Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Posse dos novos membros da Academia de Medicina da Bahia

compartilhe

Uma viagem no tempo, com direito a encontros com importantes figuras da história da saúde da Bahia e filósofos clássicos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Foi nesse clima que a Academia de Medicina da Bahia (AMB) empossou, na noite de 3 de outubro, em solenidade realizada na Unidade Acadêmica Cabula, a diretora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani e o professor do curso de Medicina, Dr. Edvaldo Fahel. Os laureados passaram a ocupar as cadeiras 27 e 12 respectivamente.

A mesa diretora contou com a presença do presidente da AMB, Dr. Almério de Souza Machado; da diretora da Faculdade de Medicina da UFBA, Prof.ª Dra. Lorene Pinto; do conselheiro do Conselho Regional de Medicina da Bahia, Dr. Otávio Marambaia; do presidente, na Bahia, do Conselho Federal de Medicina, Dr. Jessé Brandão; do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Dr. Mittermayer Galvão; do representante da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. José Valter Santos; do presidente do conselho de curadores da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências (FBDC), Dr. Ademário Galvão Spínola; do vice-diretor da Bahiana, Dr. Ênio Maynard e do diretor executivo do conselho de curadores da FBDC, Dr. Jacques Saidi Salah.

Como rege a tradição, cada empossado apresentou a trajetória histórica do patrono e do último ocupante de sua cadeira. Com palavres doces, a nova acadêmica, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, conduziu os convidados por um caminho dentro da imaginação de cada um, levando-os ao jardim da primeira academia na Grécia e a um inusitado encontro entre o último ocupante da cadeira número 27, Dr. Humberto de Castro Lima, ex-coordenador geral da FBDC, professor da Bahiana e fundador do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira, cujo hospital hoje leva seu nome; seu patrono, Dr. José Correia Picanço e o filósofo grego Platão. O diálogo inusitado pontuou importantes ações realizadas por cada um no transcurso de sua vida, com direito a intervenções de mais um participante, Aristóteles.

Em seguida, o novo acadêmico, Dr. Edvaldo Fahel, contou em emocionadas palavras um pouco da vida e obra do último ocupante da cadeira de número 12, Dr. Mario Augusto Jorge de Castro Lima e do patrono desse lugar na Academia, Prof. Dr. Aristides Pereira Maltez, idealizador e fundador da Liga Bahiana contra o Câncer.

Estiveram presentes personalidades ilustres da área médica na Bahia e no Brasil a exemplo dos acadêmicos e professores da Bahiana Dr. Bernardo Galvão, Dr. Luis Erlon Rodrigues, do ex-diretor da Bahiana, Dr. Geraldo Leite, demais integrantes da Academia de Medicina da Bahia, políticos, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, professores, estudantes, gestores e colaboradores.

Posse-Dra-Maria-Luisa-Bahiana-03102013-031.jpg

Posse-Dra-Maria-Luisa-Bahiana-03102013-031.jpg

Ver todas as galerias