Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Aula Inaugural da Especialização em Psicopedagogia

compartilhe

Uma verdadeira aula inaugural. Assim foi a palestra da coordenadora do curso de Psicologia da Bahiana, Prof.ª Mônica Daltro, na última sexta-feira à noite, na Unidade Acadêmica Brotas. A palestra Psicopedagogia na Contemporaneidade: um campo para a promoção da saúde marcou o lançamento do curso de Especialização em Psicopedagogia da Bahiana, cujas aulas tiveram início no sábado, 04 de junho. O curso é coordenado pela experiente psicopedagoga Débora Silva de Castro Pereira e tem uma carga de 715 horas/aulas, dividida em dois módulos, sendo um teórico e outro prático com a realização de um estágio em instituições sociais, com atendimento a crianças.

“Nosso curso, apesar de estarmos começando a primeira turma na Bahiana, tem uma história que vem junto com a do Cria (Centro Psicopedagógico Vocacional e Recursos Humanos), que começou em 1990, com prof. Jorge Visca”, diz Prof.ª Débora que conta, ao seu lado, com a vice-coordenadora do curso e psicopedagoga do NAPP, Josélia Abreu.

Palestra
Em sua fala, Prof.ª Mônica, que é Mestre em Medicina e Saúde Humana, pela Bahiana, explanou o indivíduo no mundo de hoje e as novas relações contemporâneas. “O mundo contemporâneo valoriza muito mais o consumo. E se isso é assim, hoje tudo é provisório, volátil, as relações são descartáveis. Esse consumo vai além da compra, da relação com o objeto, chegando ao consumo em relação ao tempo, por exemplo”, explicou.

De forma leve, a coordenadora do curso de Psicologia também falou sobre como o pedagogo hoje tem que estar preparado para lidar com crianças e jovens com referenciais diferentes dos que ele teve em seu período de formação. Isto, não julgando como bom ou ruim, “mas estabelecendo que as mudanças estão ocorrendo nos diferentes âmbitos, e talvez esses novos referenciais sejam os mais adequados para se lidar com este mundo que temos hoje”.

BAHIANA_Especialização_Psicopedagogia_(1).JPG

BAHIANA_Especialização_Psicopedagogia_(1).JPG

Ver todas as galerias