Descrição e objetivos dos Programas, projetos e atividades desenvolvidas pelo NAPP:
?A equipe do núcleo, tem como objetivo maior a promoção da saúde mental na instituição a partir de uma perspectiva psicopedagógica, e tem o ser em processo de construção do conhecimento como foco de atenção, desenvolve programas, projetos e atividades dirigidas para o corpo docente e discente da BAHIANA, conforme configuração abaixo:
I – PAC – Programa de Acompanhamento aos Cursos.
O PAC desenvolve ações de formação pedagógica continuada junto o corpo docente, visando reflexão sobre a prática pedagógica, e de atenção psicopedagógica junto ao corpo discente, em suas dimensões cognitivas, afetivas e sociais, e ações de natureza sócio-educativas e culturais que intervêm transversalmente no processo de formação profissional. O programa busca promover uma relação dialógica intra e intercursos e desenvolve estratégias de sustentação e implementação do Projeto Político Pedagógico dos cursos e da Instituição. Estas estratégias constituem os seguintes programas: PASCO – Programa de Assessoria ao Coordenador, PAP – Programa de Assessoria ao Professor e PAE – Programa de Atenção ao Estudante.
Ações do PAC:
• participação em reuniões de coordenadores, docentes e discentes;
• participação em eventos realizados pelos cursos;
• planejamento e execução de atividades de formação pedagógica continuada;
• realização da semana de recepção aos calouros e estudantes advindos de outras instituições;
• promoção de atividades científicas, educativas e culturais;
• participação em banca de seleção de professores;
II – Atividades Clínicas
As Atividades Clínicas (AC’s) referem-se aos atendimentos psicológicos, psicopedagógicos e psiquiátricos, individuais ou em grupo, realizados com professores e estudantes, quer seja por demanda espontânea ou por encaminhamento da coordenação do curso, e , quando necessário, são oferecidos atendimentos à família. As AC’s são desenvolvidas a partir da teoria e técnica psicanalítica, da abordagem da psicoterapia breve e da psiquiatria . As intervenções em grupo são focadas nas questões específicas que emergem em sala de aula, por solicitação dos estudantes e/ou dos professores.
Para atender as singularidades de cada curso, o NAPP desenvolve ações específicas de acordo com a demanda dos coordenadores e do corpo docente através dos seguintes programas:
PACBIOM - Programa de Acompanhamento ao Curso de Biomedicina
PACEN – Programa de Acompanhamento ao Curso de Enfermagem
PACFIS – Programa de Acompanhamento ao Curso de Fisioterapia
PACMED – Programa de Acompanhamento ao Curso de Medicina
PACO – Programa de Acompanhamento ao Curso de Odontologia
PACPSI – Programa de Acompanhamento ao Curso de Psicologia
PACTO – Programa de Acompanhamento ao Curso de Terapia Ocupacional
III – Ações Institucionais (AI’s)
Como objetivo principal, além do enriquecimento da vida acadêmica, as Ações Institucionais buscam estimular a convivência entre os estudantes e professores dos diversos cursos da BAHIANA, e o fomento da visão multi e interdisciplinar no atendimento à saúde, como também promover e apoiar programas de formação pedagógica permanente, voltados especificamente para o corpo docente da Instituição.
As Ações Institucionais desenvolvidas e apoiadas pelo NAPP concretizam-se em quatro segmentos, explicitados abaixo:
1 – Projeto Sintoniacontocom
Este Projeto tem como objetivo promover manifestações científicas e sócio-culturais na Bahiana, apresentando e estimulando a pluralidade cultural e de concepções científicas, contribuindo, assim, com a construção de uma identidade profissional ética, sensível à criatividade e às diferenças entre os indivíduos, competência essencial à uma sociedade inclusiva.
2 – Mostra Científica e Cultural da Bahiana e Jornada de Iniciação Científica/ PIBIC/FAPESB/EBMSP – MCC.
