Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

IV Café Científico

compartilhe

“A proposta do IV Café Científico tem como objetivo uma prática interdisciplinar em saúde, inicialmente com os cursos de Enfermagem e Biomedicina, porém contempla os outros cursos de saúde do 1° e 2° semestres dos componentes curriculares de psicologia e saúde, desenvolvimento do ciclo de vida e ética e bioética”, explica a professora de Enfermagem da disciplina Psicologia e Saúde e componente da comissão organizadora do Café, Arlene Alves, sobre a programação realizada no dia 10 de junho, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Também coordenaram o evento as professoras Lidiane Guedes e Sandra Portella. A programação integrou docentes e discentes do 1° e 2° semestres dos cursos de graduação da Bahiana que apresentaram trabalhos desenvolvidos ao longo de 2015.1 com temáticas transversais e interdisciplinares.

O evento contou com a presença dos coordenadores dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia e Medicina e proporcionou o Café com Ciência – “O que aprendi na Bahiana”, coordenado pela supervisora pedagógica Lígia Vilas Bôas. Além disso, foram exibidos, pelos alunos dos cursos de graduação, apresentações com os temas: as fronteiras entre o cuidado e a saúde, diversidade sexual: gênero e direitos humanos, aspectos lúdicos da biomorfologia de enfermagem, interdisciplinaridade e ação social, humanização do parto e educação em saúde com ludicidade.

O Café com Arte contou com uma exposição fotográfica sobre olhares projetados, apresentação de “Arthur e sua Banda” e uma mostra do sistema de saúde no mundo. Foi ministrada uma palestra do Prof. Assistente da Faculdade de Medicina da Bahia, João André de Oliveira, sobre “Potências e desafios do Encontro Interdisciplinar na Saúde”, coordenada por Maria de Lourdes Freitas – Coordenadora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Bahiana. 

Por sua vez, o Café com Afeto, prestou homenagens à coordenadora do Projeto Candeal, Lavínia Boaventura, a assistente administrativa Lidiane Santos, a auxiliar do curso de Biomedicina Luciana Santos, o professor de Biomedicina Luís Sergio, a supervisora Pedagógica Ligia Vilas Boas, a copeira da Unidade Acadêmica Cabula, Mary Santos, e a professora de Enfermagem, Sandra Portella. No turno vespertino, foram promovidas oficinas com temas sobre: harmonia enlouque, redução de danos e redução da maioridade penal.

“A proposta do Café alinhou os trabalhos que mais apresentaram os critérios da interdisciplinaridade e o objetivo maior da proposta é protagonizar os estudantes que estão iniciando na formação acadêmica, pensando na produção de saúde, a partir de um saber e um sabor proporcionado pelo exercício em grupo, finaliza a coordenadora, professora dos cursos de Enfermagem, Biomedicina e Psicologia, Lidiane Guedes.

O Café promoveu uma estimulação dos alunos a compreenderem os conteúdos programáticos também relacionados aos demais cursos de saúde. “Fiz um trabalho na sala de aula com 10 equipes e fui selecionado para apresentar meu trabalho sobre a humanização do parto no Café”, relata o aluno Leandro Pereira, do 1° semestre do curso de Psicologia. 

A coordenadora do Café e professora de Enfermagem, Sandra Portella, afirma que os alunos precisam dessa integração intercursos, pois o evento reuniu todos os cursos de saúde promovendo a interdisciplinaridade. “A Bahiana tem essa ideia não só de intercursos mas “trans” e fazemos um movimento de estar juntos em prol do aprendizado integrado”, conclui.

IV-Cafe-Científico-Bahiana-10-06-2015_(20).JPG

IV-Cafe-Científico-Bahiana-10-06-2015_(20).JPG

Ver todas as galerias