Psicologia
Estrutura pedagógica, disciplinas, atividades e onde trabalhar como psicólogo
O curso de Psicologia possui como objetivo formar psicólogos a partir de valores éticos e humanistas, com competências amplas, que atuem como agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática e menos desigual, trabalhando com seres humanos nas dimensões psicossocial, psicodinâmica, institucional e comunitária.
Se você está interessado em estudar Psicologia, este texto traz informações sobre o curso, objetivos pedagógicos, estrutura curricular, principais atividades e, também, o mercado de trabalho.
A graduação em Psicologia tem como propósito a formação de profissionais aptos para atuar em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos e cônscios de que sua intervenção deve estar voltada para a promoção da saúde e da qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades.
Dessa forma, o curso de Psicologia espera formar profissionais comprometidos e habilitados para o desenvolvimento da prática psicológica. Seu currículo está organizado de forma a considerar a experiência curricular direcionada para o aprender-a-refletir-fazendo.
Trata-se de uma visão prática e interdisciplinar sobre a experiência de aprender e ensinar. O trajeto da formação do psicólogo dialoga com diferentes teorias e diferentes lócus de atenção à saúde e, mais especificamente, ao fenômeno psicológico e com a mediação do professor, sendo, o estudante, desafiado a aprender de forma contextualizada na saúde, na educação e no universo do trabalho.
A estrutura curricular do curso de Psicologia deve ocorrer a partir de componentes curriculares norteados por eixos temáticos distribuídos ao longo dos semestres e estruturados de forma a abranger as diferentes teorias, áreas de conhecimento, métodos de investigação, intervenção e pesquisa em psicologia.
Os estágios específicos fazem parte do processo de formação acadêmica e estão regulamentados pelas leis de estágio do Ministério do Trabalho e, no curso de Psicologia, são desenvolvidos em diferentes contextos e de acordo com as ênfases escolhidas. Esses estágios permitem ao estudante experimentar a práxis no mundo laboral, participando e intervindo de forma a integrar as competências desenvolvidas ao longo do curso.
O graduado em Psicologia deve estar apto para atuar em diferentes contextos, promovendo saúde e qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades de forma crítica e atenta à dimensão social e à preservação dos direitos humanos.
Com base no Conselho Federal de Psicologia, abaixo são evidenciados as principais e mais tradicionais áreas de atuação do psicólogo:
Possui dúvidas que não foram respondidas no texto? Não deixe de fazer um comentário abaixo!