Este evento, criado em 2000 como parte da Semana do Calouro, ao longo dos últimos sete anos vem ganhando proporções maiores, sendo considerada hoje, o mais importante acontecimento científico e cultural da Instituição por envolver todos os segmentos da comunidade acadêmica. Tem como objetivo estimular o espírito científico e a importância de pensar e produzir cultura no espaço acadêmico, criando novos sentidos e significados para o processo de ensino e aprendizagem.
Em 2006, a MCC, passou a compor a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – MCT, desenvolvendo ações de promoção de saúde voltadas para a comunidade soteropolitana. A partir de 2007 foram incluídos mini cursos e atividade de monitoria interdisciplinar.
As atividades científicas da MCC, compreendida pela comunidade de estudantes e professores da Instituição como um importante exercício de formação científica, vem apresentando nas últimas edições cerca de 350 produções anuais em forma de pôster, comunicação oral e vivências, certificadas pela BAHIANA.
3 – Fórum Pedagógico da Bahiana
Esta ação que compõe atualmente o Programa Institucional de Desenvolvimento Docente – PROIDD, instaurado em julho de 2007, constitui o programa de formação permanente do corpo docente da Bahiana, no qual o NAPP participa da equipe de coordenação do Programa.
Criado em 2001, o Fórum Pedagógico da Bahiana tem como objetivo instaurar um espaço de reflexão e socialização sobre as questões contemporâneas relativas ao Ensino Superior, considerando a prática pedagógica do professor, no contexto do Projeto Político Pedagógico dos cursos e da Instituição. Estas questões constituem-se em demandas identificadas pelos coordenadores que visam dar suporte teórico-prático ao professor, através de estudos na área da pedagogia.
A partir da terceira edição do evento foi incorporada à atividade denominada Pré-fórum, que constitui encontros prévios entre professores para estudos do tema escolhido, coordenado por um professor convidado, possibilitando um espaço de reflexão e elaboração de conhecimento a partir da singularidade da sua prática pedagógica, caracterizando-se como uma atividade preparatória para o Fórum.
Segue abaixo os temas abordados nesta ação:
2001 – I Fórum Pedagógico – Reflexões sobre o processo de formação no Ensino Superior.
2005 – II Fórum Pedagógico – Educação em transformação: Novas Metodologias e formas de avaliação.
2006 – III Fórum Pedagógico – Avaliação: Afinando e tocando os instrumentos.
2007 – IV Fórum Pedagógico – Planejamento: como transformar uma idéia em bosboleta.
2009 - V Fórum Pedagógico - 1952-2009: Bahiana-uma história, muitos autores.
4 – ESSE – Encontro dos Serviços de Saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Este grupo criado em outubro de 2006, tem como objetivo favorecer a articulação entre os setores da Bahiana que prestam serviços assistenciais e de promoção de saúde à comunidade externa, considerando este um espaço de aprendizagem para o aluno em situação de estágio, em consonância com o Projeto Político Pedagógico da Instituição e dos cursos.
IV – PAT – Programa de Atualização Técnica
Criado em 2003, este programa visa promover projetos de atualização e desenvolvimento de competência do corpo técnico do NAPP, através de atividades diversificadas e definidas coletivamente, tais como: dinâmicas de grupo, vivências, participação em eventos científicos e culturais, dentre outros de natureza similar. Estas atividades fomentam entre a equipe reflexões e discussões articuladas com as práticas desenvolvidas pelo Núcleo. Os trabalhos do NAPP já foram apresentados em diversos eventos científicos nacionais e internacionais em países como Argentina, Cuba e Espanha.
V – PESQUIN – Programa de Pesquisa e Informação.
Este programa tem por objetivo prover o NAPP de dados que possam respaldar suas ações através do registro das atividades realizadas, elaboração de fichas e questionários, favorecendo, desta maneira, a produção de conhecimento sobre educação e saúde mental relacionadas ao Ensino Superior.