Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Estudantes do ensino médio conhecem as áreas da saúde por meio de projeto da Bahiana

compartilhe

Estudantes do ensino médio conhecem as áreas da saúde por meio de projeto da Bahiana
Os alunos do Colégio Nossa Senhora da Luz participaram do Bahiana por um dia.

Com experimentações práticas, explanações e atividades lúdicas, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebeu o Colégio Nossa Senhora da Luz, localizado na Pituba, para mais uma edição do Bahiana por um dia, na tarde do dia 02 de outubro. Os estudantes do terceiro ano do ensino médio conheceram as áreas da saúde por meio do circuito de apresentação dos cursos da instituição.

O roteiro de visitação se iniciou no laboratório de ciências morfofuncionais, com os monitores do curso de Medicina. O objetivo foi apresentar o curso de Medicina e expor os sistemas do corpo humano, de acordo com a evolução dos componentes curriculares. Em seguida, os alunos puderam aprender sobre o curso de enfermagem com a professora Cristiane Magali, que destacou a importância do cuidar na profissão de enfermeiro e como a vida acadêmica auxilia nesse processo.

A gestora do Centro Odontológico, Lísia Oliveira, explicou o funcionamento da unidade. Já o professor do curso de Educação Física, Paulo Rodrigo, explanou sobre os caminhos que a Educação Física propõe para o tratamento de forma integral da saúde, por meio das práticas integrativas.

O professor Rodrigo salientou que esses momentos são muito interessantes para aproximar os possíveis discentes da universidade. “Elucidar os benefícios que a Educação Física proporciona à sociedade em termos de intervenção e perceber como isso pode ser desenvolvido na formação universitária é um tema que precisa ser pontuado desde a formação no ensino médio”, conclui o professor. Com o objetivo de entender a profissão, a fisioterapeuta Eulália Barros ensinou, por meio de uma atividade prática, como o profissional da área atua.

A psicóloga Laissa Liguori, ex-aluna da Bahiana, abordou os mitos e verdades da Psicologia e frisou que o projeto é muito interessante por possibilitar aos alunos do ensino médio o contato com as profissões da área da saúde: “Sendo ainda mais gratificante aos ex-alunos que participam da atividade, pois, dessa forma, o afeto e a capacitação que a instituição oferece durante a graduação podem ser retribuídos”.

A atividade de Microscopia foi realizada no Laboratório de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, sob a supervisão da biomédica e ex-aluna da Bahiana, Emily Figueiredo. O objetivo dessa ação foi demonstrar, na prática, o funcionamento do curso de Biomedicina.

A coordenadora pedagógica do ensino médio, Kátia Eliana Sousa, destaca que a visita compõe o circuito de orientação profissional que o colégio desenvolve em parceria com instituições de ensino superior e que a Bahiana sempre se faz presente nessas ocasiões. A coordenadora ressalta que o Colégio Nossa Senhora da Luz também participará da Mostra Científica e Cultural que acontece essa semana, nos dias 8 e 9 de outubro.

Para o aluno do terceiro ano, Lucas Almendra, a experiência foi enriquecedora, pois “a qualidade dos materiais apresentados e da estrutura acadêmica, bem como a atenção que os profissionais tiveram com os estudantes, tornaram a visita encantadora”, revela o aluno.

colegio-nossa-senhora-da-luz-participa-do-bahiana-por-um-dia-20191010110716.jpg

colegio-nossa-senhora-da-luz-participa-do-bahiana-por-um-dia-20191010110716.jpg

Ver todas as galerias