NAPP

Fundado em fevereiro de 2000, o Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP) tem como missão favorecer e respaldar o processo de implementação do Projeto Político Pedagógico da BAHIANA, intervindo nos aspectos subjetivos da comunidade acadêmica, mediante ações com objetivos psicopedagógicos, contemplando aspectos estruturantes do perfil profissional pretendido pela instituição, referenciados pelas perspectivas contemporâneas para a educação superior.

Formado por uma equipe multiprofissional - pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e psiquiatra -, o núcleo desenvolve programas para o corpo docente e discente, tendo em vista o Projeto Político Pedagógico da Instituição (PPPI), que visa uma formação profissional humanizante das práticas em saúde.

A equipe é constituída por:

Maria Angélica Mendes - coordenadora técnica do NAPP (psicóloga)
Ana Paula Barros (pedagoga e psicopedagoga)
Débora Ferraz de Olivieira (psicóloga)
Gustavo Vilas Boas (psicólogo)
Joice Cavalcante (psiquiatra)
Jozélia Abreu (pedagoga e psicopedagoga)
Ludmila Avanzo (psicóloga)
Maria Cândida Tavares (psicóloga)
 
Para o cumprimento de sua missão, compete ao NAPP a realização dos seguintes objetivos:
• Promover a saúde mental mediante ações preventivas e assistenciais para a comunidade acadêmica envolvida na formação profissional.
• Estimular projetos culturais que impliquem na convivência dos estudantes com a diversidade biopsicossocial.
• Assessorar os cursos de graduação em consonância ao Projeto Pedagógico Institucional, buscando estratégias psicopedagógicas específicas para cada um.
• Enriquecer o processo de formação profissional de acordo com as novas tendências pedagógicas na perspectiva da complementaridade e colaboração entre os saberes.
• Criar espaços de reflexão sobre a realidade contemporânea a partir da formação profissional.
• Realizar pesquisas que contribuam para implementação dos objetivos citados, fazendo convergir áreas de conhecimento que fundamentam a psicopedagogia.
 

 


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Descrição e objetivos dos Programas, projetos e atividades desenvolvidas pelo NAPP:

A equipe do núcleo, tem como objetivo maior a promoção da saúde mental na instituição a partir de uma perspectiva psicopedagógica, e tem o ser em processo de construção do conhecimento como foco de atenção, desenvolve programas, projetos e atividades dirigidas para o corpo docente e discente da BAHIANA, conforme configuração abaixo:




*Os dados acima se referem às ações desenvolvidas junto aos cursos da Bahiana: Administração (extinto em 2004), Biomedicina (implantado em 2003), Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia ocupacional. Os atendimentos referentes ao curso de Enfermagem, implantado em 2007, não tem suas ações contabilizadas.

I – PAC – Programa de Acompanhamento aos Cursos.

O PAC desenvolve ações de formação pedagógica continuada junto o corpo docente, visando reflexão sobre a prática pedagógica, e de atenção psicopedagógica junto ao corpo discente, em suas dimensões cognitivas, afetivas e sociais, e ações de natureza sócio-educativas e culturais que intervêm transversalmente no processo de formação profissional. O programa busca promover uma relação dialógica intra e intercursos e desenvolve estratégias de sustentação e implementação do Projeto Político Pedagógico dos cursos e da Instituição. Estas estratégias constituem os seguintes programas: PASCO – Programa de Assessoria ao Coordenador, PAP – Programa de Assessoria ao Professor e PAE – Programa de Atenção ao Estudante.


Ações do PAC:

• participação em reuniões de coordenadores, docentes e discentes;
• participação em eventos realizados pelos cursos;
• planejamento e execução de atividades de formação pedagógica continuada;
• realização da semana de recepção aos calouros e estudantes advindos de outras instituições;
• promoção de atividades científicas, educativas e culturais;
• participação em banca de seleção de professores;




II – Atividades Clínicas

As Atividades Clínicas (AC’s) referem-se aos atendimentos psicológicos, psicopedagógicos e psiquiátricos, individuais ou em grupo, realizados com professores e estudantes, quer seja por demanda espontânea ou por encaminhamento da coordenação do curso, e , quando necessário, são oferecidos atendimentos à família. As AC’s são desenvolvidas a partir da teoria e técnica psicanalítica, da abordagem da psicoterapia breve e da psiquiatria . As intervenções em grupo são focadas nas questões específicas que emergem em sala de aula, por solicitação dos estudantes e/ou dos professores.

    
*Os dados acima se referem às ações desenvolvidas junto aos cursos da Bahiana: Administração (extinto em 2004), Biomedicina (implantado em 2003),Enfermagem( implantado em 2007), Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Para atender as singularidades de cada curso, o NAPP desenvolve ações específicas de acordo com a demanda dos coordenadores e do corpo docente através dos seguintes programas:
PACBIOM - Programa de Acompanhamento ao Curso de Biomedicina

PACEN – Programa de Acompanhamento ao Curso de Enfermagem

PACFIS – Programa de Acompanhamento ao Curso de Fisioterapia

PACMED – Programa de Acompanhamento ao Curso de Medicina

PACO – Programa de Acompanhamento ao Curso de Odontologia

PACPSI – Programa de Acompanhamento ao Curso de Psicologia

PACTO – Programa de Acompanhamento ao Curso de Terapia Ocupacional

 

