Recursos Educacionais



As bibliotecas da Bahiana, localizadas nos Campi Brotas e Cabula, dispõem de um sistema integrado de comunicação eficiente para consulta ao grande acervo bibliográfico da instituição. Têm como missão atuar como instrumento de ação informacional para disseminar o conteúdo de forma rápida, confiável e eficaz, necessária ao pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação de profissionais qualificados com base em princípios e valores éticos e humanísticos, em uma perspectiva individualizada e transdisciplinar. Suas instalações modernas e confortáveis configuram-se como ambientes perfeitos para o desenvolvimento acadêmico e social, uma vez que oferecem ao aluno e à comunidade externa um espaço de leitura, estudo e convivência cercado de conforto e qualidade.





Campus Brotas
Período Letivo: segunda a sexta-feira das 7h às 20h e sábado das 8h às 12h.
Período de férias: segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábado das 8h às 12h.

Campus Cabula
Período Letivo: segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábado das 8h às 12h.
Período de férias: segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábado das 8h às 12h.





Setor de Consulta
O setor de consulta pode ser utilizado pela comunidade interna e externa. Ele possibilita consulta a livros, publicações periódicas, obras de referência, material audiovisual para consulta local, mediante apresentação da identidade estudantil ou crachá funcional. No caso da comunidade externa, é exigido um documento de identificação com foto. Para ter acesso ao setor, o usuário deverá utilizar, obrigatoriamente, o guarda-volumes, solicitando a chave no balcão de atendimento. O tempo de utilização do escaninho limita-se ao tempo em que o usuário permanece no setor. Em caso de infração, o fato será comunicado pelo sistema de bibliotecas à coordenação de curso ou à direção da Bahiana, para adoção das providências administrativas e disciplinares adequadas ao evento.

Setor de Empréstimo
O setor de empréstimo é de uso exclusivo dos alunos, professores e funcionários cadastrados, condicionado à apresentação da carteira de identificação estudantil ou crachá de identificação funcional para a retirada, devolução e renovação de títulos. Não poderá utilizar o serviço de empréstimo o usuário que não estiver de posse desses documentos. A retirada também não será permitida àquele que estiver em atraso na devolução de alguma publicação ou com multa pendente.

Sala de Leitura e Estudo Individual
Sala com cabines e computadores para estudo individual e leitura, disponibilizada para a comunidade acadêmica e externa.

Salas de Estudo em Grupo 
A sala de estudo em grupo é disponibilizada, exclusivamente, para grupo de estudo. O acesso à sala, é organizado por ordem de chegada. Não é permitido deixar os pertences como forma de reserva. Em caso de infração, o fato será comunicado pelo sistema de bibliotecas à coordenação de curso ou à direção da Bahiana, para adoção das providências administrativas e disciplinares adequadas ao evento.

Sala de Videoconferência
O serviço de videoconferência disponibiliza ‘salas virtuais’ para a comunidade acadêmica realizar reuniões entre participantes que se encontram distantes geograficamente, para recepção e transmissão de SIGs, palestras, eventos nacionais e internacionais, defesas de tese, conferências etc.

Videoteca
Salas equipadas com TV, aparelho de DVD e vídeo, onde os alunos podem ver seus trabalhos, programas e filmes indicados pelos professores.

Sala para Bibliotecário
Espaço utilizado para administração de recursos especializados para os usuários. O espaço físico é adequado, com mobiliário flexível que permite a utilização para pequenas reuniões.

Sala de Processamento Técnico
Espaço utilizado para o processamento técnico do acervo bibliográfico: análise, seleção, tombamento, etiquetagem e cadastramento de todos os materiais que compõem o acervo.

Espaços para Exposições 
A biblioteca disponibiliza para a comunidade interna, espaços para exposições temporárias. Essas exposições devem estar vinculadas diretamente aos objetivos preestabelecidos, relacionados com o exercício de atividades de ensino, pesquisa e extensão.





Todo o acervo é gerenciado através do SAGRES-ACERVO, uma ferramenta moderna que conta com os recursos da tecnologia para administrar, simultaneamente, milhares de títulos disponíveis nas bibliotecas da Bahiana. O acervo bibliográfico é formado por livros; periódicos científicos estrangeiros e nacionais; jornais e revistas; folhetos; teses e dissertações; monografias; multimídia; bases de dados; obras de referência, como enciclopédias, dicionários, manuais, catálogos, normas técnicas. Mantém, ainda, uma coleção de obras raras e especiais, entre outras. A catalogação é feita com base nos padrões do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) e, a classificação, de acordo com o sistema de Classificação Decimal Universal (CDU).






