Base legal
Autorizado pelo Despacho do Ministro, de 11 de agosto de 2006, publicado no Diário Oficial da União nº. 155 de 14 de agosto de 2006. Reconhecido pela Portaria n° 422, de 11 de outubro de 2011, publicado no Diário Oficial da União n° 198, de 14 de outubro de 2011, seção 1, p.34.
Perfil do egresso
O psicólogo egresso da BAHIANA está apto para atuar em diferentes contextos, promovendo saúde e qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades de forma crítica e atenta à dimensão social e à preservação dos direitos humanos. Têm forte formação cidadã que possibilita agir como agente transformador na construção de uma sociedade mais democrática e menos desigual, trabalhando nas dimensões psicossocial, psicodinâmica, institucional e comunitária. Está também preparado para a produção e desenvolvimento da pesquisa científica no campo da psicologia e da saúde, em especial da saúde pública.
Atuação profissional
Consultórios, hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, unidade saúde da família, empresas, clubes esportivos, instituições de ensino e de pesquisa, escolas.
Estrutura
O curso de graduação em Psicologia é um bacharelado, organizado em regime semestral e distribuído em 10 semestres, no período diurno. Tem uma abordagem interdisciplinar que articula conteúdos complementares e sequenciais. Sua carga horária total é de 4.168 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas interdisciplinares e estágios curriculares supervisionados. Sua estrutura curricular focaliza o aprender-a-refletir-fazendo.
Diferencial
Por meio da prática interdisciplinar e do uso de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, do 1º ao 6º semestre do curso, o/a estudante tem a oportunidade de conhecer diversas teorias e cenários de prática, sendo estimulado, assim, a aprender de forma contextualizada. Ao longo do 7º e 8º semestres, ele é inserido em um sistema de rodízio que lhe permite vivenciar quatro cenários de prática (recursos humanos, unidade de saúde da família, ambulatório e hospital), em regime de internato. Cada rodízio tem duração de 10 semanas e o/a aluno/a fica sob a assistência direta de um tutor de campo, participando de ações de promoção, prevenção e diagnóstico e de tratamento ou intervenção. Essa formação em serviço, iniciada desde o primeiro semestre, permite ao estudante construir, de forma progressiva, independência e segurança, além de favorecer a escolha mais consciente por uma das possibilidades de estágio específico oferecido a partir do 9º semestre. Por essa extensa vivência em serviço, estruturada em complexidade crescente, os psicólogos egressos da BAHIANA são muito valorizados pelo mercado de trabalho. Além disso, como o curso tem forte vocação para a pesquisa, os/as alunos/as têm muitas oportunidades de participar de pesquisas na área, o que hoje agrega grande valor ao currículo e facilita a inserção posterior no mestrado ou doutorado. E, mesmo após a conclusão do curso, é possível continuar a ser acompanhado por supervisores no desenvolvimento da prática na clínica psicoterápica, por meio do Programa de Egressos do Serviço de Psicologia.
Projeto Político-Pedagógico do curso de Psicologia
Clique para fazer o download