Galeria de Fotos

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio visitam Campus Cabula
  • Colégio Batista Brasileiro participa do Bahiana por um dia

    Colégio Batista Brasileiro participa do Bahiana por um dia

  • Alunos do Colegio Batista Brasileiro conhecem o Centro Odontológico

    Alunos do Colegio Batista Brasileiro conhecem o Centro Odontológico

  • Atividade de Biomedicina com a biomédica Emily Figueredo

    Atividade de Biomedicina com a biomédica Emily Figueredo

  • Atividade do curso de Educação Fisica com prof. Paulo Rodrigo

    Atividade do curso de Educação Fisica com prof. Paulo Rodrigo

  • Atividade do curso de Medicina com Monitores do GCM

    Atividade do curso de Medicina com Monitores do GCM

  • Atividade do curso de Fisioterapia com a prof.ª Eulalia Barros

    Atividade do curso de Fisioterapia com a prof.ª Eulalia Barros

  • Mitos e Verdades sobre a Psicologia com psicólogos egressos da Bahiana, Filipe Gurgel e Julia Becker

    Mitos e Verdades sobre a Psicologia com psicólogos egressos da Bahiana, Filipe Gurgel e Julia Becker

  • Atividade sobre o cuidar em enfermagem com a prof.ª Cristiane Magali

    Atividade sobre o cuidar em enfermagem com a prof.ª Cristiane Magali

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio visitam Campus Cabula
Edição do Bahiana por um dia recebe turma do Colégio Batista Brasileiro.


Estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Batista Brasileiro participaram do Bahiana por um dia, na última quarta-feira, 23 de outubro, quando puderam visitar as instalações acadêmicas do Campus Cabula e vivenciar um pouco da rotina dos discentes dos sete cursos da instituição.

A visita teve início no Laboratório Morfofuncional Prof.ª Maria Suzana Vasconcelos de Araújo, com atividades coordenadas pelos estudantes de Medicina monitores do Grupo de Ciências Morfofuncionais – GCM. A importância do cuidar em equipe, foi o tema da vivência realizada pela professora do curso de Enfermagem Cristiane Magali, que também apresentou o curso e esclareceu dúvidas sobre a profissão do enfermeiro.

Na ocasião, o grupo pôde conhecer, de perto, as instalações do Ambulatório Docente-Assistencial de Odontologia da Bahiana – ADAB Odonto e também a Clínica Odontológica, em um tour guiado pela gestora administrativa, Lísia Oliveira.

O professor do curso de Educação Física Paulo Rodrigo Aristides conversou com os adolescentes sobre o curso e pontuou como o profissional da área pode propor tratamentos de forma integral para o benefício da saúde, por meio das práticas integrativas.

A ex-aluna da Bahiana e fisioterapeuta Eulália Barros conduziu uma vivência sobre a fisioterapia craniofacial e um bate-papo sobre as atuações do profissional dessa área. Uma discussão sobre Mitos e Verdades da Psicologia foi o ponto de partida para a apresentação dessa profissão, realizada pelos ex-alunos do curso da Bahiana Júlia Beck e Filipe Gurgel. "Gostei muito da troca de conhecimento. Não temos muita oportunidade de conversar com estudantes que ainda não entraram na área. Também foi bom esclarecer certos estereótipos que existem em torno da profissão", declara Filipe.

O momento final do tour foi com a biomédica Emily Figueiredo, que coordenou uma atividade prática de microscopia no Laboratório de Ciências Químicas, Físicas e Biológicas.

O orientador pedagógico do Colégio Batista Brasileiro, Armando de Oliveira, pontua a importância do projeto na medida em que proporciona um aprendizado na prática: "Vejo essa iniciativa de forma muito positiva, porque, como orientador, trabalho justamente a questão da escolha profissional. Mas, um dia que é vivido aqui é muito mais intenso. É a diferença entre aquilo que você lê e aquilo que você vê e ouve. Outro aspecto positivo é que abre o leque de possibilidades em relação às profissões e desmitifica algumas outras dúvidas também".

A estudante do Colégio Batista Brasileiro Catarina Cerqueira Souza afirma que, depois de ter feito a visita, tem certeza de sua escolha pela biomedicina: "Eu me identifiquei com toda a experiência e acho que tenho afinidade, me vejo trabalhando em pesquisas para a descoberta de cura de doenças".

O colega de Catarina, Vinícius Augusto Machado, já sabe que quer Psicologia, pois deseja ajudar as pessoas que têm sofrimentos psíquicos. "Foi ótimo vir aqui porque você tem uma noção fora do colégio, que é uma ‘bolha’. Aqui é uma vivência real, no meio de profissionais que sabem o que estão fazendo”, declara Vinícius.


Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-000
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936