A Política para Aceitação da Doação de Material Bibliográfico orienta instituições ou pessoa física que queiram realizar uma doação a entrarem em contato presencialmente ou via e-mail com a biblioteca para fornecer informações sobre o conteúdo, temporalidade e estado de conservação do material, por meio do “formulário de Controle de recebimento de doação de material bibliográfico", a fim de que a doação seja analisada antes da efetivação do recebimento.





Os recursos de pesquisa on-line consistem em uma seleção de fontes de pesquisa, composta de bases de dados, coleção de e-books, periódicos, teses e dissertações, dicionários, enciclopédias, entre outras, com a finalidade de facilitar a busca de informações confiáveis e atualizadas, que possibilitam pesquisas dinâmicas em seus bancos de dados, seja por temas, assuntos, períodos determinados de tempo ou palavras-chave.

Plataforma E-volution 
Portal de Periódicos CAPES 
Portal de Periódicos da Bahiana 
Repositório da Bahiana 






O Sistema Integrado de Bibliotecas, através do Portal de Periódicos CAPES, possibilita o acesso às bases de dados Science Direct, à Scopus e à ASTM Digital Library.

Science Direct 
Scopus 
ASTM Digital Library 






Portal do aluno via web
O Portal do Aluno é um dos links de serviços disponibilizados no site da Bahiana, o qual será muito útil durante a sua vivência acadêmica. Ele disponibiliza informações acadêmicas e os serviços do sistema de bibliotecas, tais como: renovação de empréstimos; inserção e exclusão do nome em listas de reservas; consultas ao acervo (pesquisa por autor, assunto e título), assim como verifica as pendências (atrasos e multas).

Acesso Remoto ao Portal da CAPES
Serviço provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para acesso remoto ao Portal de periódicos da CAPES, através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Na prática, alunos, professores e pesquisadores da Bahiana podem acessar o conteúdo assinado pela CAPES de qualquer lugar, por meio do usuário e da senha de rede fornecidos pela Bahiana, sem precisar realizar cadastramento nem configurar o seu navegador web. Na CAFe, cada instituição funciona com uma provedora de identidade, sendo responsável por autenticar e fornecer informações de seus usuários para os serviços autorizados oferecidos.

Biblioteca digital E-volution
Disponibiliza acesso remoto, simultâneo e ilimitado aos e-books, de acordo com as bibliografias básicas e complementares para todos os alunos, com conteúdo atualizado, banco de imagens para download, acesso a vídeos etc.

Rede sem fio "eduroam” (education roaming)
É um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Por meio do eduroam, estudantes, pesquisadores e equipe das instituições participantes obtêm acesso à Internet na rede sem fio de sua unidade acadêmica e, também, quando visitam as instituições parceiras no Brasil e no exterior, usando a mesma configuração em seu laptop, tablet ou smartphone.

Videoconferência
É uma tecnologia que proporciona a pessoas situadas geograficamente distantes participarem de uma mesma reunião simultaneamente, de forma que todos os participantes possam se encontrar face a face, através da comunicação audiovisual, em tempo real, e possam dialogar entre si.

Tecnologia “Assistiva” para pessoas com deficiência visual
DOSVOX – sistema computacional, para leitura de tela, baseado no uso intensivo de síntese de voz, que se destina a facilitar o acesso de deficientes visuais aos computadores.

Estação multimídia
Microcomputadores com acesso à Internet e Intranet, para possibilitar consulta ao acervo da biblioteca, pesquisa em base de dados, biblioteca virtual, Portal do Aluno, Portal de Periódicos etc.

Web TV Institucional
É um canal de interação social para difundir as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação da instituição, através de um monitor de televisão instalado nas bibliotecas.





Empréstimo
É de uso exclusivo dos alunos, professores e funcionários cadastrados, condicionado à apresentação da carteira de identificação estudantil ou crachá de identificação funcional para a retirada, devolução e renovação de títulos. Não poderá utilizar o serviço de empréstimo o usuário que não estiver de posse desses documentos. A retirada também não será permitida àquele que estiver em atraso na devolução de alguma publicação ou com multa pendente.

