Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

2008 - 28.05 - I Seminário de Ética na Pesquisa em Seres Humanos do Comitê de Ética da Bahiana

compartilhe

A BAHIANA DISCUTE ÉTICA NA PESQUISA EM SERES HUMANOS 
O I Seminário de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, organizado pelo CEP da BAHIANA, reuniu dirigentes, conselheiros, professores, alunos e funcionários. O número e a atenção dos participantes marcaram o interesse despertado pelo evento, que foi aberto pela diretora da instituição, Professora Maria Luisa Soliani, que saudou a todos os presentes e sinalizou sua satisfação com a realização de tão relevante evento. Em seguida a coordenadora do CEP, a professora Lucíola Crisóstomo, agradeceu o apoio fundamental para a realização deste seminário, da diretoria da BAHIANA, dos conselheiros que abraçaram a idéia desde a fase inicial, a professora Roseny, a secretária Sra. Lourdes, ao Nucom e aos funcionários. Também ressaltou que reunir docentes, discentes e funcionários, demonstra o pensar e agir acadêmico, próprios de uma instituição de porte universitário como a BAHIANA. Em seguida a professora iniciou sua palestra sobre "Constituição e funcionamento de um Comitê de Ética em Pesquisa / o CEP da EBMSP". As palestras seguiram-se com o professor Atson Fernandes, a professora Fernanda Grassi, o professor Marcos Almeida Matos, a professora Elizete Passos e a professora Marta Menezes. Os comentários do professor Armênio Guimarães, do Dr. João Carlos Telles, da Professora Maria Luisa soliani, da professora Roseny, entre outros, enriqueceram as reflexões em torno da ética na pesquisa.
As principais mensagens deste seminário focaram a proteção à integridade e dignidade do sujeito da pesquisa como a principal função do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), ou seja, toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um CEP; o respeito às pessoas, à beneficência e à justiça devem pautar a pesquisa em seres humanos; a resolução 196/96 é a diretriz e deve ser conhecida de todos envolvidos com pesquisa em seres humanos e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é a anuência do sujeito da pesquisa e deve ser adequadamente elaborado. 
Dados apresentados pela Professora Lucíola Crisóstomo mostraram o crescente aumento de protocolos de pesquisa analisados pelo CEP, traduzindo o significativo crescimento na produção científica em todos os cursos da BAHIANA.
01(8).jpg

01(8).jpg

Ver todas as galerias