Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Novos da Bahiana 2012.2

compartilhe

Pode chegar
Que a casa é grande
E é toda nossa
Vamos limpar o salão
Para um desfile melhor
Vamos cuidar da harmonia
Da nossa evolução
Da unidade vai nascer
A nova idade
Da unidade vai nascer
A novidade...

Sim, muita novidade está marcando o início do semestre letivo 2012.2 dos cursos de graduação da Bahiana. Como dizem as palavras do compositor Gonzaguinha, "... da unidade vai nascer a novidade...". Agora, os estudantes dos cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Biomedicina estarão mais unidos e concentrados nas Unidades Acadêmicas Cabula e Brotas. Nas instalações de Nazaré, a partir deste semestre, funcionará o Centro de Pesquisa da Bahiana, espaço destinado ao trabalho dos grupos de pesquisa da Escola, bem como ao arquivo geral da instituição.

As novidades foram contadas pela coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro. Em seguida, Angélica Mendes, responsável técnica do Núcleo de Atenção Psicopedagógica, dirigiu-se aos Novos da Bahiana, dando-lhes as boas-vindas. “Estamos aqui, no primeiro dia de aula, para comemorarmos com os alunos, ajudando-os a se ambientarem na instituição, nessa nova fase de suas vidas”, declarou.

Também estiveram presentes os coordenadores dos cursos de Medicina, Prof.ª Dr.ª Marta Menezes; de Biomedicina, Prof. Dr. Geraldo Ferraro; de Enfermagem, Prof.ª Maria de Lourdes Gomes; de Fisioterapia, Prof.ª Roseny Ferreira; de Odontologia, Prof. Dr. Urbino Tunes e de Psicologia, Prof.ª Mônica Daltro, além do diretor financeiro da Bahiana, Emanuel Olimpio Alves de Souza;  da coordenadora e da vice-coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof.ª Dr.ª Kátia Sá e Prof.ª Carolina Pedroza, respectivamente.

Os Ambulatórios Docente-Assistenciais da Bahiana (Brotas e Cabula) foram apresentados por sua diretora, Dra. Eliana de Paula, que chamou a atenção para a participação dos alunos nos serviços de saúde que são prestados à comunidade, através dos estágios curriculares.

Bahiana Cidadã
Outra novidade da Recepção aos Calouros deste semestre foi o lançamento da ação de responsabilidade social Bahiana Cidadã. A iniciativa tem o objetivo de integrar alunos, professores e colaboradores em diversos projetos de cunho social.

A primeira atividade da Bahiana Cidadã será a realização das semanas temáticas de doações que acontecem a partir do dia 23 de julho, com postos de arrecadação nas Unidades Acadêmicas Brotas e Cabula: Semana Feijão com Arroz - doação de alimentos não perecíveis; Semana do Guarda-Roupa - doação de roupas e calçados; Semana Lar Doce Lar - doação de utensílios domésticos e materiais de limpeza e a Semana das Crianças - doação de roupas e calçados infantis, livros e brinquedos.

As semanas temáticas estão ligadas ao Programa Candeal uma prática pedagógica interdisciplinar com grupos permanentes de Educação para a Saúde na comunidade, integrando professores e alunos dos cursos de graduação.

Todo o material arrecadado durante as semanas temáticas será entregue às famílias da Rua Amazonas, localizada no Cabula, que são atendidas pelo Programa Candeal. As entregas acontecerão durante a realização da Feira de Saúde que ocorre no dia 30 de agosto e que contará com ações de prevenção e educação em saúde e de integração com a comunidade, com a participação dos alunos integrantes do Programa Candeal. “Há tempos procurávamos uma forma de melhorar a nossa comunidade. Procuramos parcerias e hoje temos orgulho de ter a Bahiana como parceira. Ela é a primeira faculdade a nos apoiar e, com isso, as portas começaram a se abrir para que outras instituições nos vissem e nos ajudassem”, declarou o presidente da Associação de Moradores da Rua Amazonas de Baixo, Eriosvaldo França.

Estudantes
Para acalorar a recepção, o Coral da Bahiana apresentou-se, momento em que novos estudantes foram convidados a integrar o grupo regido pelo maestro Carlos Veiga. Para participar, basta se apresentar no ensaio que acontece sempre às terças-feiras, às 17h, na Unidade Acadêmica Brotas. Mais informações, no setor de Recursos Humanos (71) 2101 1929.

O primeiro encontro também foi oportuno para que os alunos pudessem conhecer os gestores e colaboradores dos diversos departamentos da Bahiana como o NAPP, a Supervisão Pedagógica, a Secretaria Acadêmica, os Núcleos de Comunicação e Marketing e de Relacionamento Institucional. Além disso, os presentes assistiram a um vídeo contando um pouco da história da Bahiana que acaba de completar 60 anos de criação, com o lançamento do curso de Medicina, em maio de 1952.

O calouro do curso de Medicina, Gustavo Odwyer, 20 anos, confessa que quando era mais novo, não pensava em fazer medicina, “mas, depois que passei pela vivência no Processo Seletivo Formativo, me senti mais atraído”.

O sonho de ser dentista nunca abandonou a jovem Thamires Martinez, de 24 anos. Formada em Direito, a advogada conta que apenas lhe faltava coragem para realizar um desejo antigo. “Até agora estou me surpreendendo com a Bahiana. Achei a instituição muito organizada, a recepção calorosa, uma infraestrutura maravilhosa e achei muito bom o seu envolvimento com a causa social”, declara.

A ação Bahiana Cidadã também cativou a caloura do curso de Psicologia, Adriana Santana, que esteve presente na recepção acompanhada pela filha, Ju Santana. “Pretendo ser colaboradora das ações sociais da Bahiana”. Assim como Thamires, Adriana conta que está realizando “um sonho que estava adormecido, porque os sonhos não morrem. Desde os 18 anos eu quis fazer Psicologia, mas acabei me formando em Letras. Então, estou muito feliz e satisfeita em integrar essa equipe”. Ela já faz planos para recepcionar a filha na Bahiana, no final do ano: “Ju também vai fazer psicologia aqui na Bahiana!”

A Bahiana parabeniza seus novos estudantes. Sejam bem-vindos!

NOVOS_BAHIANA_2012_2_(4).jpg

NOVOS_BAHIANA_2012_2_(4).jpg

Ver todas as galerias