Galeria de Fotos

Pré-Joba 2016

Novas tecnologias aplicadas à odontologia foram o mote da Pré-Joba, encontro que dá início às atividades da Jornada de Odontologia da Bahiana (Joba), que aconteceu na noite de 8 de abril, na Unidade Acadêmica Cabula. Contando com a participação de acadêmicos de Odontologia da Bahiana e de instituições como Unime e Ufba, o evento apresentou as palestras “Planejamento em Cirurgia Ortognática: Convencional X Digital”, proferida pelo Prof. Dr. Marcio Marchionni e “Customizações: Uma Nova Realidade nas Reconstruções Faciais” com o Prof. Dr. Adriano Assis.

"Este ano estamos na 15ª edição da Joba que se tornou um evento de importância regional e até de reconhecimento nacional, porque sempre trazemos professores de fora o que é muito interessante. Com relação ao assunto que nós trouxemos hoje, realmente é um tema mais avançado e que não é visto na graduação. Porém, os alunos precisam saber o que está sendo feito de mais avançado na Odontologia. E eu trouxe o que estamos fazendo na cirurgia ortognática dentro do ambiente virtual. Nós planejamos toda a cirurgia no ambiente virtual e depois passamos para a realidade cirúrgica. Para os alunos, o contato com esse "novo", no período de sua formação, é importante para entusiasmá-los, para que eles possam ir além daquilo que é aprendido na graduação", declarou o Prof. Marcio Marchionni.

"É muito importante estarmos aqui vivenciando esse momento. São conteúdos essencialmente novos e esses professores são extremamente competentes e renomados na área. Estarmos aqui observando todo esse movimento de atualizações e novas tecnologias nesse tema, que é o planejamento ortognático, é essencial para completar o nosso conhecimento. Além disso, são 15 anos de Joba, 15 anos de tradição. Somos reconhecidos por uma jornada extremamente eficiente e organizada e, acima de tudo, comprometida. Espera-se que essa seja uma 15ª Joba debutante!", declara a estudante do 8º semestre de Odontologia da Bahiana, Luana Dias.

Para o presidente da comissão discente da Joba, Humberto Bastos, estudante do 9º semestre de Odontologia da Bahiana, a qualidade dos palestrantes da Pré-Joba é traduzida pela grande aderência dos acadêmicos ao evento. "A melhor resposta para a qualidade dos palestrantes da Pré-Joba é esse auditório cheio, é o que justifica palestrantes de excelência. A Pré-Joba é o pontapé inicial, é quando a gente anuncia que a jornada está sendo desenvolvida". 

Segundo o estudante, o foco da Joba é a produção científica. "O maior objetivo da jornada é colaborar com a produção científica dos acadêmicos. O maior desafio da Joba é fazer com que os alunos tenham aderência a esse evento e reconheçam a sua importância. Como discente, a responsabilidade é maior por não saber tudo que eu deveria para coordenar um evento. Porém, essa é a minha 3ª Joba como membro da comissão, mas, pela primeira vez como presidente, então, estou na fase de conhecer o meu maior desafio que é a Joba, porque é um evento feito por alunos para alunos. Temos a sorte de ter professores maravilhosos que nos ajudam em relação ao que fazer. Eles determinam metas e nós cumprimos", relata Humberto que é também presidente do Diretório Acadêmico do curso de Odontologia.


Novidades

Para celebrar os 15 anos de Joba, a coordenadora geral do evento, Prof.ª Dra. Lívia Prates, conta que uma programação festiva está sendo preparada, além da realização de eventos paralelos. "Essa é a jornada debutante. São 15 anos da Joba. Temos uma comissão que ficou responsável apenas pela parte festiva da jornada. Vamos ter um ambiente de socialização com palco, onde os alunos vão poder realizar apresentações musicais, recitar poesias e, além disso, vamos ter o encontro dos ex-alunos, para o qual esperamos um grande quórum. Esperamos, também, um grande número de trabalhos científicos. A programação contará com palestras de todas as especialidades. Teremos, também, o 1º Encontro de Odontopediatria da Bahiana e o 5º Encontro de Cirurgia", anuncia.


JOBA

A 15ª Jornada de Odontologia da Bahiana acontece nos dias 19 e 20 de maio, na Unidade Acadêmica Cabula e é aberta a estudantes de Odontologia de todos os semestres e instituições de ensino.



Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936