Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

I Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde (ENEIS)

compartilhe

Grandes nomes da ciência, tecnologia e inovação do Brasil estiveram reunidos nos dias 5 e 6 de maio, na Unidade Acadêmica Cabula, durante o I Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde (ENEIS). O evento foi fruto de uma parceria entre a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, SENAI/CIMATEC e UNEB.

"Este encontro é muito inovador e é importante não somente para a Bahiana, como a Bahia e o Brasil porque ele atende essa necessidade de juntar a academia que produz conhecimento, o governo e os empresários que detêm recursos financeiros e a necessidade de criar produtos”. Resumiu a reitora da Bahiana, Dra. Prof.ª Maria Luisa Carvalho Soliani, destacando que o ENEIS é focado na área da saúde para que os participantes elaborem juntos novas soluções em produtos e tecnologias que visem melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes.

Segundo o presidente do ENEIS e pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Bahiana, Prof. Atson Fernandes, a ideia inicial do encontro surgiu após a publicação da lei do marco regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de 2016, “uma lei muito recente que estabelece as diretrizes de desenvolvimento nessa área e, a partir de dessa ideia, agregamos instituições de ensino para que pudéssemos desenvolver algo juntos. Inclusive, esse é um dos pré-requisitos básicos da própria lei, ou seja, a construção, a partir das relações, não só entre instituições de ensino, mas também com empresas." 

Atson afirma ainda que “o propósito maior desse encontro foi possibilitar que as pessoas desse ecossistema conversassem e, até por isso, fizemos a Feira Tecnológica TECH-SAÚDE, onde estiveram presentes diversas entidades com experiências inovadoras, sendo uma oportunidade de integração entre atores do Ecossistema de Inovação em Saúde”.

A coordenadora do curso de graduação em Medicina da Bahiana, Prof.ª Dra. Ana Verônica Mascarenhas, levantou como desafio a conciliação da tecnologia com as políticas públicas de saúde do Brasil. "Para o curso de Medicina, especificamente, hoje a tecnologia é uma área bastante valorizada, acho que até hipervalorizada. Acho que não podemos ter a tecnologia sem a humanização”. Segundo Mascarenhas, as soluções devem ser pensadas para atender a grandes demandas como o Sistema Único de Saúde e, em contrapartida, às especificidades. “Outra coisa que é um desafio para os jovens é justamente pensar nas alternativas para sair das questões burocráticas, a fim de viabilizar um melhor atendimento. É um desafio pensar em como essas tecnologias possam atender a essa demanda das coisas simples. Foi um aprendizado para mim pensar em coisas tecnológicas, porém simples”.


Programação

A programação teve como atividade de abertura a conferência magna “Pout-Porri: Ciências Digitais & Saúde: oportunidades e tendências”, proferida por Jorge H.S. Leal, do Grupo CAM que, na ocasião, apresentou o case “Meu Médico”, uma solução em tecnologia móvel para facilitar a comunicação entre médico e paciente, com uma plataforma semelhante ao Whatsapp.

Durante os dois dias, os participantes puderam assistir a uma série de palestras e mesas-redondas com palestrantes convidados que discutiram temas da atualidade, como "Tecnologias aplicadas à saúde", "Empreendedorismo social & saúde" e "Inovação na educação em saúde". 

Segundo Tatiana Ferraz, gerente da Faculdade SENAI CIMATEC, é fundamental trabalhar com uma rede de parceiros. “Todo esse movimento vem em um momento propício em que a gente precisa desenvolver a tecnologia para suportar as demandas da saúde no nosso país. O ENEIS é um evento que já nasce como nacional e é nesse âmbito que devemos olhar a saúde e olhar para a importância desse momento que estamos vivendo aqui. Eu espero que este seja o primeiro de outros ENEIS e que possamos agregar cada vez mais pessoas, empresas, instituições, mais inovação e tecnologia para aumentar a disponibilidade da saúde para o povo brasileiro".

Tatiana participou da mesa de abertura ao lado de Atson Fernandes, Maria Luisa Carvalho Soliani, do subsecretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr. Roberto José da Silva Badaró, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB), Tânia Maria Hetkowski, do reitor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Renato da Anunciação Filho e do coordenador da Agência de Inovação UNEB, Prof. Dr. Eduardo Manuel de Freitas Jorge. 

Durante o ENEIS também aconteceu a cerimônia de lançamento do concurso Inova+Saúde que visa fomentar o desenvolvimento de novas ideias no segmento de ciência, tecnologia e inovação, na área da saúde.

O I Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde contou com o apoio do Ministério da Educação, FUNADESP, CAPES, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Fapesb.

bahiana-i-eneis-05-06-maio-2017-99-20170513145416.jpg

bahiana-i-eneis-05-06-maio-2017-99-20170513145416.jpg

Ver todas as galerias