Fisioterapia
A seguir, veja o que faz um fisioterapeuta, algumas áreas em que ele pode atuar e como é o trabalho desse profissional.
Se você já sofreu alguma lesão, problema muscular ou articular que limitou seus movimentos e precisou de tratamento para acelerar ou complementar a recuperação, é provável que tenha procurado um fisioterapeuta!
Para tirar todas as suas dúvidas sobre o que faz um fisioterapeuta, acompanhe este texto. Saiba mais a seguir sobre o dia a dia desse profissional, bem como as suas amplas áreas de atuação e o mercado de trabalho atual.
O que faz um fisioterapeuta?
O fisioterapeuta é o profissional da saúde encarregado de avaliar como está o seu movimento ou se você consegue realizar determinadas atividades. Por exemplo: se sofreu uma lesão fazendo alguma atividade esportiva, ele irá avaliar como essa lesão limita suas atividades musculares, articulares e, a partir daí, traçar um tratamento para melhorar seu desempenho físico e funcional.
Isso será feito por meio de manobras em determinados músculos, articulações, na coluna e de exercícios físicos (os fisioterapeutas chamam de cinesioterapia, pois são exercícios direcionados para melhorar determinada função do local lesionado), como parte de um processo de recuperação.
O primeiro passo da consulta de um fisioterapeuta é realizar um diagnóstico fisioterapêutico do paciente. Ou seja, ele deve analisar e interpretar exames e laudos para ter uma visão ampla do estado físico e da saúde do paciente. Também irá avaliar se o paciente possui dificuldades para movimentar-se e se sente dores em determinados locais.
Após a realização do diagnóstico, que o fisioterapeuta chama de diagnóstico físico-funcional ou fisioterapêutico, o profissional poderá identificar possíveis danos, determinar e prescrever um tratamento fisioterapêutico adequado.
Entre as atividades físicas que fazem parte do tratamento fisioterapêutico estão a aplicação de terapia manual, exercícios físicos monitorados (cinesioterapia), tratamentos à base de frio, calor ou realizados na água (fisioterapia aquática), aplicação de bandagens funcionais (aquelas faixas coloridas que os atletas costumam usar em competições), além de diversos recursos fisioterapêuticos para melhorar a função do movimento afetado, como o uso da técnica Pilates, da Reeducação Postural Global (RPG), entre outros.
O tratamento normalmente se divide em diferentes etapas. Primeiramente, o fisioterapeuta deverá acompanhar cada movimento realizado pelo paciente, orientando-o no exercício, identificando seu progresso e o restabelecimento dos movimentos.
Já em fase mais avançada, o tratamento poderá consistir também em exercícios realizados sozinhos pelo paciente, em sua casa, muitas vezes com equipamentos específicos para essas práticas, indicados pelo profissional. Nesse caso, o fisioterapeuta ensina os movimentos a serem feitos, bem como a frequência e a força a ser aplicada em cada um deles.
Por fim, o fisioterapeuta deverá manter um trabalho de reavaliação constante. Isso servirá para determinar melhoras na saúde do paciente. No geral, o profissional manterá fichas de avaliação físico-funcional de cada paciente que acompanhar, onde anotará dados pessoais, hábitos de vida, presença de dor, histórico familiar de doenças, medicamentos que está tomando e os tratamentos que estão sendo aplicados e, o mais importante, o desempenho funcional desses indivíduos e a evolução nas atividades que ele executa.
As funções da Fisioterapia
Após descrever um dia a dia comum do fisioterapeuta e seu trabalho ao longo do tempo com os pacientes, também agregamos aqui algumas das principais funções exercidas pelo profissional da Fisioterapia ao longo de sua carreira:
Tais funções conseguem demonstrar o que faz um fisioterapeuta, quais são os objetivos dessa área da saúde e como ela é importante para os pacientes se recuperarem de traumas e lesões e obterem uma melhor qualidade de vida e saúde.
Por lidar diariamente com pessoas em estados frágeis, a Fisioterapia é uma profissão que exige um perfil de profissional comprometido com as necessidades de saúde da população, com visão ampla e reflexão crítica indispensáveis para sua tomada de decisão.
Áreas de atuação para um fisioterapeuta
Além de entender o que faz um fisioterapeuta e sua importância para a saúde das pessoas, é importante também conhecer o mercado de trabalho e o amplo campo de atuação profissional.
Abaixo, confira as principais áreas de atuação para um fisioterapeuta, de acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia: Acupuntura, Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia em Oncologia, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Fisioterapia em Osteopatia, Fisioterapia em Quiropraxia, Fisioterapia em Saúde da Mulher, Fisioterapia em Terapia Intensiva.
Hoje falaremos um pouco sobre Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Esportiva e Fisioterapia Neurofuncional!
Fisioterapia do Trabalho
Aqui, o foco é na saúde do trabalhador. O profissional deverá conhecer as atividades desempenhadas por cada funcionário na empresa em que atua, a fim de projetar exercícios e orientações sobre postura e saúde do corpo. Deverá ser realizado um planejamento de ginástica laboral, a ser executado junto aos trabalhadores, na frequência determinada.
Além disso, o fisioterapeuta do trabalho poderá realizar palestras sobre prevenção de doenças e participar de exames admissionais. Também elabora laudos ergonômicos, buscando propor melhorias e adaptações no ambiente de trabalho, sempre visando uma melhor adequação e saúde aos trabalhadores.
Fisioterapia Esportiva
Realiza avaliações funcionais para determinar o condicionamento físico dos atletas. Poderá prescrever tratamentos conforme o tipo de atividade física desempenhada, bem como a presença de doenças, traumas físicos ou lesões.
Nessa especialidade, o profissional fisioterapeuta poderá trabalhar em clubes esportivos acompanhando atletas individuais ou equipes em competições esportivas, buscando não apenas o acompanhamento como tratamento, como também o auxílio na melhora de performance esportiva em parceria com o profissional da educação física e o médico do esporte.
Fisioterapia Neurofuncional
Nesse outro campo da Fisioterapia, o profissional atende pacientes com distúrbios específicos, como paralisias, derrame cerebral e portadores de deficiências ou necessidades especiais.
Durante tratamentos específicos como esses, muitas vezes o processo exigirá que o paciente reaprenda movimentos corporais básicos, como andar, levantar a perna ou o braço. São procedimentos realizados a médio e longo prazo, a depender do tipo e da extensão da lesão, bem como dos órgãos e sistemas acometidos. Outros profissionais da área da saúde integram os cuidados com essas pessoas, e o objetivo maior é melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.
Tem mais dúvidas sobre o que faz um fisioterapeuta que não foram respondidas neste texto? Comente aqui para discutirmos!