Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

I Seminário de Pesquisa Qualitativa em Saúde

compartilhe

Congregar pesquisadores, estudantes de pós-graduação e iniciação científica das áreas de medicina, saúde humana, tecnologias em saúde e psicologia, interessados em aprofundar os estudos sobre a pesquisa qualitativa. Esse foi o objetivo do I Seminário de Pesquisa Qualitativa em Saúde que aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O seminário foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Psicologia, Diversidade & Saúde, coordenado pela Prof.ª Dra. Mônica Daltro e contou com a parceria do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Autismo (Labirinto), Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IAHC/UFBA), Universidade do Estado da Bahia e Bahiana, com o patrocínio da CAPES, via edital público.

O encontro apresentou, em sua abertura, a mesa-redonda "Desa­fios da Pesquisa Qualitativa em Saúde", com as falas do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Bahiana, Atson Fernandes, da coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Autismo (Labirinto) e professora do curso de Medicina, Dra. Milena Pondé, da professora do curso de Psicologia Marilda Castelar e da representante do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos (IAHC/UFBA), Maria Thereza Ávila Dantas Coelho.

"Partindo da premissa de que o processo de formação em saúde  demanda uma formação ampla que contemple as possibilidades de análise da saúde como um fenômeno complexo, O I Seminário em Pesquisa Qualitativa em Saúde buscou promover a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica nacional através do incentivo ao desenvolvimento da pesquisa qualitativa no âmbito da saúde, envolvendo as três mais importantes instituições de ensino do Estado da Bahia", declarou a coordenadora, Mônica Daltro. Segundo ela, a ideia foi promover o desenvolvimento de pesquisas de natureza compreensiva e interdisciplinar na área da saúde em sintonia com as demandas da sociedade brasileira.

A conferência de abertura foi proferida pelo professor da Unicamp Egberto Turato e abordou o tema "A pesquisa qualitativa nos enquadres clínicos – estudo de signi­ficados atribuídos a adoecimentos e tratamentos".

Integraram a programação do primeiro dia a palestra "Etnopsicanálise", com a Prof.ª Maria Thereza Ávila Dantas Coelho; o painel de debates "Práticas em Pesquisas Qualitativas: relatos de pesquisa"; a conferência "Discutindo problemas epistemológicos da pesquisa qualitativa – a Epistemologia Qualitativa", com o Prof. Daniel Goulart (UNB); a palestra "Re-exividade na pesquisa qualitativa", com o Prof. Jorge Iriart (ISC/UFBA) e a apresentação de relatos de pesquisa.

O segundo dia de encontro contou com os minicursos "Fazendo pesquisa qualitativa nas ciências antropossociais: a proposta construtivo-interpretativa" e "As Ciências Humanas nas Ciências da Saúde: peculiaridades do uso do método qualitativo na migração de paradigma", ministrados pelos professores Daniel Goulart e Egberto Turato, respectivamente.

O seminário promoveu o encontro de expertises da área com o desafio de discutir com pesquisadores de distintas visões as possibilidades de desenvolvimento científico em saúde a partir de desafios temáticos e metodológicos que evidenciam questões conceituais, que destaquem processos históricos e ideológicos, identidades, sujeitos, assim como destacar as possibilidades de combinações de método em nome de objetivos que integrem a saúde além da ausência de doença.

bahiana-i-seminario-pesquisa-qualitativa-saude-17-11-2017-14-20171130173655.jpg

bahiana-i-seminario-pesquisa-qualitativa-saude-17-11-2017-14-20171130173655.jpg

Ver todas as galerias