo.
Além disso, pessoas que sofreram acidentes, passam por reabilitação, pessoas que sofreram derrame, AVC e perderam movimentos de um lado do corpo, crianças que sofreram acidentes domésticos e, até pacientes amputados. Todos esses públicos podem ser considerados pacientes, em potencial, do profissional de Fisioterapia.
Com duração de, em média, quatro anos e meio, o curso de Fisioterapia capacita profissionais para atuarem na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, com conhecimentos sobre disfunções orgânicas causadas por diversos fatores, envolvendo acidentes, malformações, distúrbios neurológicos, vícios posturais, problemas cardíacos e pulmonares, entre outros.
A matriz curricular do curso de fisioterapia da Bahiana apresenta quatro eixos norteadores, compostos por componentes curriculares que objetivam garantir um fluxo contínuo, integrado e de complexidade crescente.
É composto por uma carga horária de cerca de 15% da carga horária total do curso, tem por objetivo apresentar ao aluno a fundamentação biológica e os conhecimentos básicos da embriologia, histologia, anatomia, fisiologia, biomecânica, cinesiologia, fisiologia do exercício e patologia humana, de forma integrada, inter-relacionando os conteúdos constituintes do corpo humano, com complexidade crescente. Esse eixo permeia os três primeiros semestres do curso de graduação em fisioterapia. As matérias que o compõe são:
Estudo dos conhecimentos básicos, de forma integrada, dos sistemas tegumentar, esquelético, muscular, articular, nervoso e cardiovascular, conectando conteúdos referentes aos constituintes do corpo humano, suas bases celulares e mecanismos de ação molecular, com as interações morfológicas e funcionais, além do desenvolvimento do embrião e do feto humano.
Aborda conhecimentos básicos de histologia, anatomia, embriologia e fisiologia de forma integrada, inter-relacionando conteúdos referentes aos constituintes do corpo humano.
Abordagem de conceitos e princípios da fisiologia do exercício, aplicada ao movimento humano.
Abordagem de conceitos e princípios da biomecânica, da marcha e postura humana
Estudo da fisiologia humana aplicada à prática clínica do fisioterapeuta nos sistemas neuromuscular, esquelético, cardiovascular e respiratório.
Estudo da fisiopatologia e das suas manifestações relacionadas ao estilo de vida humana na contemporaneidade.
Composto por uma carga horária de, aproximadamente, 9% da carga horária total do curso, o Eixo II está inserido no primeiro ao quarto semestre do curso e visa abordar a ética profissional e os dilemas morais e éticos que permeiam a ação do profissional de saúde, bem como a discussão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), desde a legislação, permeando a análise epidemiológica das situações de saúde e contemplando o estudo do processo saúde-doença e suas implicações sociais. As principais matérias estudadas neste eixo são:
Estuda o processo de saúde e doença na abordagem psicossocial, com foco nas dimensões da comunicação – intra e interpessoal – da humanização na atenção e gestão para o cuidado integral em saúde.
Debates, discussões e reflexões sobre os dilemas morais que permeiam o exercício das profissões de saúde no contexto plural brasileiro. Introdução de fundamentos teóricos e epistemológicos da Ética e Bioética, na busca de reflexões e análises aplicadas aos possíveis conflitos morais nas relações profissionais de saúde-paciente, frente aos avanços tecnológicos, assim como nas questões de saúde e no campo da pesquisa com seres humanos e materiais.
Estudo dos aspectos referentes ao atendimento inicial ao politraumatizado, das emergências em geral e do Suporte Básico de Vida.
Estuda os conceitos e a evolução do processo saúde-doença, enfatizando seus modelos explicativos e determinantes sociais. Aborda os movimentos de Reforma Médica, promoção da saúde e os níveis de atenção, com ênfase na atenção primária à saúde. Discute, ainda, os diversos Sistema de Saúde no Mundo.
Estudo do campo da saúde coletiva, com ênfase na conjuntura política social da saúde, na Reforma Sanitária e na Evolução Histórica do Sistema de Saúde Brasileiro. Análise dos modelos de atenção vigentes e das propostas de reorganização da assistência à saúde no âmbito do SUS, com destaque para o modelo da Vigilância à Saúde e a Estratégia da Saúde da Família.
Analisa também os indicadores básicos e as principais medidas em Saúde Coletiva: morbidade e mortalidade. Análise do quadro das doenças infecciosas e transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis. Estuda o perfil atual da saúde da população brasileira e as principais fontes de informações para as ações de vigilância à saúde, de planejamento e gestão, além das linhas de cuidado em saúde.
É pautada na constituir uma comunidade de aprendizagem, na qual estudantes de graduação dos diversos cursos da EBMSP vivenciem todas as etapas de um projeto de Educação em Saúde, centrado na comunidade, e efetuem trabalho interdisciplinar em equipes, integrados e coordenados por um professor-tutor.
Estudo e análise de políticas públicas, intervenção interdisciplinar e diagnóstico fisioterapêutico a nível ambulatorial e hospitalar.
Aborda a gestão profissional pessoal, individualizada, e a construção de um plano de carreira.
Estudo do processo de gestão em saúde em organizações privadas e no SUS, e do empreendedorismo em saúde.
O profissional formado no curso de Fisioterapia da Bahiana é um profissional generalista com espírito crítico, inovador e consciência cidadã. Tem sua formação centrada numa visão da assistência ampla, nos vários níveis de atenção à saúde, no rigor científico, no domínio dos parâmetros tecnológicos de leve e alta complexidade, aliados a uma sensibilidade humanística necessária às relações interpessoais e multiprofissionais, com atitudes, habilidades e competências para gerir suas funções e participar de equipes multi e interprofissionais.
Gostou? Então faça agora a sua pré-inscrição no Prosef de Fisioterapia da Bahiana!