
Criado em 2014, sob a coordenação e iniciativa da Dra. Patrícia Lordêlo, o
Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) é um centro de atenção multidisciplinar de excelência voltado para diagnóstico e tratamento, além da prevenção de disfunções cinético-funcionais pélvicas em homens, mulheres, crianças e atendimento a gestantes no pré e pós-parto.
Poucas mulheres sabem, mas a realização de exercícios físicos de alto impacto pode causar problemas no assoalho pélvico, a exemplo da incontinência urinária e do prolapso genital – queda ou exteriorização de um órgão ou parte dele. Além destes, outros problemas também estão ligados ao assoalho pélvico, como a incontinência fecal e as disfunções sexuais (dor na relação sexual, dificuldade de penetração, dificuldade no orgasmo etc.).
O CAAP é também um polo de pesquisa certificado pelo CNPq e hoje oferece um atendimento multiprofissional, contando com médicos, fisioterapeutas e psicólogos. A equipe busca o que há de melhor em prol do paciente, seguindo a medicina baseada em evidências.
O serviço é destinado a homens, mulheres e crianças através do Sistema Único de Saúde, bastando ao paciente apenas a apresentação o cartão do SUS e um documento de identificação com foto. O atendimento acontece sempre às quartas-feiras, a partir das 13h, na Clínica de Fisioterapia da Bahiana Saúde, na Unidade Acadêmica Brotas.
