Psicologia
Você quer saber mais sobre a graduação em Psicologia?
O papel do psicólogo é estudar o ser humano em seu contexto sócio-histórico e cultural, considerando suas experiências coletivas e individuais, promovendo saúde e qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades, de forma crítica, atento à dimensão social e à preservação dos direitos humanos.
Quem deseja seguir essa carreira deve ter em mente muito mais do que o tempo de formação do curso de Psicologia, as características teóricas ou a multiplicidade de campos de atuação, mas deve possuir a essência de desbravar a mente e o comportamento humano e “gostar de gente”. Mais importante do que o treinamento profissional deve ser a vocação humanística para a profissão.
Vamos apresentar aqui o referido curso de graduação em Psicologia da Bahiana, suas principais características pedagógicas, metodológicas e como tudo isso pode ser um diferencial na carreira de um futuro psicólogo. Leia e confira!
O curso de Psicologia da Bahiana, por seus objetivos gerais, específicos e de responsabilidade social, proporciona uma formação generalista e abrangente, que possibilita aos profissionais atuarem nos campos da saúde, educação e trabalho, com elevado nível técnico, integrados de forma crítica à sociedade, à realidade e ao mercado de trabalho.
O curso Graduação em Psicologia oferece 100 vagas anuais, desde a sua criação até os dias atuais, com
perspectiva de formação de duas turmas e entradas semestrais nos turnos matutino e
vespertino. A dimensão das turmas varia em função da metodologia utilizada:
Essa estrutura curricular vigente privilegia a interação contínua da teoria e da prática, oferecendo ao estudante o sentido da aprendizagem pela experiência, desde o primeiro semestre da graduação.
A estrutura curricular está dada a partir de componentes curriculares norteados por
seis eixos temáticos distribuídos ao longo dos semestres e estruturados de forma a
abranger as diferentes teorias, áreas de conhecimento, métodos de investigação,
intervenção e pesquisa em Psicologia. Estão assim descritos os respectivos eixos:
Estudo do ser humano nas diversas fases de sua existência, o que inclui a multideterminação do processo saúde-doença e, especificamente, do fenômeno psicológico. Inclusão e aprofundamento das diferentes teorias do desenvolvimento, a fisiologia, neurologia, genética e psicopatologia, dando ênfase aos diferentes contextos sociais. Disciplinas:
Estudo das bases epistemológicas da psicologia, a partir de fundamentos históricos,
filosóficos, socioantropológicos e dos marcos teóricos indispensáveis à compreensão da
psicologia como profissão. Disciplinas:
Estudo do corpo teórico que embasa o campo da psicologia enquanto ciência e
profissão, considerando a relação dialógica entre o ser humano, a cultura e o fenômeno
psicológico. Disciplinas:
Estudo de diferentes técnicas e instrumentos de atuação do psicólogo, que envolve
modelos de observação, entrevista, manejo de grupo, avaliação psicológica em contextos
de saúde e trabalho. Estudo das especificidades teóricas e técnicas psicoterápicas
tradicionais e emergentes. Disciplinas:
Estudo de métodos e técnicas de produção e comunicação do conhecimento científico. Disciplinas:
Aprendizagem em serviços como experiência de integração entre teoria e prática de
natureza processual e aumento gradativo de complexidade em diferentes contextos de
atuação do psicólogo. Disciplinas:
O curso de Psicologia da Bahiana foi autorizado em 1998, implementado em 2000 e é ofertado nos períodos matutino e vespertino, organizado pedagógica e administrativamente por 10 semestres letivos de formação, ou seja, duração regular de cinco anos.
Seu objetivo é a formação de profissionais psicólogos de qualidade, concebidos como profissionais de saúde atentos à sociedade, aos direitos humanos e às questões da contemporaneidade, sintonizados com o desenvolvimento da psicologia e da responsabilidade social, segundo os princípios da bioética.
O currículo do curso de Graduação em Psicologia é composto por componentes curriculares organizados a partir de eixos temáticos distribuídos ao longo dos semestres letivos, que totalizam uma carga horária de 4.168 horas, sendo 2.328 horas de aulas teóricas, 804 horas de 26 atividades práticas interdisciplinares, 720 horas de estágio e 316 horas correspondentes a atividades complementares, tendo Libras como disciplina optativa.
O corpo docente é composto por 34 professores, sendo 20,6% doutores, 67,6% mestres e 11,8% especialistas, todos com comprovada experiência prática na área e sensíveis à necessidade de constante atualização, que é oferecida pela instituição processualmente.
Gostou? Então agora veja a recomendação de 4 filmes que futuros psicólogos não podem deixar de assistir!