Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Praia de Guarajuba serviu de palco para a última edição do ParaPraia de 2020

compartilhe

Praia de Guarajuba serviu de palco para a última edição do ParaPraia de 2020
O objetivo foi proporcionar o banho de mar assistido para mais pessoas.


A praia de Guarajuba foi o palco da última edição do ParaPraia de 2020. A praia, que fica localizada no município de Camaçari, recebeu o projeto no dia 29 de fevereiro, pela primeira vez. O objetivo foi proporcionar o banho de mar assistido para mais pessoas. “Já realizamos uma edição em Arembepe (Camaçari), durante a temporada de 2019, e, neste ano, continuamos expandindo o acesso ao banho de mar adaptado”, explica Luciana Oliveira, coordenadora do Núcleo Comum da Bahiana.

A última edição antes do carnaval foi realizada no dia 15 de fevereiro e contou com o apoio de 28 voluntários, sendo 8 professores da Bahiana. Nesse dia, foram contabilizados 89 atendimentos a banhistas. Logo após o carnaval, a edição de encerramento, que aconteceu em Guarajuba, contou com o apoio de 10 voluntários que deram assistência a 40 banhistas.

A estudante do terceiro semestre de Fisioterapia da Bahiana Ana Paula Gomes, voluntária do projeto, relata o que achou da experiência: “Ao lidar com as diferenças, há maior desenvolvimento humano e profissional. Por isso, participar do ParaPraia foi maravilhoso”. Já Arielle Reis, aluna do sétimo semestre de Psicologia, que participou pela primeira vez da iniciativa, entende que, para quem possui mobilidade reduzida, ter o banho de mar viabilizado por estudantes e profissionais é bastante significativo.

O banhista Valdir Nunes relata que já participou de pelo menos três temporadas do ParaPraia e que a ação também possibilita a prática de exercícios aquáticos, beneficiando o corpo na integralidade. “Faço o máximo de esforço para não faltar um dia”, acrescenta Valdir Nunes, que também é assistido pelo Centro de HTLV da Bahiana.

PARAPRAIA 2020

Durante os 9 dias de ação, o ParaPraia de 2020 proporcionou banho de mar assistido, stand up adaptado e apresentações musicais para 586 banhistas com mobilidade reduzida. Além disso, 243 voluntários treinados pela Bahiana e 36 professores da instituição estiveram envolvidos na iniciativa.

bahiana-parapraia-guarajuba-010320202-20200313114149.jpg

bahiana-parapraia-guarajuba-010320202-20200313114149.jpg

Ver todas as galerias