Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Inauguração da sala de videoconferência Prof. Antonio Carlos Costa

compartilhe

Foi inaugurada, nesta quarta-feira, 24 de setembro, na biblioteca da Unidade Acadêmica Cabula, a sala de videoconferência Prof. Antonio Carlos Costa, nome conferido ao espaço pela diretora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, em homenagem ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo gestor do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (CEDETE). A cerimônia foi marcada por uma videoconferência realizada entre as salas de transmissão do CEDETE e do Cabula.

"Hoje nós temos expertise a respeito do que precisamos e para onde vamos. Esta é uma construção de muito tempo e que oferecerá aos nossos alunos e professores a possibilidade de vivenciar uma tecnologia diferenciada que nos abre, não somente para o contato entre nós mesmos, em nossas unidades acadêmicas, como com o resto do Brasil e do mundo", destaca a diretora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, que participou da transmissão na sala de videoconferências do CEDETE, em Brotas.

“O benefício mais importante talvez seja esse contato, essa interação, essa aproximação maior das nossas unidades acadêmicas. Independentemente disso, temos as questões acadêmicas, as possibilidades de compartilharmos os SIGs, de vivenciarmos essa experiência, de difundir isso para nossos professores e alunos. Então este é um momento histórico. Podemos agora interagir com outras unidades acadêmicas e, consequentemente, com outras instituições. Sem dúvida é um grande avanço para a Bahiana”, comentou a gestora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde, Prof.ª Marta Menezes, que acompanhou a inauguração a partir da sala de videoconferências do CEDETE.

Ao lado dela, a coordenadora do curso de Medicina, Prof.ª Dra. Eliana de Paula, destacou os ganhos para os grupos de docentes e discentes de todos os cursos. “Estamos repletos de felicidade e gostaríamos de parabenizar a equipe do CEDETE e a direção da Bahiana por mais essa iniciativa promissora e tenho a certeza de que os nossos alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação estão sendo contemplados com mais uma ferramenta importante no aprendizado”.

A localização que propicia o fácil acesso aos estudantes foi um dos pontos destacados pelo gestor do CEDETE, Prof. Antonio Carlos Costa. “Essa nova estrutura estimula a possibilidade de integração do nosso meio acadêmico. É uma sala localizada dentro da biblioteca, facilitando o conhecimento e o acesso aos alunos". Ele salienta que o CEDETE permanecerá como um centro de gerenciamento das ações de interlocução, atendendo às necessidades de cada unidade acadêmica. Esse fato foi celebrado também pela coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes. "Para nós é um prazer poder realizar videoconferências a partir daqui porque a nossa dificuldade era o deslocamento para Brotas. Com essa nova sala, nossos alunos de graduação e pós-graduação poderão ter um acesso muito mais fácil às atividades dos SIGs e outras videoconferências", declarou a professora que, juntamente com o Prof. Antonio Carlos, estava na Unidade Acadêmica Cabula.

Também acompanhando a cerimônia no Cabula, o coordenador do curso de Odontologia, Prof. Urbino Tunes, declarou que “este é um momento muito especial. Estamos aqui podendo ver os nossos colegas a distância e em tempo real, testemunhando essa evolução e o progresso tecnológico da nossa instituição. Temos acompanhado o empenho do Prof. Antonio Carlos em buscar essas possibilidades de agregar valores e tecnologias para o processo educacional da Bahiana e isso beneficia a todos".

O papel da Rede Nacional de Pesquisa no avanço das tecnologias educacionais da Bahiana foi lembrado pelo assessor de planejamento, Francisco Ramalho. “É importante destacar o fato de a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) ter entendido a importância de interligar tantas unidades de pensamento como as universidades e centros de pesquisa através de uma rede exclusiva que não é a internet". Ele também ressaltou a importância da participação dos coordenadores de cursos nos SIGs, levando a Bahiana a um patamar nacional de reconhecimento.

Também acompanharam a transmissão de inauguração na sala de videoconferências do CEDETE a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro, a coordenadora do curso de Fisioterapia, Prof.ª Luciana Bilitário, a gestora do Serviço de Psicologia, Prof.ª Sylvia Barreto, a gestora do Núcleo de Comunicação e Marketing, Regina Carvalho e o supervisor pedagógico, Narciso Paiva.

O grupo da Unidade Acadêmica Cabula também contou com a presença da gestora do Núcleo de Supervisão Pedagógica, Jucinara Menezes, do administrador da Unidade Acadêmica, José Maurício Rodrigues Pires, da vice-coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Carolina Pedroza, além de professores, integrantes da supervisão pedagógica e da biblioteca.

Inauguracao_Sala_Videoconferencia_Cabula_24_09_2014_(8).JPG

Inauguracao_Sala_Videoconferencia_Cabula_24_09_2014_(8).JPG

Ver todas as galerias