Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Hospital Santo Antônio inaugura sala de videoconferência

compartilhe

“É com extrema alegria que recebo a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) na nossa instituição, sou obrigado a recordar que, nos tempos de estudante, e quando precisava de um artigo, ia à biblioteca pesquisar em revistas emboloradas e muitas vezes tinha artigos que demoravam dois meses e esses colegas que estão aqui hoje presentes têm a oportunidade de conhecer um mundo novo, com acesso rápido e conteúdo completo que eu jamais imaginaria na minha época ter acesso”, declarou o médico representante do Hospital Santo Antônio, Dr. Sandro Barral, que esteve presente na inauguração da unidade da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) daquela unidade de saúde, no dia 29 de setembro.

Acompanharam a solenidade, por meio de videoconferências, diversas instituições de ensino em saúde e unidades hospitalares. Além do Hospital Santo Antônio, também foi contemplado com uma unidade de telessaúde, o Hospital Sarah Lago Norte – Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação, em Brasília (DF) e a Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ).

A Escola Bahiana de Medicina, por ser um núcleo integrado a RUTE, participa dessa troca de opiniões, pois a rede é uma ferramenta atualizada, que permite um link globalizado com o mundo inteiro, sem deslocamento físico.

“Essa iniciativa está ligada ao governo federal e investe recursos, estimulando os hospitais, os centros de pesquisa e escolas a se intercomunicarem por essa rede, por meio de videoconferência ou por webconferência”, explica a Prof.ª Dra. Marta Menezes, coordenadora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB).

Estiveram presentes na cerimônia diversos profissionais e estudantes da área de saúde, entre eles a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce e sobrinha da beata santificada, Maria Rita Pontes, o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina, o coordenador do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (CEDETE), Antônio Carlos Costa e a coordenadora do curso de Medicina da Bahiana, Prof.ª Eliana de Paula.

“A Bahiana, por ser uma das pioneiras a participar da RUTE, tem o objetivo de disseminar o conhecimento e estamos apoiando as instituições como é o caso do Hospital Santo Antônio, o Hospital do Subúrbio e já promovemos uma reunião na qual nos colocamos à disposição do que for necessário em termos de conhecimento tecnológico. É de extrema importância a RUTE disponibilizar essas ferramentas de internet e essa capacidade de integração”, explica o professor Antônio Carlos Costa.

A iniciativa é uma proposta que permite facilitar e inovar o processo de pesquisa tanto dos profissionais da área de saúde quanto das instituições e escolas promovendo o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivando o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

“A Bahia possui um conjunto de instituições muito bem conectadas e conscientes dessa prática a distância, tanto para assistência, treinamento, quanto para monitoramento e pesquisas colaborativas”, finaliza o coordenador nacional da RUTE, Luiz Ary Messina.

 

Workshop

 

Ainda no dia 29 de setembro, o professor Antônio Carlos Costa participou do “Workshop: A RUTE e sua importância na formação continuada das equipes de saúde”, em que apresentou a experiência da Bahiana como instituição filiada à RUTE. O evento também contou com a participação de Luiz Ary Messina e da coordenadora geral do Projeto Rute na UFBA, Suzy Santana Cavalcante.

Inauguracao-Sala-Videoconferencia-Hospital-Irma-Dulce-29-09-15_(17).jpg

Inauguracao-Sala-Videoconferencia-Hospital-Irma-Dulce-29-09-15_(17).jpg

Ver todas as galerias