
O programa Cuidar Faz Bem visa promover a imersão dos discentes de enfermagem nos serviços da Bahiana Saúde, um campo de cuidados em saúde com múltiplas potencialidades para fortalecer o processo formativo dos acadêmicos.
Objetivo
Propiciar a inserção dos estudantes do 6º ao 9º semestres nas unidades de atendimento da Bahiana Saúde, com atuação no Centro Integrativo e Multidisciplinar de HTLV, vivências na Associação HTLVida, atendimentos de Atenção Primária à Saúde (saúde da mulher e atenção à saúde de hipertensos, diabéticos e comorbidades), além da atuação no Centro Odontológico da Bahiana (Cabula) – com assistência na área de Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado (CME), consolidando conhecimentos sobre Biossegurança e Gestão em Saúde.
Histórico
O programa Cuidar Faz Bem foi idealizado no primeiro semestre de 2013, após análise das potencialidades nos diversos espaços da Bahiana Saúde. Em 2014.1, iniciou-se a inserção dos acadêmicos selecionados mediante edital. Desde então, a integração entre docentes e discentes do curso foi ampliada e fortalecida, proporcionando o cadastro da consulta de enfermagem no sistema de atendimento, sob gerência das professoras Aidê Nunes da Silva (Brotas) e Mary Gomes (Cabula).
Como participar
Todos os alunos do 6º ao 9º semestre matriculados regularmente podem participar do programa Cuidar Faz Bem.
O processo de seleção é de responsabilidade do componente curricular Estágio Supervisionado, constituindo-se de duas fases: entrega da carta de intenção e participação em dinâmicas de grupo.
Ao final do programa, o estudante terá direito ao certificado de participação, desde que apresente frequência de 100%. A carga horária mínima estabelecida para conclusão do período do projeto será de 60 horas (semestral) – 56 horas no âmbito das unidades de atendimento da Bahiana Saúde e 4 horas em atividades extramuros. A elaboração de relato de experiência será a atividade de produto final do programa.
A duração do programa é de um ano, prorrogável por igual período (se houver a sua manutenção no semestre seguinte), exceto para discentes do 9º semestre em fase de conclusão de curso. Do total de 15 (quinze) vagas, será assegurada a permanência na extensão em enfermagem Cuidar Faz Bem aos alunos que cumprirem os requisitos estabelecidos pela Bahiana, incluindo a solicitação e confirmação do referido pleito.