Curso de Medicina

Medicina

Base legal
Autorizado pelo Decreto nº. 32.495, de 31 de março de 1953, publicado no Diário Oficial da União de 07 de abril de 1953. Reconhecido pela Portaria n° 902, de 23 de julho de 2010, publicado no Diário Oficial da União n° 139, de 22 de julho de 2010, seção 1, p.17.

Perfil do egresso
O médico formado pela BAHIANA é um profissional generalista que compreende o ser humano como resultado da interação de fatores biopsicosocioambientais. Além dos saberes científicos, técnicos e tecnológicos e das atitudes, habilidades e competências indispensáveis ao fazer médico, tem comportamentos orientados por valores éticos de uma medicina solidária e participativa, apoiados numa relação médico-paciente de excelente qualidade, com senso de responsabilidade nas ações e decisões do cotidiano, respeito e compromisso consigo mesmo, com o paciente, com a vida e a cidadania, sendo capaz de atitude equânime nos atendimentos e procedimentos médicos, aliada à aplicação crítica dos recursos cognitivos, técnicos e tecnológicos. 

Atuação profissional
O profissional formado pela Escola está apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde e capacitado para o atendimento e cuidado integral ao paciente, à família e à comunidade, trabalhando com competência em equipes multiprofissionais.  

Estrutura 
O curso de Medicina da BAHIANA é um bacharelado que oferece 100 vagas semestrais, em regime seriado semestral, sendo integralizado em 12 semestres, com carga horária total de 7.678 horas.  É ministrado em período integral e, ao final, o egresso deverá estar apto a exercer as atividades de médico generalista. O desenho do currículo contempla conteúdos das ciências biológicas e da saúde referentes aos fundamentos e bases moleculares, celulares, dos tecidos, estrutura e função dos sistemas/aparelhos orgânicos, em processos normais e alterados e dos determinantes do processo saúde/doença, da perspectiva do indivíduo, dos grupos e da comunidade; das ciências humanas e sociais como conhecimentos indispensáveis à compreensão dos seres humanos e suas relações sociais, culturais, econômicas, comportamentais, psicológicas, ecológicas e filosóficas e das ciências médicas, em seus desdobramentos específicos e inter-relações estruturados em eixos norteadores e módulos. As metodologias utilizadas no processo ensino/aprendizagem são ativas e têm o aluno como centro. Desde o início, ele é estimulado a ser o responsável principal pelo seu autodesenvolvimento, com acompanhamento permanente dos professores e tutores.  

Diferencial
Os médicos formados pela BAHIANA têm forte visão humanista e destacam-se pela qualidade da relação médico-paciente. Numa medicina pautada pelos grandes avanços científicos e tecnológicos, os conhecimentos, habilidades e competências técnico-científicas são essenciais e necessitam de permanente atualização, mas não são suficientes. Por essa razão, além de oferecer ao aluno um currículo que permite o pleno desenvolvimento desses conhecimentos, habilidades e competências, aqueles relacionados a saber escutar, acolher e cuidar das pessoas têm grande ênfase no ensino médico da escola. 

Tabela de Atividades Acadêmicas Complementares.

Projeto Político-Pedagógico do curso de Medicina
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Corpo Docente:
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Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936