Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

PROCESSO SELETIVO FORMATIVO DA BAHIANA É DISCUTIDO EM CAFÉ DA MANHÃ

compartilhe

Com uma abordagem participativa, a BAHIANA recebeu, na manhã do dia 30 de abril, dezenas de dirigentes escolares e de cursinhos de Salvador e Região Metropolitana. O encontro, que iniciou com um café da manhã, teve o objetivo de discutir a inclusão do curso de Medicina no Processo Seletivo Formativo, método inovador adotado pela Bahiana para o ingresso de novos estudantes em seus cursos de graduação.

Na ocasião, foi apresentada, de forma detalhada, a nova metodologia que tem, principalmente, o objetivo de identificar indivíduos com senso crítico apurado e capazes de aplicar o conhecimento adquirido, no contexto contemporâneo. Além disso, o próprio processo auxilia o candidato na sua autoavaliação , no que diz respeito à questão vocacional.

Para isto, são realizados dois momentos de avaliação: um vivencial, no qual os candidatos experimentam situações semelhantes à vida prática profissional. Nesta etapa, é obrigatória a presença do candidato, mas não lhe é atribuído conceito ou nota. É o momento também de conhecer a estrutura da Bahiana, entrar em contato com professores, coordenadores e pedagogos e tirar dúvidas.  “O que a gente está buscando é que estes estudantes possam trazer o que realmente eles aprenderam no ensino médio. Não queremos, de jeito nenhum, incentivar a memorização”, declarou, na ocasião, a diretora da Bahiana, Dra. Maria Luiza Carvalho Soliani.

Em um segundo momento, são realizadas avaliações teóricas objetivas e subjetivas, com questões que contemplam os conhecimentos adquiridos durante o ensino médio, porém de forma integrada e segundo um eixo temático. “A filosofia do nosso Processo Seletivo Formativo é que trabalhemos com estes alunos questões que serão fundamentais na sua formação”, explica Soliani.

O Processo Seletivo Formativo da Bahiana foi elaborado pela Consultec, empresa consolidada no segmento de consultoria de projetos educacionais e de concursos e realizado, pela primeira vez em 2009.1 para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, alcançando sucesso e aprovação por parte dos estudantes e dos professores. 

A grande novidade para a próxima edição é a inclusão do curso de Medicina na nova metodologia. Por possuir um número muito grande de concorrentes, o curso de Medicina apresenta um formato diferenciado no Processo Seletivo Formativo que será composto de duas fases (em breve no site detalhes no Edital).

Para a vice-diretora do Colégio Cândido Portinari, Selma Brito “isso já vem acontecendo. Estamos saindo de um modelo de exclusão para um modelo de inclusão. E não são as escolas, mas as faculdades que se anteciparam fazendo uma mudança de cima para baixo. Essa proposta já foi discutida no nosso processo pedagógico. Com esta mudança de filosofia e de perspectiva podemos ver o início de inovações que vamos ter que dar conta daqui para frente.”

O encontro também possibilitou a apresentação da pesquisa interna que avaliou o Processo Seletivo Formativo entre os estudantes que participaram da primeira edição.

Além disso, a coordenadora de Marketing da Bahiana, Regina Carvalho, apresentou o Hot Site do Processo Seletivo Formativo 2009.2. A página traz informações sobre os cursos de graduação da Escola, sobre as provas, além de apresentar entrevistas em vídeo de estudantes da Bahiana que passaram pelo novo método de seleção.
 

Participaram do encontro representantes das instituições educacionais:

Curso Gregor Mendel

Colégio 2 de Julho

Colégio Portinari

Colégio São José

Colégio São Lázaro

Colégio Anglo Brasileiro

Colégio Resgate

Colégio Vila Lobos

Colégio Integral

Colégio Sartre COC Itaigara

Colégio São Bento

Colégio ISBA

Colégio Nossa Senhora das Mercês

Colégio São Paulo

Colégio Vitória Régia

Colégio e Curso Análise

Colégio Salesiano

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Colégio Gregor Mendel

Colégio Antônio Vieira

Colégio Adventista

Colégio Nossa Senhora da Salete

Colégio Anchieta

Colégio Oficina

Colégio Helyos

Colégio Módulo

Colégio Salesiano Dom Bosco

FOTOS_CAF%C3%89_DIRIGENTES_ESCOLARES_(9)_350x255.JPG

FOTOS_CAF%C3%89_DIRIGENTES_ESCOLARES_(9)_350x255.JPG

Ver todas as galerias