Carteira de Identidade Estudantil
Os alunos de graduação e pós-graduação são cadastrados no momento do ingresso nos cursos, devendo retirar a 1ª via da identidade estudantil nas suas respectivas secretarias acadêmicas. Em caso de perda ou extravio, o aluno poderá solicitar, mediante pagamento, uma 2ª via. Essa solicitação, independentemente do curso, poderá ser feita em qualquer secretaria das unidades acadêmicas, onde a carteira também deverá ser retirada.

Prazo de Empréstimo
A quantidade de material a ser emprestado varia de acordo com a categoria de usuário: alunos de graduação, pós-graduação e funcionários – dois volumes; professores e monitores – três volumes. O tempo de permanência é de oito dias para o período letivo e de 15 durante as férias acadêmicas.

Bônus para Empréstimo
O usuário que entregar o (s) título (s) antes da data de devolução estabelecida acumulará bônus de acordo com a sua antecipação. A cada 30 bônus, será permitido o empréstimo adicional de um livro.

Devolução
O material retirado por empréstimo deverá ser devolvido única e exclusivamente no balcão de empréstimo, portanto, não serão considerados entregues aqueles que forem deixados nas mesas, balcões e estantes da biblioteca. No momento da devolução, o usuário receberá um canhoto que comprova o recebimento do material e contém o seu total de bônus. Esse canhoto deverá ser mantido em lugar seguro, pois será de grande importância no surgimento de qualquer tipo de dúvida. Em caso de atraso, o usuário arcará com multa por dia e volume emprestado. Na ocorrência de perda, extravio ou qualquer dano físico ao material, deverá ser realizada a reposição por outro exemplar – edição igual ou superior – ou similar a ser indicado, quando se tratar de obra esgotada.
 
Empréstimos entre bibliotecas
Serviço que permite o empréstimo de materiais informacionais entre bibliotecas de instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos. O prazo de empréstimo é determinado pela biblioteca fornecedora da publicação, sendo imprescindível a devolução da obra no prazo estabelecido. Para a efetivação do empréstimo entre bibliotecas, é essencial a apresentação do formulário de EEB – Bahiana, devidamente preenchido e assinado/carimbado pelo bibliotecário com o respectivo CRB, no momento da retirada das publicações.

Catalogação na publicação
O serviço de catalogação na publicação é uma catalogação prévia, ou seja, o tratamento dos dados físicos e bibliográficos da obra antes de sua publicação/distribuição. Esse serviço visa assegurar um melhor conhecimento do que é publicado pela EBMSP e, simultaneamente, proporcionar sua rápida e pertinente disponibilização em nossas bibliotecas. A elaboração da ficha catalográfica é realizada por bibliotecários, por meio das normas internacionais de catalogação Anglo – American Cataloging Rules (AACR2).

Reprografia
O serviço de reprografia atende às necessidades dos usuários no que diz respeito às cópias de obras do acervo, respeitando os direitos autorais (Lei 9610 de 19/02/1998).

Guarda-volumes
O usuário deverá solicitar as chaves dos guarda-volumes, no balcão de atendimento, e assinar o formulário de controle de chaves. O guarda-volumes destina-se, exclusivamente, a guardar pertences dos usuários durante a sua permanência na biblioteca. A chave do escaninho é de responsabilidade do usuário, ficando em sua posse durante a permanência na biblioteca, que não se responsabiliza por valores ou objetos lá deixados.





O programa para capacitação de usuários tem o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica os conhecimentos necessários para a busca e o uso dos recursos de informação com:

Atendimento ao Usuário - O serviço é focado no atendimento às necessidades informacionais do usuário, tais como: auxiliar na localização do material bibliográfico, nas consultas aos catálogos; instruir quanto ao uso das normas da biblioteca e apoiar nas atividades de pesquisa acadêmica.

Visita Guiada - A visita guiada, que faz parte do calendário das atividades de recepção aos calouros, é realizada por um bibliotecário e consiste em um breve passeio pelas dependências da biblioteca, com o objetivo de familiarizar os alunos quanto ao ambiente físico, tipo de acervo, direitos e deveres que devem ser assumidos pelo usuário; produtos e serviços oferecidos; apresentação sobre as bases de dados e o seu manuseio, bem como sobre a organização e o funcionamento geral da biblioteca.

