Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

VIII Simpósio de Biomedicina

compartilhe

O evento contou com um público de aproximadamente 250 inscritos.


Discutir o presente e o futuro da Biomedicina foi o objetivo do VIII Simpósio de Biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizado nos dias 29 e 30 de março. O evento aconteceu no Campus Cabula e contou com a presença de estudantes, professores, profissionais e representantes da Associação e Conselhos de Biomedicina na Bahia.

A programação, que foi dividida em dois dias, abrangeu temas, como empreendedorismo, arboviroses no Brasil, disfunções estéticas e bioimagem, sendo composta por palestras, mesas-redondas, talk show, apresentação de trabalhos, feira de Biomedicina e minicursos.

Durante a abertura, iniciada às 8h, foi exibido um vídeo em homenagem ao professor e coordenador do curso, Geraldo Argolo Ferraro. Sobre essa iniciativa, o professor comenta que “foi muito emocionante ver e ouvir manifestações de carinho de tantas pessoas, como a reitora Maria Luisa, o professor Bernardo Galvão, os professores do curso e ex-alunos. A surpresa foi incrível, e agradeço a todos”.

Geraldo Ferraro explica ainda como o evento foi estruturado: “Esse Simpósio foi organizado inicialmente por mim, sendo gerido pela professora Vanessa Brito em colaboração com os professores Gabriel Queiroz, Viviane Ferreira e Luciane Amorim”.

O empenho dos organizadores resultou em, aproximadamente, 250 inscritos, tendo sido esgotadas, dias antes, as vagas para os cinco minicursos que aconteceram no sábado (30). “Estamos muito orgulhosos”, pontua o coordenador do curso que esclarece também a escolha do tema: “Em termos de saúde, há a necessidade de que os profissionais se reinventem constantemente por conta da dinâmica de mercado atual. Não sabemos se daqui a alguns anos haverá as mesmas técnicas que são apresentadas hoje”.

A professora e coordenadora do evento, Vanessa Brito, destaca que a ideia de planejar o simpósio surgiu a partir da proposta de os convidados egressos do curso falarem sobre a área na qual atuam atualmente: “Fazíamos uma mesa-redonda com esses ex-alunos, por isso, neste ano, as palestras e os minicursos foram proferidos por egressos de Biomedicina da Bahiana. Eles abordaram as áreas de atuação, baseando-se no tema principal”. Além das palestras, os representantes dos Conselhos de Biomedicina na Bahia estiveram presentes para orientar o público.

Carlos Danilo Cardoso, um dos diretores do Conselho Regional de Biomedicina da 2ª Região e presidente da Associação Bahiana de Biomedicina, salienta que ter sido convidado para a ocasião foi “muito gratificante, ainda mais por se tratar da primeira instituição particular do Estado da Bahia que ofertou o curso de Biomedicina. Falar para jovens e futuros colegas biomédicos é bastante positivo”.

A estudante Isabela Ribeiro, que cursa o 5º semestre de Biomedicina na Unijorge, revelou participar pela primeira vez de um evento na Bahiana: “Soube do Simpósio através do Instagram da EBMSP e me interessei pela programação. Tive uma ótima experiência, pois, apesar de ser dividido em dois dias, não se tornou cansativo”. O primeiro dia da ação, na sexta (29), se encerrou às 18h, já o segundo dia teve início às 8h e término às 12h com a finalização dos minicursos.

bahiana-viii-simposio-biomedicina-29-03-201911-20190404172027.JPG

bahiana-viii-simposio-biomedicina-29-03-201911-20190404172027.JPG

Ver todas as galerias