Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

I Encontro de Gestores de EAD - Bahia

compartilhe

Gestores de Educação a Distância de diversas instituições públicas e privadas de ensino superior do estado da Bahia estiveram reunidos no Centro de Convenções da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no dia 24 de agosto, onde participaram do I Encontro de Gestores de EAD do Estado da Bahia.

Uma iniciativa da Associação Brasileira de Educação a Distância – Núcleo Bahia (ABED-BA), o evento contou com a presença do Prof. Alfredo Matta, coordenador local da entidade, da Pró-Reitora de Extensão da Bahiana, Prof.ª Carolina Pedroza, do gestor do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais da Bahiana (CEDETE), Prof. Antônio Carlos Costa e da coordenadora do curso de EAD de Informática em Saúde da Bahiana, Prof.ª Dra. Marta Menezes. Os trabalhos foram abertos pela secretária executiva nacional da ABED, Rita Maria de Lino Tarcia que interagiu com os participantes por meio de webconferência, transmitida de São Paulo.

Segundo o Prof. Alfredo Matta, "hoje, estamos criando, aqui, uma tradição, uma cultura de reivindicação e discussão coletiva relativa à educação a distância, no âmbito estadual. A ABED nacional adorou a iniciativa e está nos apoiando. Precisamos, este ano, mesmo que com poucas instituições, criar esse primeiro documento coletivo. Acho que, com isso, ano que vem estaremos mais fortes”. O representante da ABED-BA ressaltou ainda o apoio da Bahiana na realização do evento. "Acho que o apoio da Bahiana é muito importante para tudo isso que disse. Pela sua tradição, por ser uma instituição privada que tem uma imagem de qualidade muito boa e como instituição que realiza EAD. Sua participação tem grande valor, pois a ABED deseja sempre reunir o corporativo, o público e o privado".

Em sua fala de abertura, Rita Maria de Lino Tarcia apontou como um dos desafios da educação a distância, no Brasil, a mudança de paradigma no que se refere à visão do professor. "Temos que estar abertos às mudanças. Há o desafio de trazer a educação a distância para cenários tradicionais, como do ensino presencial, em que ainda existe o olhar voltado ao papel do professor como transmissor de conhecimento e, ao olhar a educação a distância, o conhecimento a ser transmitido, muitas vezes, já está postado. Isso faz com que sejamos chamados a 'redesenhar' o papel do professor".

Segundo a representante nacional da ABED, o encontro realizado na Bahiana é de extrema importância, pois promove o fortalecimento da educação a distância no Brasil. "Estarmos reunidos, nesta tarde, com todo esse potencial de aprendizagem, de vivências, de conhecimentos, é extremamente importante para todos e para cada um, porque, assim, os participantes se consolidam como grupo que busca apoio, promovem o espaço de troca e levam esse aprendizado, como multiplicadores, para as suas unidades. Os núcleos regionais são os grandes nós dessa rede que constrói a educação a distância em nosso país".


EAD na Bahiana

Assim como as mais importantes instituições de ensino superior do país, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública vem investindo, também, seus esforços na consolidação da Educação a Distância na instituição. Os primeiros passos foram dados em 2007, com a implantação da plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, entre outras ações. "A Bahiana acredita que é o futuro do processo educacional poder disponibilizar o ensino on-line para que pessoas de diferentes sistemas representacionais – mais auditivas, mais visuais, mais sinestésicas – possam ter melhor proveito dos benefícios que esse tipo de ensino propõe. Há alguns anos, a instituição vem disponibilizando todos os recursos para um ensino a distância como suporte para seu ensino presencial. Toda instituição, para oferecer essa modalidade de ensino, precisa ter um ambiente virtual de aprendizagem. Desde 2007, criamos esse espaço na instituição utilizando a plataforma Moodle que é um software livre e conta com a participação de diversos pesquisadores que colaboram com seu aprimoramento”, explica Prof. Antônio Carlos.

Ele destaca a utilização das ferramentas de educação a distância da Bahiana no curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Básica. Uma vez por mês, o curso realiza uma aula com os professores convidados que é transmitida on-line da sala de videoconferência do Cedete, possibilitando aos alunos a assistirem de qualquer lugar. Essa aula é gravada e disponibilizada no AVA para aqueles que não puderam acompanhar a sua transmissão ao vivo.

Além das ações realizadas no AVA, a Bahiana prepara-se para lançar um curso de graduação tecnológica a distância de Informática em Saúde. "Nós estamos em fase de aprovação no MEC para o nosso curso de EAD de Informática em Saúde. Trata-se de um segmento importante para a área da saúde na medida em que, hoje, para tudo, utilizamos a informática. Projetamos um curso de graduação que vai formar, para o mercado, profissionais de tecnologia que tenham um olhar voltado para a saúde", explica Prof.ª Dra. Marta Menezes.

A vasta possibilidade de utilização de recursos no ambiente virtual é uma das vantagens destacadas pela professora, no método a distância. "No ambiente virtual você pode usar muito mais recursos que no presencial. Vídeos, games e uma série de outras ferramentas podem ser utilizadas". Ela afirma que os meios de comunicação e transmissão de conhecimento, hoje disponíveis no mercado (celulares, tablets etc.), mudaram a forma de aprender. "O aprendizado não é mais linear, é anárquico na medida em que se aprende em rede. Com os recursos da educação a distância tem-se como fazer isso com qualidade, construindo um ensino efetivo e eficaz, com maior facilidade de fixação".

bahiana-i-encontro-gestores-ead-24-08-2016-(22)-20160829182201.jpg

bahiana-i-encontro-gestores-ead-24-08-2016-(22)-20160829182201.jpg

Ver todas as galerias