Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

2ª Mostra de Práticas em Psicologia

compartilhe

A coordenadora do curso de Psicologia da Bahiana, Prof.ª Mônica Daltro, acompanhada dos professores Carlos Danon, Luciana Dias e Marilda Castelar, participou, nos dias 20, 21 e 22 de setembro da 2ª Mostra de Práticas em Psicologia, realizada no espaço Ahembi, em São Paulo. A participação da Bahiana contou com a apresentação de 25 trabalhos e a presença de cerca de 40 alunos do curso de Psicologia.

A Mostra de Práticas em Psicologia é organizada pelo Conselho Federal de Psicologia que este ano comemorou os 50 anos de regulamentação da profissão.

O evento contou com a presença de aproximadamente 20 mil pessoas, entre psicólogos e estudantes de todo o Brasil, incluindo grandes nomes da psicologia, a exemplo da psicóloga Ana Bock e de Jayme Panerai, representantes do Libertas, instituição com a qual a Bahiana está firmando uma parceria para a realização de um curso de pós-graduação na área de bioenergética.

O foco das apresentações foi a pluralidade das práticas da psicologia no Brasil. "Muito se debateu sobre a responsabilidade da psicologia no enfrentamento das desigualdades da sociedade, da expansão da pesquisa no seu campo de atuação e da importância de oferecer uma formação integral do psicólogo, fundamentada na ética, interdisciplinaridade e na atenção da garantia dos direitos humanos", conta Prof.ª Mônica Daltro.

A oferta obrigatória da licenciatura; a regulamentação dos estágios no Serviço Escola de Psicologia; a reforma antimanicomial; as especificidades de atuação com as populações indígenas, de rua, em situação de vulnerabilidade de forma geral foram alguns dos temas abordados. "As relações raciais; a atenção às mulheres negras; a luta conta homofobia; a implantação da Comissão da Verdade; o manifesto contra a medicalização da educação também foram discussões que estiveram em destaque", pontuou a coordenadora.

II_MOSTRA_NACIONAL_PSICOLOGIA_20_09_2012_BAHIANA.JPG

II_MOSTRA_NACIONAL_PSICOLOGIA_20_09_2012_BAHIANA.JPG

Ver todas as galerias