Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

III Fórum de Pesquisadores

compartilhe

Professores, pesquisadores, alunos da graduação e do programa de pós-graduação da Bahiana estiveram reunidos na manhã do dia 26 de setembro, na Unidade Acadêmica Cabula para participar do III Fórum de Pesquisadores da Bahiana. A mesa de abertura contou com a presença da diretora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani; da coordenadora de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Dra. Kátia Nunes Sá; do coordenador do programa de pós-graduação em Odontologia, Dr. Urbino Tunes; da coordenadora do programa de Medicina e Saúde Humana, Dra. Ana Marice Ladeia e do coordenador de Tecnologias em Saúde, Dr. Marcos Almeida.

Os trabalhos foram iniciados com a apresentação realizada pela Dra. Kátia Nunes Sá dos resultados obtidos nos últimos anos pelo Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da instituição. Em seguida, os coordenadores das linhas de pesquisa apresentaram um breve panorama de como cada uma vem se desenvolvendo.

A programação contou também com a palestra “A Importância das Pesquisas nas IES”, proferida pelo Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade, do Instituto de Química da UFBA. Pesquisador do CNPq desde 1988, Bittencourt foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA (1998 a 2002) e, atualmente, é membro do Editorial Board do Microchemical Journal, dos Anais da Academia Brasileira de Ciências e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A).

Em sua explanação, o pesquisador falou sobre o atual contexto da pesquisa científica no Brasil e no mundo, elucidou os caminhos para a submissão de pesquisas em entidades financiadoras e lembrou pontos importantes que podem contribuir para uma melhor posição do pesquisador frente às instituições de financiamento.


Homenagens
Por sua grande contribuição para a pesquisa em saúde na Bahia e no Brasil, o Prof. Dr. Bernardo Galvão recebeu uma homenagem especial da Bahiana. “Essa instituição vem crescendo muito e demonstrado o interesse em desenvolver a área da saúde na Bahia e no Brasil. Assim eu confirmo meu compromisso institucional com a Bahiana”, declarou.

Como nos anos anteriores, a terceira edição do Fórum também concedeu o Prêmio Humberto Castro Lima ao pesquisador de maior destaque na contribuição para as ciências dentro da instituição. A agraciada foi a professora do curso de Odontologia, Érica Del Peloso Ribeiro. Surpresa, ela agradeceu aos participantes do seu grupo de pesquisa e aos demais professores. “Fazemos parte de uma equipe coesa que sabe o que quer e aonde quer chegar. Esse prêmio vem em um importante momento da minha vida”, declarou a pesquisadora, reconhecendo a premiação como um estímulo ao trabalho.

Outro ponto alto do Fórum foi a participação do Dr. Roberto Santos, que esteve presente no encontro para autografar o segundo número da Brazilian Journal of Medicine and Human Health. Ele parabenizou a Bahiana “pelo extraordinário progresso que tem atingido. Basta ver fisicamente, como vem crescendo no ponto de vista científico e como está no caminho de se tornar uma universidade”, declarou.

O Fórum contou também com a reunião dos grupos de pesquisa da Bahiana seguida de uma plenária com os resultados das reuniões dos grupos e construção da proposta do planejamento para a pesquisa em 2014. À tarde, foi a vez da XI Jornada de PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, com a apresentação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por bolsistas 2012/2013.

III_Forum_Pesquisadores_Bahiana_2013_(33).JPG

III_Forum_Pesquisadores_Bahiana_2013_(33).JPG

Ver todas as galerias