Orientação na Elaboração e Normalização de Trabalhos Técnico-Científicos - Serviço realizado por bibliotecários para assegurar a padronização das publicações institucionais, estabelecendo parâmetros que propiciem o aumento de sua qualidade, quanto à organização e à elaboração dos trabalhos científicos. Recomenda-se a utilização das normas para referência bibliográfica.

Orientação sobre os Sistemas de Normalização Bibliográfica - Serviço que visa equilibrar a padronização e a simplificação no ato de elaborar as publicações científicas, além de facilitar o processo de comunicação e o intercâmbio da informação, proporcionando uma visão uniforme da produção científica que se traduz em qualidade, utilizando a ISO – Organização Internacional de Normalização,  ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ISBNInternational Standard Book Number, ISSNInternational Standard Serial Number, DOIDigital Object Identifier.

Orientação no uso de Fontes e Ferramentas on-line de Acesso à Informação - Serviço que visa orientar o uso das fontes e ferramentas na área de abrangência, estratégias de pesquisa e processamento dos resultados obtidos (refinamento, impressão, gravação e envio por e-mail).

Orientação no uso do Portal de Periódicos da Capes - O acesso aos conteúdos científicos, assinados pela Capes com os editores internacionais, será exclusivo pelo Portal de Periódicos. Essa ação tem o objetivo de fomentar ainda mais o uso da biblioteca virtual, reforçando sua importância na comunidade acadêmico-científica brasileira. A pesquisa deverá ser iniciada a partir do link www.periodicos.capes.gov.br. Durante a navegação, o usuário terá acesso às ferramentas disponibilizadas pelos editores podendo, inclusive, ser direcionado para fora do Portal de Periódicos, como é o caso do Google Acadêmico e do PubMed.





Manual para elaboração de trabalhos técnico-científicos, de acordo com as normas da ABNT, estilo VANCOUVER e o estilo da American Psychological Association (APA). Clique aqui.





O Sistema Integrado de Bibliotecas traz para a comunidade acadêmica atualizações periódicas sobre o seu acervo bibliográfico e as produções científicas originais da instituição.


Volume 1, Número 2 – 2018
Volume 1, Número 1 – 2018
Volume 2, Número 2 – 2017 
Volume 2, Número 1 – 2017
Volume 1, Número 2 – 2016
Volume 1, Número 1 – 2016





Biblioteca Virtual em Saúde BVS/BIREME
Desenvolvida sob a coordenação do Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), é uma rede de fontes de informação on-line e de cooperação internacional com foco no desenvolvimento e na distribuição de conhecimento nas áreas de saúde. 

ReBAP – A Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia 
A Bahiana coopera com a Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia, a ReBAP, que contribui para o desenvolvimento da psicologia no Brasil e na América Latina, através da promoção do uso da informação técnico-científica na área.

RAEM – Rede de Apoio à Educação Médica
As bibliotecas da Bahiana fazem parte da equipe local da Rede de Apoio à Educação Médica. A RAEM é uma iniciativa da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), que tem como objetivo facilitar os contatos entre instituições, pesquisadores, professores e alunos nos assuntos de educação médica e fomentar sua produção científica, bem como nas áreas correlatas.





Campanha de preservação e conservação do acervo bibliográfico
Com o slogan “Sem a preservação dos livros, o conhecimento fica ameaçado de extinção”, tem por objetivo orientar e sensibilizar os usuários no uso correto e na preservação do material bibliográfico, visando combater hábitos de manuseio que provocam o desgaste dos acervos do Sistema Integrado de Bibliotecas.

Campanha para intensificar o silêncio no ambiente das bibliotecas 
Tem por objetivo conscientizar e sensibilizar os usuários quanto à importância da redução dos ruídos. Respeitar o silencio é indispensável para garantir o convívio harmônico entre os usuários e estimular a produção de conhecimento.





Portal de Periódicos da CAPES
Para conferir, no passo a passo, como acessar o conteúdo exclusivo do Portal Capes via CAFe, utilizando seu e-mail institucional da Bahiana. Clique aqui.

