Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

I Fórum de Atividade Física

compartilhe

“Esse primeiro fórum com foco na promoção de saúde e qualidade de vida, visa objetivamente discutir a atenção básica com perspectivas na atividade física. Hoje, debatemos muito a ideia do que é ser ativo fisicamente, do comportamento sedentário e precisamos trazer à tona essas discussões para os pares na educação física com o intuito de atuar nas comunidades”, declara Clarcson Plácido, coordenador do curso de Educação Física e coordenador do I Fórum de Atividade Física realizado no dia 23 de julho, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A programação reuniu discentes, profissionais da área de Educação Física e áreas relacionadas com o objetivo de promover uma ampla discussão acerca das abordagens realizadas nos programas de atenção básica à saúde, envolvendo programas de atividade física. Durante o evento, foi apresentada oficialmente a Liga Acadêmica em Atividade Física e Saúde (LAAFS), a primeira do curso de Educação Física que já vem atuando em alguns projetos de extensão sendo aberta também para outras instituições. Ao longo do dia, foram ministradas palestras, simpósios e conferências com a participação de mestres e professores, inclusive da professora Lavínia Boaventura, coordenadora do Projeto Candeal, e esteve presente, também, o Prof. Antônio Maurício Brasil representando o  Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP).

“O fórum é muito importante, pois sabemos o trabalho que vem sendo desenvolvido na Bahiana relacionado ao curso de Educação Física, que é um curso novo e esse simpósio reforça a importância do incentivo à atividade física em nível populacional”, explica o Prof. Dr. Francisco José Godim Pitanga que realizou a abertura do fórum ministrando uma palestra sobre ‘Bases epidemiológicas da relação atividade física/saúde’.

Segundo a Prof.ª M.ª Débora Santos, apoiadora pedagógica da residência multiprofissional em saúde da família da Fiocruz, na área de Educação Física, ainda há uma carência de discussões e reflexões acerca da saúde. “Esse fórum é um espaço onde conseguimos reunir pessoas interessadas na temática e que podem ser um diferencial quando passarem a atuar. Se pensarmos nos alunos de graduação, por exemplo, que têm acesso a  eventos como esse, com certeza, futuramente se tornarão profissionais diferenciados no mercado”, explica a mestra que ministrou um palestra sobre ‘Práticas Corporais e Atenção Básica à Saúde: perspectivas e desafios’.

“Além de estimular o estudante na busca de conhecimento para sua formação tanto profissional quanto pessoal, o fórum traz o que já existe ou não de produção em relação à temática abordada, para que o próprio aluno se envolva nos nossos projetos, tanto de extensão como de pesquisa, pois, na Bahiana, não estamos preocupados apenas com a sala de aula e sim tratamos de um processo que envolve ensino/aprendizagem relacionados à extensão e pesquisa”, conclui o Prof. M.e João Franco Lima, professor do curso de Educação Física da Bahiana que ministrou uma palestra sobre Dilemas e Possibilidades da Atuação do Profissional de Educação Física no Sistema CAPS.

A presidente da LAAFS, Rebecca Albuquerque, enfatiza que a liga engloba a Educação Física como um todo e não só como o fitness, e o fórum expôs discussões reunindo profissionais da área trazendo temáticas relevantes para contribuir com o profissional da área. “O fórum trouxe muita informação para nossa formação em termos de promoção de saúde, principalmente na atenção básica”, relata.

“Acho que só agregou conhecimentos, pois a Educação Física também é interligada à área de saúde e isso muitos desconhecem. O fórum abriu minha mente a novas ideias até porque sou instrutor de uma academia e todos os assuntos debatidos aqui ajudaram muito no meu entendimento”, explica Ariel Barros, aluno do 5° semestre de Educação Física da Unijorge.

Projeto Candeal

Dentro da matriz curricular do curso de Educação Física, assim como dos demais cursos da Escola, existe um componente curricular denominado Prática Interprofissional em Saúde que visa possibilitar a vivência em equipes multiprofissionais, desenvolvendo aptidões para o trabalho interdisciplinar e interprofissional com grupos de Educação em Saúde na comunidade.

Esse componente curricular está dentro de um programa de responsabilidade social da Bahiana, um projeto pioneiro em instituições de ensino, chamado Programa Candeal, que faz com que os alunos dos diversos cursos da Bahiana atuem diretamente em comunidades a partir de parcerias com diferentes equipamentos sociais. No caso do curso de Educação Física, os alunos estão em grupos desenvolvidos na comunidade do Amazonas, localizado no Cabula e no bairro do Candeal, em Brotas.  Os discentes além de desenvolverem atividades relacionadas ao objeto de estudo no qual eles fazem parte, visando que a comunidade  torne-se um pouco mais ativa, planejam e executam atividades interprofissionais junto à equipe multiprofissional com foco no autocuidado, promoção da saúde e qualidade de vida da população envolvida. A participação dos alunos de Educação Física contribui ainda para formação dos demais a partir de olhar diferenciado sobre a saúde física. 

Bahiana-I-Forum-Atividade-Fisica-23-07-2016_(6)1.jpg

Bahiana-I-Forum-Atividade-Fisica-23-07-2016_(6)1.jpg

Ver todas as galerias