Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

12ª Feira da Paróquia da Nossa Senhora de Brotas

compartilhe

No último sábado, dia 26, o bairro de Brotas foi palco da 12° Feira de Saúde da Paróquia, um evento organizado pela Paróquia de Brotas em conjunto com a Escola Bahiana de Medicina e Pública que reuniu professores e alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina, Fisioterapia e técnicos do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahia (ADAB) com o objetivo de promover saúde para a comunidade em geral.

A programação contou com diversas atividades como: dosagem de glicemia capilar, aferição da pressão sanguínea, cálculo do índice de massa corporal, orientações sobre prevenção da dengue, alimentação saudável, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), orientações sobre postura corporal adequada, prevenção de cárie, exame de acuidade visual, consultas na parte de clínica médica, pediatria, ginecologia, exame preventivo, vacinação, entre outros serviços de promoção à saúde.


Estiveram presentes no evento a coordenadora do curso de Medicin, Eliana de Paula, as  professoras Cibele Dourado, Maria Cristina Santana, Isabel Carmem e os  professores Luis Queiroz e  Sidney Carlos, os oftalmologistas do IBOPC,  Victor Alves de Castro, Paula Caroline Matos, Suelen Caroline Moreira, Bruno Barros e Geórgia de Freitas, alunos e professores dos cursos de saúde da Bahiana entre outros profissionais da área de pediatria, ginecologia e  clínica médica.


“Nós esperamos com a feira prestar um atendimento de qualidade, em parceria com Bahiana, pois a comunidade necessita de um acolhimento voltado para saúde mais humanizado”, relata Paulo Henrique, integrante das atividades pastorais familiares da Paróquia de Brotas.


O Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP) também esteve presente na feira para captar pacientes portadores de alguma disfunção com o assoalho pélvico. “Estamos captando pacientes com incontinência urinária de esforço, incontinência anal, que identificam fezes nas roupas intimas e  pacientes com disfunção no ato sexual com dificuldades de atingir o orgasmo e que sentem dor no ato sexual, explica  a fisioterapeuta Cláudia Figueiredo, integrante do CAAP.


A feira é uma iniciativa da paróquia direcionada a promoção de saúde, gerando benefícios para a comunidade em geral que, na maioria das vezes, tem muita dificuldade  para o acesso a esses serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


“Foi a primeira vez que participei da feira e aproveitei a oportunidade para trazer  minha filha pequena que está com  um  problema na visão, um excesso de remela, visto que tive dificuldades com o atendimento pelo SUS”, relata a inspetora de qualidade,  Josiane Teixeira, 32 anos.


“Estamos com outros setores da Bahiana, juntamente com a parte de Biomedicina e do Grupo Saúde da Mulher, com o intuito de recepcionar os moradores da comunidade para alertar sobre as principais doenças que mais acometem os indivíduos como hipertensão e diabetes”, conclui Luisa Guedes, 5° semestre, aluna do curso de Medicina e componente da Liga de Clínica Médica da Bahiana.


O corpo docente da Bahiana finaliza que é um trabalho importante para o currículo do aluno, tanto pela vivência quanto pela assistência prestada à comunidade com excelência no atendimento “Estamos fazendo testes rápidos de índice de massa corpórea, glicemia, aferição de pressão, entre outros serviços, e o trabalho desenvolvido na feira é extremamente importante, pois permite que o aluno exercite o dia a dia de sua profissão”, conclui o professor de Biomedicina da Bahiana, Sidney Carlos.

12-Feira-Saude-Paroquia-Brotas-29-09-15_(34).jpg

12-Feira-Saude-Paroquia-Brotas-29-09-15_(34).jpg

Ver todas as galerias