Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Agosto das Artes

compartilhe

Um mês dedicado à arte, fotografia, música, gastronomia e artesanato... É assim que é o agosto na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Por meio do projeto Agosto das Artes, idealizado pelo Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), alunos, professores, colaboradores e parceiros da Bahiana expõem seus talentos artísticos nos ambientes da instituição. A edição deste ano aconteceu nos dias 21, 23 e 28, nos Campi Brotas e Cabula.

Angélica Mendes, gestora do NAPP, conta como o evento foi criado e de que forma esse projeto promove a valorização de diferentes linguagens artísticas: “O Agosto das Artes foi elaborado pelo NAPP em 2012. É um projeto que tem como ideal criar um espaço de expressão e integração entre os professores, estudantes e colaboradores. Esse é um espaço aberto, onde a gente traz expositores da casa, membros da Bahiana, que fazem alguma arte ou trabalho de gastronomia para expor e vender e também para compartilhar seus talentos, seja música, dança ou qualquer manifestação artística. Também convidamos pessoas de fora da instituição para participar”.

 A presença dos discentes e docentes da Bahiana no Agosto das Artes teve bastante crescimento ao longo dos anos. “Nesse ano, tivemos mais participação dos professores e estudantes, apresentando suas artes e suas habilidades. Isso tem sido um movimento que tem crescido. No início, corríamos muito atrás dos estudantes para que eles participassem e se apresentassem. Hoje, a gente já tem um movimento dos próprios estudantes e professores de quererem trazer os seus trabalhos. Isso é uma coisa muito interessante e que nos alegra muito, pois esse é o objetivo do Agosto das Artes: que as pessoas usem esse espaço para apresentar seus talentos e, sobretudo, que venham se divertir”, ressalta Angélica Mendes.

O evento propôs um espaço colaborativo. Durante os dias de sua realização, houve um palco no qual as pessoas puderam expor sua música e arte. André Gomes, colaborador da Bahiana, relatou como foi a experiência de se apresentar com o seu grupo de Hip Hop no Agosto das Artes: “Me sinto privilegiado por estar mostrando esse trabalho para as pessoas que ainda não tiveram contato. Espero que eu possa inspirar todas elas, como diz o nome do nosso grupo ‘Inspiração de Rua’. Nosso objetivo é mostrar ao público uma arte diferente e diversificada”.

Gustavo Siquara, professor de Psicologia, afirma como é significativo para a instituição de ensino viabilizar um ambiente artístico. “A experiência que a Bahiana proporciona de trazer a arte para academia é muito válida, porque você une diferentes formas de expressão e cultura em um mesmo espaço. Essa união do aspecto acadêmico e artístico viabiliza uma série de novos conhecimentos e novos ganhos, tanto para a área profissional quanto para os âmbitos pessoal e emocional”.

A estudante de Medicina e expositora Vanessa Ramos de Oliveira, declarou como um momento dedicado à cultura ocasiona benefícios ao universitário. “Através do NAPP, eu conheci o Agosto das Artes. Eles sempre me incentivaram a participar, porque eu gosto bastante de atividades culturais. Já participei cantando e tocando. No ano passado, passei a produzir cadernos artesanais, por isso, me propuseram que eu expusesse meu trabalho aqui. Me animei com a ideia e aqui estou. É uma forma de terapia e ajuda a aliviar o estresse do dia a dia”.

Diversos alunos foram ao Agosto das Artes prestigiar o evento. Luísa Rodrigues, aluna de Psicologia, declarou sobre a importância de expor a arte na Universidade: “É interessante pensar em arte e saúde, principalmente, olhando pela perspectiva da saúde mental. Essas oportunidades possibilitam que a gente expresse nossa subjetividade. Ver os estudantes, tanto assistindo quanto participando, é uma maneira de ocupar e fortalecer esse espaço que é tão importante, pois, muitas vezes, a rotina não deixa a gente fazer isso”.

bahiana-agosto-das-artes-2018-72-20180925193001.JPG

bahiana-agosto-das-artes-2018-72-20180925193001.JPG

Ver todas as galerias