III – Ações Institucionais (AI’s)

Como objetivo principal, além do enriquecimento da vida acadêmica, as Ações Institucionais buscam estimular a convivência entre os estudantes e professores dos diversos cursos da BAHIANA, e o fomento da visão multi e interdisciplinar no atendimento à saúde, como também promover e apoiar programas de formação pedagógica permanente, voltados especificamente para o corpo docente da Instituição.
As Ações Institucionais desenvolvidas e apoiadas pelo NAPP concretizam-se em quatro segmentos, explicitados abaixo:
1 – Projeto Sintoniacontocom
Este Projeto tem como objetivo promover manifestações científicas e sócio-culturais na Bahiana, apresentando e estimulando a pluralidade cultural e de concepções científicas, contribuindo, assim, com a construção de uma identidade profissional ética, sensível à criatividade e às diferenças entre os indivíduos, competência essencial à uma sociedade inclusiva.
2 – Mostra Científica e Cultural da Bahiana e Jornada de Iniciação Científica/ PIBIC/FAPESB/EBMSP – MCC.
Este evento, criado em 2000 como parte da Semana do Calouro, ao longo dos últimos sete anos vem ganhando proporções maiores, sendo considerada hoje, o mais importante acontecimento científico e cultural da Instituição por envolver todos os segmentos da comunidade acadêmica. Tem como objetivo estimular o espírito científico e a importância de pensar e produzir cultura no espaço acadêmico, criando novos sentidos e significados para o processo de ensino e aprendizagem.

Em 2006, a MCC, passou a compor a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – MCT, desenvolvendo ações de promoção de saúde voltadas para a comunidade soteropolitana. A partir de 2007 foram incluídos mini cursos e atividade de monitoria interdisciplinar.

As atividades científicas da MCC, compreendida pela comunidade de estudantes e professores da Instituição como um importante exercício de formação científica, vem apresentando nas últimas edições cerca de 350 produções anuais em forma de pôster, comunicação oral e vivências, certificadas pela BAHIANA.
3 – Fórum Pedagógico da Bahiana
Esta ação que compõe atualmente o Programa Institucional de Desenvolvimento Docente – PROIDD, instaurado em julho de 2007, constitui o programa de formação permanente do corpo docente da Bahiana, no qual o NAPP participa da equipe de coordenação do Programa.

Criado em 2001, o Fórum Pedagógico da Bahiana tem como objetivo instaurar um espaço de reflexão e socialização sobre as questões contemporâneas relativas ao Ensino Superior, considerando a prática pedagógica do professor, no contexto do Projeto Político Pedagógico dos cursos e da Instituição. Estas questões constituem-se em demandas identificadas pelos coordenadores que visam dar suporte teórico-prático ao professor, através de estudos na área da pedagogia.

A partir da terceira edição do evento foi incorporada à atividade denominada Pré-fórum, que constitui encontros prévios entre professores para estudos do tema escolhido, coordenado por um professor convidado, possibilitando um espaço de reflexão e elaboração de conhecimento a partir da singularidade da sua prática pedagógica, caracterizando-se como uma atividade preparatória para o Fórum.

Segue abaixo os temas abordados nesta ação:
2001 – I Fórum Pedagógico – Reflexões sobre o processo de formação no Ensino Superior.

2005 – II Fórum Pedagógico – Educação em transformação: Novas Metodologias e formas de avaliação.

2006 – III Fórum Pedagógico – Avaliação: Afinando e tocando os instrumentos.

2007 – IV Fórum Pedagógico – Planejamento: como transformar uma idéia em bosboleta.
2009 - V Fórum Pedagógico - 1952-2009: Bahiana-uma história, muitos autores.
4 – ESSE – Encontro dos Serviços de Saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Este grupo criado em outubro de 2006, tem como objetivo favorecer a articulação entre os setores da Bahiana que prestam serviços assistenciais e de promoção de saúde à comunidade externa, considerando este um espaço de aprendizagem para o aluno em situação de estágio, em consonância com o Projeto Político Pedagógico da Instituição e dos cursos.
IV – PAT – Programa de Atualização Técnica

Criado em 2003, este programa visa promover projetos de atualização e desenvolvimento de competência do corpo técnico do NAPP, através de atividades diversificadas e definidas coletivamente, tais como: dinâmicas de grupo, vivências, participação em eventos científicos e culturais, dentre outros de natureza similar. Estas atividades fomentam entre a equipe reflexões e discussões articuladas com as práticas desenvolvidas pelo Núcleo. Os trabalhos do NAPP já foram apresentados em diversos eventos científicos nacionais e internacionais em países como Argentina, Cuba e Espanha.
V – PESQUIN – Programa de Pesquisa e Informação.

Este programa tem por objetivo prover o NAPP de dados que possam respaldar suas ações através do registro das atividades realizadas, elaboração de fichas e questionários, favorecendo, desta maneira, a produção de conhecimento sobre educação e saúde mental relacionadas ao Ensino Superior.




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O NAPP atua nas três Unidades Acadêmicas da Bahiana:

Unidade Acadêmica Brotas – Pav. II -1º andar - Tel.: 71.3276-8249
Unidade Acadêmica Cabula – Pav. I – Térreo - Tel.: 71.3257-8200


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Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936