Centro Médico

O Centro Médico da Bahiana Saúde oferece serviços de diagnóstico por imagem de alta qualidade e precisão. Para tanto, conta com profissionais de primeira linha que trabalham com toda tecnologia necessária para garantir resultados mais seguros e confiáveis.




EXAMES E PROCEDIMENTOS:



 





 
Voltar
Re certificado pela ISO 9001:2015 em janeiro de 2018, e participante dos programas de qualidade externa da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e do PNCQ-Programa Nacional de Controle de Qualidade o Laboratório Clínico, do Centro Médico da Bahiana Saúde, realiza suas atividades assegurando a qualidade nos processos e a confiabilidade nos exames realizados.

O Laboratório dispõe de uma equipe técnica qualificada e atua na promoção da inovação tecnológica e na aquisição de equipamentos, em conformidade com o que há de mais avançado na área de diagnósticos.



       






 
 


 
                                                         













 

  




 
Voltar
Inovador e comprometido com a promoção da saúde de grupos específicos de pacientes, o Centro de Neurociências da Bahiana é composto pelo Centro de HTLV e pelos Ambulatórios de Epilepsia e Neuromuscular. 

O espaço congrega uma série de pesquisas no âmbito clínico, a fim de promover e difundir novas práticas de atenção e cuidado com o paciente, sempre tendo por base o trabalho multidisciplinar.
 


O Centro de HTLV presta um atendimento integrado e multidisciplinar aos indivíduos infectados pelo vírus HTLV, não só visando ao seu bem-estar físico e mental como também garantido desde o diagnóstico laboratorial de triagem e confirmatório da infecção, ao acompanhamento médico, psicológico e fisioterapêutico do paciente.

Devido à sua crescente demanda e com a função de ser multidisciplinar, o centro conta hoje com uma equipe formada por infectologista, neurologista, fisioterapeuta, obstetra, hepatologista, hematologista/oncologista, dermatologista, psicólogo, urologista, ginecologista, cardiologista, pediatra, endocrinologista, dentista e oftalmologista, profissionais liderados pelo pesquisador e médico-patologista internacionalmente reconhecido Dr. Bernardo Galvão Castro Filho.

A criação desse centro de referência também tem como objetivo as atividades de pesquisa, visando elucidar questões importantes sobre a epidemiologia, a patogenia, a terapêutica e a profilaxia dessa patologia.

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Pacientes atendidos pela primeira vez devem apresentar exames. 
 

A epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns. Afeta aproximadamente 1% da população em geral. Em Salvador, estima-se que haja cerca de 30 mil pessoas com essa patologia. Trata-se de uma doença crônica muito estigmatizada onde o paciente sofre muito preconceito. 
Felizmente a epilepsia tem tratamento, muito eficaz na maioria dos casos. Cerca de 70% a 80% dos indivíduos afetados, com o tratamento adequado, conseguem ficar livre das crises.
 
O Ambulatório de Epilepsia do Centro de Neurociências da Bahiana recebe pacientes de Salvador e de outras cidades do estado para diagnóstico, tratamento e acompanhamento clínico, com uma equipe multidisciplinar coordenada pelo pesquisador (?) e médico neurologista Dr. Humberto Castro Lima Filho.

O atendimento funciona às quintas-feiras, das 7h às 12h. Pacientes atendidos pela primeira vez devem apresentar exames.
 

As distrofias musculares são um grupo de doenças chamadas de miopatias, ou seja, doenças do músculo esquelético – responsável pelo nosso movimento. As miopatias englobam um grande número de doenças, sendo as mais comuns as distrofias musculares. São doenças de origem genética, causadas por alteração no DNA, em genes responsáveis pela produção de proteínas musculares, que são as principais constituintes da fibra muscular e as responsáveis pela nossa contração muscular.

Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Pompe, Distrofia de Duchenne e Esclerose Múltipla são algumas das doenças neuromusculares estudadas e tratadas no Ambulatório Neuromuscular do Centro de Neurociências da Bahiana. Coordenado pela médica neurologista e especialista em doenças neuromusculares Dra. Marcela Machado Costa, o ambulatório oferece acolhimento a pacientes para diagnóstico, tratamento e acompanhamento, com o suporte de equipe multidisciplinar, composta de profissionais de psicologia, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia respiratória e terapia ocupacional.

O atendimento funciona sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 18h30. 

 
 

Voltar
O Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana – ADAB é uma unidade de assistência multiprofissional que tem por missão promover saúde à população de Salvador e outras cidades da Bahia, de forma gratuita e com o padrão de qualidade e excelência da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 

O compromisso com a promoção da qualidade de vida é garantido por um atendimento médico-ambulatorial qualificado e respaldado pelo corpo clínico formado por docentes e discentes da instituição. 

A unidade oferece atendimentos gratuitos em mais de 20 especialidades e procedimentos clínicos. Para isso, o ADAB mantém importantes parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do atendimento ambulatorial, a unidade conta com núcleos de atendimento terapêutico, especializados em complemento aos serviços básicos de assistência médica. 

Conheça alguns deles:

PAZ – Programa de Apoio a Pacientes Portadores de Hiperacusia e Zumbido (PAZ)

Curso para Gestantes

CEDIMI - Centro de Distúrbios Miccionais na Infância
 

Voltar

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936