Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Bahiana por um dia | Colégio Salesiano Dom Bosco

compartilhe

A última edição do primeiro semestre de 2018 do programa Bahiana por um dia aconteceu no dia 20 de junho e contou com a presença dos alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco. A programação foi dividida em dois grupos e por área de conhecimento, a fim de proporcionar aos estudantes do ensino médio melhor orientação profissional e maior contato com o ambiente acadêmico da Bahiana, além de apresentar a infraestrutura da instituição.

Os roteiros da visitação abrangeram atividades relacionadas aos cursos de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina. A ação teve início às 14h e término às 17h.

Sob orientação da professora Suzana Araújo, os monitores do grupo de ciência morfofuncional apresentaram, no laboratório morfofuncional, os componentes curriculares classificados em quatro estações: sistema musculoesquelético, sistema geniturinário e digestório, sistema neuroendócrino e sistema cardiorrespiratório. Para tanto, os secundaristas se subdividiram em pequenas equipes, fazendo rodadas revezadas.     

Na Sala S02, Pav. III, ocorreu a atividade de Experimentação em Eletroterapia. As responsáveis por essa etapa foram a professora do curso de Fisioterapia Sandra Porciúncula e a aluna Maria Tourinho, presidente da Liga Acadêmica de Neurodinâmica. Os integrantes da liga acadêmica Laforte também auxiliaram os visitantes. “Muitas vezes, quando a gente está na escola, temos uma noção muito superficial das áreas. Por isso, essas atividades acabam aproximando os alunos dos cursos de interesse, aumentando o contato que eles possuem com pessoas que já trabalham e/ou estudam na área e que podem responder, de forma mais específica, aos questionamentos existentes”, declarou Maria Tourinho.

Em Odontologia, a supervisora e administrativa do Centro Odontológico, Lísia Oliveira, apresentou o Centro Odontológico da Bahiana, a estrutura do lugar e as formas de atendimento. No laboratório de Estudo do Movimento/ Habilidades em Educação Física, a rotina de laboratório em ciência do esporte foi explicada pelo professor e coordenador Clárcson Plácido.

Plácido pontuou que o Bahiana por um dia representa uma oportunidade de aproximar os alunos que estão no ensino médio das nossas vivências nos processos de formação dos cursos de graduação: “Isso faz com que eles possam ter uma percepção bem objetiva de como desenvolvemos o ensino, a pesquisa e a extensão e do que eles irão encontrar aqui de oportunidades para ampliar essa gama de conhecimento para o mercado de trabalho. É um momento “ímpar”, pois o programa é voltado para jovens que ainda estão em fase de escolhas e com diversas dúvidas. É uma oportunidade que eles têm de transitar nesse cenário e, de fato, ter maior assimilação do campo que eles pretendem ingressar”, resumiu.  

No laboratório de enfermagem, os estudantes puderam aprender e participar de práticas que envolviam a reanimação cardiopulmonar (RCP), com a professora do curso Ronesca Santana Dias. Já para apresentar o curso de Psicologia, a professora e coordenadora Sylvia Barreto mediou a atividade Mitos e Verdades sobre a Psicologia. Atividades relacionadas à Biomedicina foram aplicadas no laboratório de microspcopia, com o professor Adalardo Carneiro.

Durante o programa, os discentes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Salesiano Dom Bosco foram participativos e se mostraram bastante interessados. A aluna Leticia Menezes, 16, descreveu a experiência como “incrível”, acrescentando que havia cursos que ela “nem sequer tinha considerado antes, como Fisioterapia e Enfermagem”, mas que passou a enxergá-los com outros olhos a partir de então. Alice Oliveira, 17, avaliou como muito “positiva a oportunidade de conhecer a infraestrutura da Bahiana, além de ter a possibilidade de tirar dúvidas sobre os mais variados cursos”. Lorena Dória, 17, elogiou a escola: “a Bahiana tem uma estrutura excelente, espaços organizados e laboratórios bem equipados. As atividades foram bastante lúdicas e todos os envolvidos estavam bem dedicados em explicar os cursos”.

bahiana-por-um-dia-20-06-2018-3-20180628150058.jpg

bahiana-por-um-dia-20-06-2018-3-20180628150058.jpg

Ver todas as galerias