Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Corações da Bahiana participa de Feira de Saúde e Cidadania

compartilhe

Uma ferida no pé, com grande dificuldade de cicatrização e uma gengivite chamaram a atenção da esposa de Sr. Oriosvaldo que, na base da insistência, levou-o ao posto de saúde mais próximo.  Lá chegando, ele foi recebido por uma equipe de saúde multiprofissional com representantes das áreas de enfermagem, medicina, odontologia e biomedicina. Diagnóstico: Diabetes. Mas, por conta de sua teimosia, Sr. Oriosvaldo não retornou para tratar a ferida, nem buscar o resultado dos exames. Enfim, houve o agravamento do quadro o que o levou a ter o pé amputado.

Neste momento, ele foi acolhido por uma equipe mais ampla, contando também com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicólogo. A idéia foi reabilitar Sr. Oriosvaldo para que levasse uma vida normal, reconquistando se autonomia e autoestima.

A trajetória desse paciente, não passou de ficção. Mas poderia ser verdade. A encenação desta história foi a forma que os estudantes da Bahiana, integrantes do Programa de Monitoria Interdisciplinar Corações da Bahiana, encontraram para apresentar à comunidade presente na 11ª Feira de Saúde e Cidadania da 1ª Igreja Batista da Graça, no último dia 14 de agosto, os riscos e os cuidados que o paciente de Diabetes deve ter.

Participaram da vivência os estudantes Ângela Santana (Psicologia), Cinthia Rocha (Enfermagem), Tainá Bulhões (Odontologia), Thalita Madeira (Terapia Ocupacional), Bárbara de Matos (Enfermagem), Anderson Suzart (Biomedicina), Tammy Marques (Biomedicina), Daniele Rezende (Fisioterapia) e Thamillys Figueiredo Andrade (Medicina). Na sequência, as alunas de medicina Paula Alves e Viviam Sampaio abriram um espaço para o debate, esclarecendo dúvidas e apresentando mais informações.

A participação do Corações da Bahiana na Feira também se deu com a presença de estações de trabalho, montadas de acordo com cada curso, nas quais foram realizados atendimentos de saúde e a realização de alguns exames. Confira as fotos.

FOTOS_CORAÇ%C3%95ES_CECOM.JPG_(117)_640x480.jpg

FOTOS_CORAÇ%C3%95ES_CECOM.JPG_(117)_640x480.jpg

Ver todas as galerias