Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

NAPP celebra 15 anos

compartilhe

Novos da Bahiana, Mostra Científica e Cultural, Agosto das Artes, Cinema Falado, Circuito de Poesia. Muitos já ouviram falar ou até mesmo participaram de algumas dessas ações que representam a viva atividade acadêmica extraclasse da Bahiana e que têm à frente o Núcleo de Atenção Psicopedagógica – NAPP. No último dia 6 de agosto, o NAPP comemorou seus 15 anos de atividades com a palestra “A Morte Pode Esperar? Especificidades éticas e clínicas do suicídio”, com a psicóloga e psicanalista Soraya Carvalho (confira entrevista).

A plateia contou com a presença de estudantes de diversos cursos, professores e colaboradores. Entre os presentes, as ex-coordenadoras técnicas do NAPP Prof.ª Maria Antonieta Araújo e Prof.ª Mônica Daltro.

Além de promover a saúde mental dos estudantes da Bahiana com ações preventivas e assistenciais, o NAPP é hoje responsável por projetos e ações culturais dentro da instituição com o objetivo de estimular a interação dos alunos com a diversidade biopsicossocial.

O núcleo assessora, ainda, os cursos de graduação de acordo com o Projeto Pedagógico Institucional, por meio de estratégias pedagógicas específicas, promovendo o enriquecimento do processo de formação profissional na perspectiva da complementariedade e colaboração entre os saberes.

“O NAPP atua junto aos alunos na perspectiva de promover ações de caráter preventivo e assistencial, com foco na valorização dos aspectos subjetivos que emergem ao longo do processo formativo, assim como estimula projetos culturais fomentando a convivência dos estudantes com a diversidade”, resume a coordenadora técnica do NAPP, Angélica Mendes.

Um dos pontos que chama a atenção da estudante do 1º semestre do curso de Fisioterapia, Marina Silva Brasil, é o estímulo dado pelo NAPP quando à interação com a sociedade. “Eu estou achando maravilhoso, porque o NAPP procura envolver os alunos com a instituição e a sociedade e até com coisas que a gente pensa que não tem nada a ver com o curso, com a formação e que vão ajudar bastante."

"Eu sou um frequentador do NAPP. Gosto bastante do trabalho que eles proporcionam para a gente no cuidado com a nossa saúde mental e eu pude perceber que ajuda bastante todos os alunos da instituição sem categorizar a necessidade de cada um. Essa palestra conseguiu trazer qual foi o ponto de partida do NAPP que hoje consegue perceber quais as necessidades dos estudantes e, inclusive, até auxiliando na organização de seus estudos, na conclusão de suas tarefas e até em entender seus desejos que, muitas vezes, não é algo fácil de enxergar”, relata Lucas Almeida Couto, estudante do 2º semestre de Psicologia.

NAAP-15-Anos-06-082015_(4).jpg

NAAP-15-Anos-06-082015_(4).jpg

Ver todas as galerias