Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Estudantes da Bahiana lançam livro sobre a Educação Física

compartilhe

Estudantes da Bahiana lançam livro sobre a Educação Física
O evento de lançamento da obra aconteceu no dia 6 de agosto, no Campus Cabula.



“O nosso livro tem uma característica peculiar porque é um produto da dedicação dos nossos alunos aos trabalhos de conclusão de curso. A ideia inovadora resultou em uma obra com abordagem contemporânea, baseada em evidências científicas credíveis e que contribuirá muito para alavancar o conhecimento da área da Educação Física e da saúde”, foi que o coordenador do curso de Educação Física, professor Clarcson Plácido, descreveu o livro “Educação Física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Prática de Investigação Científica na Graduação” (EDUFBA), lançado no dia 6 de agosto, das 8h às 11h, no Campus Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.  Além do professor Clarcson, o livro tem como organizadores os professores  Hélio Campos e Ciro Queiroz.

A obra foi produzida pelos formandos Anderson Costa, Letícia Nascimento, Ingrid Tatiane Santos, Ana Caroline Reis e Lucas Silva como produto de conclusão do curso de Educação Física 2019.1. O evento de lançamento contou com a fala de abertura do professor Clarcson Plácido e a palestra do pró-reitor de Pesquisa e Inovação em Pós-Graduação Stricto Sensu, Atson Fernandes, que abordou o propósito da formação de nível superior e destacou a importância do momento: “Começamos um processo inovador, que proporciona o acesso amplo a um produto de conclusão de curso que, em geral, se restringiria a um público acadêmico”.

A pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Maria de Lourdes Freitas Gomes, esteve presente e discursou sobre o diferencial de se ter um livro publicado como resultado de trabalho de conclusão dos estudantes. “É uma boa ocasião para se pensar que o aluno de graduação já consegue produzir pesquisa de qualidade, além de ser uma forma de integrar à formação, o ensino, a pesquisa e a extensão. Essas ações tornam os profissionais mais capacitados”, conclui a pró-reitora. Além das palestras, ocorreram apresentações de danças solos de balés clássico e contemporâneo, com as bailarinas Bruna Magalhães e Maiane Mendes, da Companhia de Dança Carina Azevêdo. 

 “Apresentar um livro acessível a todos como resultado desse esforço é bastante relevante”, frisa o formando Anderson Costa, um dos autores da publicação. Alguns exemplares estão disponíveis para a compra por meio da EDUFBA ou dos próprios autores, mas, após seis meses, será possível adquirir a obra de forma gratuita, em formato digital, no site Scielo Books.

A gestora de Desenvolvimento de Pessoas, professora Luiza Ribeiro, esteve presente e foi anunciada, pelo professor Clarcson Plácido, como a homenageada da próxima produção literária do curso de Educação Física, sendo, portanto, escolhida para a elaboração do prefácio. O coordenador ressaltou que o curso de Educação Física conquistou a nota máxima no ENADE graças a uma série de trabalhos em conjunto, mas, sobretudo, por conta da representação da gestora que, desde a implementação do curso, contribuiu, por meio de várias iniciativas, para que o patamar de excelência fosse alcançado.

Em relação à homenagem, Luiza Ribeiro revelou o quanto se sentiu lisonjeada: “É incrível ter esse reconhecimento! Esse convite é resultado de uma parceria de quatro anos, pois, o curso também me auxilia em muitas ocasiões e eventos. A Educação Física é uma área fundamental para todos os outros cursos de saúde”.

bahiana-lancamento-livro-educacaofisica-06-08-1933-20190813161925.JPG

bahiana-lancamento-livro-educacaofisica-06-08-1933-20190813161925.JPG

Ver todas as galerias