Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Feira de Consumo Consciente

compartilhe

Os jovens aprendizes da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública promoveram, na última sexta (08), no Campus Cabula, a Feira de Consumo Consciente. O evento foi realizado com doações recebidas de colaboradores e alunos da Bahiana. Foram vendidos sapatos, roupas, livros, brinquedos, além de diversos acessórios, e o valor arrecadado com as vendas será doado para instituições de caridade.

A idealizadora da feira, a jovem aprendiz Monalisa Oliveira, falou sobre o processo de construção desse projeto social. “A ideia da Feira de Consumo Consciente começou quando Luiza Ribeiro, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, apresentou a gente à Bahiana Verde, que é um projeto da Bahiana voltado para a sustentabilidade. Então, eu apresentei a ela a ideia e, na mesma hora, ela mostrou ao grupo de gestores, e a gente já começou a trabalhar. Trouxemos a feira para junho, porque, nessa semana, é celebrado, em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. E aí a gente trabalhou para que acontecesse nesta data (08), aqui no Cabula, e 12 de junho, em Brotas”.

Sobre as instituições a serem beneficiadas, Monalisa Oliveira explica que foram escolhidas as que têm menos divulgação: “A gente procurou instituições menores e de casos que não são tão divulgados.” A jovem aprendiz ainda relatou que as doações não serão realizadas em dinheiro: “A gente optou por comprar o que cada instituição mais precisa. O que precisa naquela instituição? Leite? Então, a gente vai pegar todo o dinheiro que a gente arrecadou e comprar o leite e fazer toda a doação em leite. Ou, então, dividir: material escolar, leite, comida, o que precisar”.

Thaisa Guedes, uma das jovens aprendizes que estavam na comissão organizadora do evento, contou como o ato de gerir essa feira social impactou na sua vida profissional e pessoal. “O que eu acho importante é que a gente pode ter aquela consciência de ajudar o próximo, pedir para os nossos vizinhos e amigos arrecadarem e, assim, podermos repassar, fazendo uma feira, com um valor mais em conta, e pegar o dinheiro arrecadado para ajudar outras instituições que precisam. É uma grande experiência... Quando a gente entra no mercado de trabalho e tem a oportunidade também de começar a enxergar as coisas de outro modo e ajudar as pessoas, tem uma experiência enorme na nossa vida que vai se agregar aos nossos valores”, disse ela.

A Feira de Consumo Consciente teve a presença de muitos colaboradores da Bahiana. Fátima Cavalcante, funcionária do serviço de copa, falou sobre como foi sua experiência ao participar do evento. “Eu gostei muito, tem coisas baratas. Está ótimo, adorei tudo, está tudo show de bola. Participaria várias vezes se tivesse”, relatou.

Sobre a possibilidade de outras edições do evento, Monalisa Oliveira afirmou: “Como todos gostaram da ideia que eu trouxe e como houve a ajuda dos meus colegas, executar o projeto está sendo ótimo. A procura está tão grande que vai ter outra feira em breve, porque ainda tem muita coisa para vir para doação e tem muita coisa que já está guardada para as próximas edições”.

bahiana-feira-consumo-consciente-12-06-2018-42-20180614075614.jpg

bahiana-feira-consumo-consciente-12-06-2018-42-20180614075614.jpg

Ver todas as galerias