Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

XII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

compartilhe

Bahiana marca presença no XII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar
A coordenadora do curso de Psicologia, Sylvia Barreto, representou a instituição

“Diversidade e Mal-estar na Saúde: modos de cuidar”. Com foco nessa temática, o XII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar aconteceu entre os dias 5 e 7 de setembro, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador. O evento, patrocinado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, atraiu estudantes e profissionais de todo o país e contou com cursos de cuidados paliativos, palestras sobre diversidade de atuação na gestão em psicologia e apresentações, em pôsteres, de diversos trabalhos científicos.

A prof. ª Dra. Sylvia Barreto, coordenadora do curso de Psicologia da Bahiana e representante da instituição no evento, participou da mesa-redonda sobre “Linha de cuidado do idoso: da atenção básica à internação hospitalar”, na qual retratou o processo formativo do estudante de Psicologia da Bahiana e como funciona o trabalho no Complexo Vida Plena, projeto que propõe o cuidado com os moradores do bairro de Pau da Lima.

“A décima segunda edição deste congresso é um acontecimento muito importante, pois expomos o nosso trabalho, que é realizado com muita pesquisa e dedicação por nossos alunos no internato em Psicologia. A divulgação desse projeto da Bahiana, que é inovador no campo universitário, busca promover a saúde e qualidade de vida da população mais necessitada”, afirmou a prof. ª Dra. Sylvia Barreto.

A mestre em psico-oncologia da cidade de Caruaru, Renata Pacheco, se encantou com o trabalho feito pela Bahiana: “Esse momento foi muito engrandecedor, pois esse projeto fantástico, feito com graduandos do internato em Psicologia, fortalece a atenção com o idoso, que é um paciente mais fragilizado e necessita de um tratamento cada vez mais humanizado no âmbito da saúde”.

Durante o evento, a Bahiana também marcou presença com um estande sobre o Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde, que tinha o objetivo de explicar o funcionamento do curso e apresentar aos congressistas as linhas de pesquisa em “Práticas de Cuidado e Processos de Intervenção em Clínica Ampliada” e “Psicologia e Intervenções em Contextos Hospitalares”.

Com o propósito de reforçar a atividade social e humanística realizada pela Bahiana, a psicóloga e ex-aluna da instituição Samara Gonçalves foi convidada a compartilhar com os profissionais presentes a sua experiência no internado do curso de Psicologia da Bahiana: “Esse internato foi um diferencial durante a minha formação, pois tive a oportunidade de vivenciar espaços bastante ricos em aprendizagem, como a área de recursos humanos (RH), voltada para a atuação da Psicologia Organizacional e da Atenção Básica, que tem foco em trabalhar com a comunidade por meio de visitas domiciliares”.

bahiana-xii-cong-psicologia-hospitalar-06-09-1920-20190911094000.JPG

bahiana-xii-cong-psicologia-hospitalar-06-09-1920-20190911094000.JPG

Ver todas as galerias