Galeria de Fotos

11º JOBA

A Jornada Odontológica da Bahiana (JOBA), em sua 11ª edição, que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, na Unidade Acadêmica Cabula, inova e amplia sua dimensão passando a contar com um pesquisador estrangeiro como palestrante. Outras novidades atraíram profissionais e estudantes de odontologia da Bahiana e de outras universidades, a exemplo do blog e da realização do Pré-Joba, no dia 26 de abril, quando foi discutido o tema Anatomia e Farmacologia Aplicadas em Procedimentos Anestésicos Intraorais.

“Nesta 11ª JOBA de mais de uma década de experiência, o que temos é o fortalecimento da produção científica apresentada, o que incentiva, tanto nossos alunos, como os professores que os orientam. É a qualidade dessa produção que é hoje aqui reconhecida. Nossos docentes estão sempre presentes em eventos científicos nacionais e internacionais e, agora, a Bahiana tem seu próprio evento científico internacional”, comenta o professor Dr. Urbino Tunes, coordenador do curso de Odontologia.

Outro aspecto destacado pelo coordenador é a possibilidade de amadurecimento no processo de pesquisa. “Isso tudo gera, no aluno, essa grande vontade de participar da JOBA, inclusive apresentando trabalhos de conclusão de curso (TCC) como uma oportunidade de treinamento didático. Isso tudo amadurece nosso alunado”.

A abertura contou com a participação do Coral da Bahiana e com a execução dos hinos nacionais do Brasil e do Peru, país do pesquisador Leopoldo Meneses Rivadeneira, convidado especial, professor da Universidad Peruana Cayetano Hereida e cirurgião especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Ele ministrou o curso Trauma Alveolar , na tarde da quinta-feira, 17 de maio.

Para seu pleno sucesso, a JOBA contou com a incansável coordenação da professora Dra. Blanca Torres León. “Tivemos reuniões semanais e contamos com a participação de 33 estudantes e sete professores que trabalharam divididos em grupos. Os alunos sugeriram as áreas que gostariam que fossem contempladas com palestras, minicursos, oficinas e Hands-on  e a coordenação trabalhou a viabilização dessas demandas. Fizemos questão de contemplar todas as áreas”.

Seguindo uma tradição, a JOBA sempre homenageia um professor da Bahiana como reconhecimento pelo trabalho de docência, pesquisa e relacionamento com os alunos. Em sua 11ª edição, a Jornada destacou o professor Sandro Bittencurt, que, inclusive, coordenou a 9a Joba, em 2010.

A integração entre os estudantes que participaram da comissão, os inscritos e os palestrantes foi o foco do trabalho do coordenador do corpo discente, o aluno do 10º semestre, Victor Barbosa Araújo. “Além de toda nossa programação, tivemos, em paralelo à JOBA, o 1º Encontro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Bahiana, no qual podemos quebrar um preconceito e difundir  o papel do cirurgião dentista no diagnóstico. Quanto à grande participação dos estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Victor destaca a parceria, “não temos a UFBA como concorrente, mas como uma parceira porque a JOBA é a oportunidade de nos juntarmos cientificamente para discutir  as questões ligadas à odontologia”.
 

JOBA Comunidade
Além da programação científica, foi realizada mais uma vez a JOBA Comunidade, braço de responsabilidade social da jornada que, este ano, recebeu turmas da 1ª à 5ª série do ensino fundamental do Colégio Roberto Santos. As atividades foram desenvolvidas e coordenadas pela Liga Acadêmica Baiana de Educação em Saúde Bucal, Labesb. “A Labesb surgiu por iniciativa do professor Antônio Pita para estudantes interessados em lidar com o ensino da saúde bucal. Educação no sentido da prevenção”, explica a estudante do 9º semestre de Odontologia e integrante da Liga, Maísa Mendes.

A programação especial para acolher as crianças contou com a exibição de um filme didático, realização de brincadeiras e atividades didáticas como escovação e uso correto do fio dental.
 

JOBA em números
Este ano, a JOBA recebeu 508 participantes da Bahiana e de outros cursos de Salvador. Foram apresentados 169 trabalhos científicos nas categorias Fórum Científico – Trabalho Concluído, Fórum Científico – Projeto, Fórum Clínico, Tema Livre, Painel e Mesa Demonstrativa. Também foram realizados quatro cursos, oito conferências, quatro Hands-On e uma mesa-redonda.


Convidado Internacional

Leopoldo Meneses Rivadeneira
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial - Universidad Peruana Cayetano Hereida - UPCH
Programa Internacional de Mestrado em Doenças Infecciosas e Tropicais. Instituto de Medicina Tropical "Alexander Von Humboldt".
Professor Associado do Departamento de Medicina, Cirurgia e Patologia Oral.  Faculdade de Odontologia – Universidad Peruana Cayetano Hereida - UPCH
Presidente da Associação Peruana de Cirurgia e Traumatologia  Bucomaxilofacial
Delegado Nacional - Associação Internacional de Cirurgiões Orais e Maxilofaciais(IAOMS)



Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936