Psicologia
Conheça as principais áreas da psicologia, o perfil profissional, e o mercado de trabalho.
A Psicologia, como toda ciência, é dividida em diversos campos de estudo. Podem-se citar, por exemplo, entre algumas áreas da psicologia, a do Trabalho, Clínica, Hospitalar e Escolar. Essa divisão se faz necessária para a melhor compreensão dos campos de atuação, como também dos estudos e práticas que surgem de cada um deles.
Se você está pensando em estudar Psicologia ou já é formado e gostaria de reorientar sua carreira, mas ainda não decidiu em qual área gostaria de atuar, confira neste artigo algumas das principais áreas da Psicologia, bem como o mercado de trabalho e o perfil profissional requerido.
O campo da Psicologia do Trabalho e das Organizações estuda o sujeito, tanto no aspecto individual quanto no coletivo, focado em suas interações, no ambiente de trabalho. Para o psicólogo organizacional, o trabalho e seus desdobramentos apresentam-se como um fenômeno a ser investigado.
Compete ao psicólogo organizacional realizar diagnósticos em empresas, instituições e outros ambientes do trabalho, subsidiando, desde a identificação de problemas da gestão e dos trabalhadores, até a proposição de ações ou programas mais robustos para a melhoria dos processos de gestão de pessoas.
A rotina de trabalho desse profissional envolve tradicionalmente os processos de trabalho relacionados a seguir:
A visão mais tradicional do psicólogo clínico é aquela referente ao profissional que atende individualmente em seu consultório. Contudo, a modalidade de clínica ampliada tem-se inserido em diversos espaços de saúde, tais como: centros de atenção psicossocial (CAPS), ambulatórios, unidades básicas de saúde etc.
O psicólogo clínico atuará com indivíduos e/ou grupos em psicoterapia. A busca pelo processo psicoterápico pode ocorrer espontaneamente ou por meio de encaminhamentos de outros profissionais (médicos, fisioterapeutas, professores etc.).
Na área clínica, existem diversas abordagens teóricas (psicanálise, gestalt, terapia cognitivo-comportamental, psicodrama, psicoterapia junguiana, entre outras) que irão respaldar a intervenção técnica do profissional.
A área hospitalar demanda dos profissionais de saúde uma atuação interdisciplinar. O psicólogo clínico hospitalar trabalha em hospitais atendendo ao paciente e aos seus familiares, com foco na psicoterapia breve. O processo de adoecimento e hospitalização, diante da sua complexidade, mobiliza o indivíduo e seus familiares, demandando, em muitos momentos, intervenções específicas. No contexto hospitalar, existem várias áreas de intervenção: unidade de terapia intensiva, emergência, cardiologia, nefrologia, oncologia etc.
A Psicologia Escolar estuda o indivíduo no contexto da aprendizagem. O psicólogo escolar trabalha nas escolas, com alunos, professores, supervisores e coordenadores.
O ambiente escolar caracteriza-se como um espaço de troca e relações complexas, desafiando o profissional da psicologia para intervenções individuais e/ou grupais.
Essa área surge com o intuito de manejar questões associadas ao processo de ensino e aprendizagem, envolvendo todos os atores inseridos no contexto, inclusive a família.
Os campos apresentados acima são algumas das áreas de atuação do psicólogo.
Cabe ao estudante, desde a sua inserção na vida acadêmica, a construção de um plano de carreira baseado em escolhas amadurecidas, o qual lhe dará o direcionamento para o desenvolvimento de um conjunto de competências específicas necessárias para um determinado campo, culminando, assim, com sua inserção no mercado de trabalho.
Possui dúvidas que não foram respondidas no texto? Não deixe de fazer um comentário abaixo!