Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

17ª Jornada Odontológica da Bahiana (JOBA) | 20 anos do curso

compartilhe

Nos dias 17 e 18 de maio, o curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou a 17ª Jornada Odontológica da Bahiana (JOBA) no Campus Cabula. Ao total foram 750 inscritos. A programação teve como objetivo integrar estudantes e professores dos diversos cursos de graduação em Odontologia de todo o estado, além de reunir acadêmicos e profissionais, proporcionando a difusão do conhecimento e enriquecimento científico.

Em paralelo à JOBA, ocorreram o II Encontro Baiano de Odontologia Estética, o XI Encontro de Ex-Alunos de Odontologia da Bahiana e o I Encontro de Pacientes Especiais e Odontologia Hospitalar.

A edição deste ano, que teve como homenageada a professora Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, reitora da instituição, contou com várias atividades como conferências, Hands-on, JOBA Comunidade/LABOP Inovação, oficina, encontro de ex-alunos e Workshops. A cerimônia de abertura foi marcada pela apresentação da coreografia “Soliani”, do Núcleo de Investigação em Danças Afro-Brasileiras da Fundação Cultural do Estado da Bahia (CIDAB/FUNCEB) em reverência à mulher, então representada na homenagem feita à Dra. Maria Luisa. Toda a trajetória da reitora dentro da instituição foi pontuada pelo coordenador do curso de Odontologia, Dr. Urbino Tunes. A homenagem foi finalizada com a exibição de um filme sobre a jornada, correlacionando-a à história de vida da homenageada.

Maria Cecília Azoubel, coordenadora docente da Jornada, ressalvou que a edição foi comemorativa pelos 20 anos do curso, bem como pelos 40 anos de dedicação da Dra. Maria Luisa à instituição. “É bem representativo porque ela teve um papel fundamental para o crescimento do curso, junto ao nosso coordenador”. Maria Cecília concluiu que “o evento foi a oportunidade de atualizar conhecimentos da área. Assim, o tema desse ano: Empreendedorismo, Inovação e Interdisciplinaridade, apresentou ao público novas tecnologias associadas à odontologia”.

Participaram da solenidade a pró-reitora de Extensão, prof. ª Carolina Pedroza, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, a coordenadora de Comunicação e Marketing, Margot Soliani, o coordenador de Administração e Finanças, Emanoel Alves de Souza, o diretor médico da Bahiana Saúde, Dr. Humberto Castro Lima Filho, a diretora de operações da Bahiana Saúde, Mariana Soliani, além de professores e estudantes.

O acadêmico Marcos Rios, estudante do 10º semestre e coordenador discente da Joba, pontuou que “a 17ª Jornada de Odontologia da Bahiana teve o caráter de ser comemorativa pelos 20 anos do curso de Odontologia da escola. E, além de ser comemorativa, foi especial, principalmente, por conta da escolha da homenageada, que possui uma trajetória louvável.”

Marcos evidenciou ainda que “a jornada acontece todo ano e sempre têm várias práticas padrões, mas essa edição trouxe algumas programações inéditas, como, por exemplo, o Cantinho da Odontologia”. Segundo o estudante, “a ideia foi sair um pouco da ‘caixinha’ e mostrar o outro lado do acadêmico de odontologia, que pode ser artista, empreendedor, entre outras opções.” Quanto às, houve a apresentação de trabalhos, com o objetivo de estimular o estudante a se interessar pela iniciação científica, “sendo uma motivação para quem quer fazer mestrado ou doutorado.” Ele também frisou a relevância do trabalho em conjunto para a realização da JOBA.

Os assuntos abordados foram “gestão, encantamento de pacientes e todas essas estratégias de marketing que são muito úteis para os profissionais que irão sair da Bahiana”. Sintetiza Maria Cecília Azoubel, complementando que o intuito foi mesclar “o tecnicismo exigido pela odontologia com a arte e a diversão. Através do espaço do dentista artista, por exemplo, os alunos puderam expor suas habilidades manuais, como pinturas e gastronomia”.

No espaço LABOP Inovação, a aluna Ingrid Lino, 9º semestre e presidente da liga dos estudantes, ressaltou a importância de a Jornada trazer atividades educativas. Ela destacou que, no ambiente em questão, aconteceram diversas ações voltadas para as crianças “a fim de demonstrar a importância de uma

higiene bucal adequada de uma forma lúdica”. A professora Isa Peixoto, coordenadora docente do LABOP, explicou o objetivo da iniciativa: “focar numa visão integral da criança, incluindo a sua qualidade de vida e o seu bem-estar”.

O coordenador do curso, professor Dr. Urbino Tunes, pontuou quanto à construção do roteiro da JOBA: “houve um cuidado muito grande na elaboração de toda a programação, visando atender as várias áreas do conhecimento da odontologia que hoje estão sendo divulgadas no mundo inteiro”.

O professor acrescentou que, “além de o evento ter congregado um número recorde de participantes, houve a integração entre os alunos num trabalho coletivo. Isso possui um valor universitário fantástico e incentiva a produção do conhecimento”. E enfatizou os valores que a instituição carrega, as conquistas que a gestão da reitora obteve e como o conjunto dessas realizações foram essenciais para que o curso conquistasse a nota máxima do MEC.

A homenageada, Dra. Maria Luisa, revelou a importância da JOBA, por ser “um momento que integra os alunos e profissionais da Bahiana com os alunos e profissionais das outras escolas. Há a troca de experiências, o que fomenta o processo de aprendizado”.

A reitora lembra que “a Jornada cresceu bastante nos últimos anos e, para a Bahiana, é o segundo maior evento. Sendo o primeiro, a Mostra Científica”. Em relação à homenagem recebida, Maria Luisa relata que se sentiu “emocionadíssima e feliz por ter tido essa oportunidade vinda de pessoas tão competentes e carinhosas”.

Para Natan Leite, aluno do 2º semestre, a Jornada foi muito significativa. “O evento me possibilitou abrir um horizonte científico, algo que antes eu só idealizava, e, a partir daqui, eu pude experimentar na veia o que realmente é. Eu assisti às palestras e achei muito enriquecedoras, principalmente, a palestra sobre bucomaxilo, uma especialização que eu penso em fazer residência. Essa troca de conhecimento me enriquece muito, pois me dá embasamento teórico acerca dos assuntos e me favorece como pessoa”, relatou o estudante.

O segundo dia de programação da jornada contou com um momento especial. Professores e alunos do curso de Odontologia homenagearam o coordenador Prof. Urbino Tunes. "Como fizemos 20 anos de curso e o professor Urbino Tunes é o coordenador desde que o curso começou, participando juntamente com o Prof. Humberto Castro Lima do projeto pedagógico, a Joba fez uma homenagem para ele com a apresentação da atriz e bailarina Alice Becker que encenou o poema "O Laço e o Abraço" de Mário Quintana," conta Prof.ª Cecília Azoubel, destacando a presença dos filhos do Prof. Urbino que, na ocasião, realizaram a entrega do presente ofertado pela comissão organizadora da Joba.

bahiana-17-joba-18-05-2018-37-20180603074510.jpg

bahiana-17-joba-18-05-2018-37-20180603074510.jpg

Ver todas as galerias