Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

I Encontro Interno de Capacitação da Equipe Técnica Laboratorial

compartilhe

Os colaboradores dos laboratórios de ensino participaram, de 2 a 6 de setembro, do I Encontro Interno de Capacitação da Equipe Técnica Laboratorial da Bahiana, cujas atividades foram desenvolvidas nas três unidades acadêmicas da Bahiana.

A programação contou com as palestras “Avaliação de solutos e reagentes laboratoriais”, ministrada pelo Prof. Erlon Rodrigues; “Biossegurança”, com o coordenador de laboratórios e professor de cursos de graduação e pós-graduação, Dr. Diego Menezes; “Higiene Bucal”, apresentada por profissionais da empresa Odonto System e “Gerenciamento de resíduos e esterilização”, com a Enf.ª Ana Paula Monteiro.

Também foram realizados um treinamento em informática básica e uma aula de química analítica e cálculos laboratoriais, com o supervisor de laboratórios, Diogo Gonçalves. A programação contou também com visitas técnicas ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues e aos núcleos de pesquisa da Unidade Acadêmica Nazaré.  No último dia, os colaboradores participaram da oficina de comunicação: Falar é fácil... conviver também, proferida pela gestora técnica do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP) Angélica Mendes e pela coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro.  Ao final da programação do encontro, os colaboradores receberam o novo fardamento.

“Uma semana como esta é vista por nós como o momento de rearrumar a casa, de promover o aprendizado, mas de forma descontraída. É o momento em que a Bahiana mantém a dinâmica olhando sempre para todos os lados, seja o administrativo ou o acadêmico. Estamos, na realidade, nos realinhando e nos fortalecendo para manter o nosso ritmo de trabalho e receber nossos alunos e professores”, declarou Prof.ª Luiza Ribeiro ressaltando, ainda, o trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes com a 11ª SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, “para os nossos colaboradores, acho que foi uma semana diferente, com todas as equipes empreendendo esforços, a exemplo da CIPA que fez um trabalho lindo, alegre, mas também de aprendizado”.

Para Angélica Mendes, momentos como o da oficina e das capacitações, são enriquecedores, na medida em que valorizam o colaborador, “é no exercício do diálogo que a gente aprende. É fundamental promover isso nos espaços de trabalho. Então, os treinamentos e as capacitações são justamente momentos de exercitar esse diálogo, trocar ideias e escutar o outro. É um momento rico de expressão, onde eles podem mostrar como pensam e quem são. Isso permite uma valorização do indivíduo”.

Para a auxiliar de laboratório, Josedna Santos Lima, a semana promoveu diversos momentos especiais para o colaborador. “Achei a semana fantástica, desde o primeiro dia. A programação envolveu vários aprendizados, tanto no sentido do conhecimento como no sentido da convivência, do interpessoal. Foi fantástica também a parte relacionada à saúde, onde pudemos realizar atividades físicas, teste de glicemia e hepatite. Então foi, em todos os momentos, dinâmico, interativo, foram envolvidas coisas que só nos acrescentaram. Tenho certeza de que saímos melhores,  maiores e mais apaixonados pela Bahiana”.


Um novo laboratório


Segundo o coordenador de laboratórios da Bahiana, Prof. Dr. Diego Menezes,o encontro faz parte de um conjunto de ações estratégicas que tiveram início em novembro de 2012, quando a direção solicitou um plano de ação, a fim de modernizar e melhorar a atuação dos laboratórios, além de valorizar os colaboradores do setor.  “Naquele momento, fizemos entrevistas com cada colaborador, foi feita uma análise de ambiente, foram verificadas as condições de trabalho e o relatório desse estudo foi apresentado à direção da Bahiana, que decidiu criar um setor específico para cuidar desse segmento, agora não mais vinculado a nenhum curso de graduação ou pós-graduação. Juntamente com o setor de Recursos Humanos, fizemos uma avaliação do quadro funcional para melhor aproveitar as potencialidades de cada um”.

O coordenador conta ainda que a coordenação dos laboratórios passou a participar das reuniões com o corpo docente da Bahiana, para promover o novo formato de valorização do trabalhador e da estrutura, “um formato para melhor atender às necessidades da comunidade Bahiana”, finaliza.

Capacitacao_Equipe_Laboratorial_BAHIANA_2013_(35)1.JPG

Capacitacao_Equipe_Laboratorial_BAHIANA_2013_(35)1.JPG

Ver todas as galerias