Biblioteca Virtual e-volution
Para conferir, passo a passo, como registrar e acessar o conteúdo exclusivo da Elsevier na plataforma e-volution, clique aqui no guia de acesso.





Campus Brotas

Av. D. João VI, nº 275
Tel. 3276-8261/8247
E-mail: ebmsp-bibliotecacp2@bahiana.edu.br 

Campus Cabula
Rua Silveira Martins, nº 3.386
Tel. 3257-8222 | 8221 
E-mail: biblioteca.cp3.lucienemoura@bahiana.edu.br

Voltar

Laboratórios de Ensino – Campus Cabula

Pavilhão I

Laboratório 01

Dispõe de microscópios distribuídos em bancadas. Nesse laboratório o discente amplia o conhecimento teórico-prático nas análises a partir do manuseio e utilização dos microscópicos, com o estudo de lâminas histológicas.

Laboratório 02

Laboratório ideal para aulas práticas de Microbiologia pois dispõe de bicos de Bunsen, estufas microbiológicas, pias adequadas para técnica de coloração e microscópios. Além disso, esse espaço conta com equipamentos como centrífuga e banho-maria.

Laboratório de Habilidades 01

Laboratório destinado a aulas práticas do curso de odontologia como: dentística, próteses e estética. Nesse laboratório o discente pode desenvolver competências práticas na reabilitação bucal com manequins que simulam o paciente. Um laboratório equipado com fotopolimerizador, vibrador e cortador de gesso, amalgamador, delineador além de cadeira equipo odontológica.

Laboratório de Habilidades 02

Neste laboratório o discente é capaz de desenvolver, elaborar e executar práticas ambulatoriais e hospitalares. O espaço é dividido em cinco salas equipadas com insumos, equipamentos, materiais permanentes e manequins específicos que simulam situações realísticas.

Pavilhão II

Laboratório 01

Laboratório ideal para aulas práticas de Microbiologia, Parasitologia, Hematologia ou qualquer prática que se utilize de chama com bicos de Bunsen e microscópios, pois ambos podem ser adaptados e distribuídos nas 4 bancadas disponíveis. Além dessa versatilidade, o espaço conta com equipamentos como centrífuga, banho maria, espectrofotômetro, estufas microbiológicas, além das pias para técnicas de coloração. Nesse ambiente o discente fortalece competências específicas para o diagnóstico laboratorial de doenças.

Laboratório 02

Esse laboratório dispõe de bancadas ideais para práticas que utilizam buretas, balanças analítica e semi-analítica, centrífugas, bomba a vácuo, pHmetro, contador de colônia bacteriana e microscópios estereoscópicos (lupa). Estes equipamentos, aliados com o conhecimento teórico e prático, possibilitam ao discente a capacidade de aprimorar seus conhecimentos em ciências naturais como a Física, Química e Biologia.

Laboratório 03

Este laboratório dispõe de peças anatômicas sintéticas que auxiliam no aprendizado do discente sobre Anatomia Humana, sedimento importantes competências que serão essenciais no decorrer da vida acadêmica e profissional.

Laboratório 04

O laboratório dispõe de peças anatômicas humanas, sintéticas e cadavéricas que auxiliam no aprendizado do discente a respeito da anatomia do corpo humano e dos seus sistemas. Ampliando os conhecimentos que serão utilizados no decorrer da vida acadêmica e profissional.

Laboratório 05

O laboratório dispõe de equipamentos como: analisador bioquímico, espectrofotômetro, centrífuga, balanças (analítica e semi-analítica), banho-maria, estufa (para amostragem do seu funcionamento), microscópios e pias adequadas para técnica de coloração. Sendo ideal para aulas práticas que realizem testes bioquímicos, práticas de imunologia, pesagem de substâncias, coleta sanguínea, leitura de lâminas e/ou qualquer outra que necessite desses equipamentos e materiais. Laboratório voltado para o desenvolvimento de competências analítico laboratorial.

Laboratório de Habilidades 01

Laboratório destinado às atividades de caráter clínico do curso de odontologia como: Ortodontia, Implantodontia e Estomatologia. Nesse laboratório o discente desenvolve e executa habilidades práticas voltadas para estética facial e do sorriso. Este espaço contempla uma antessala que possui aparelho radiográfico destinado ao estudo de diagnósticos de patologias estudadas pela Odontologia.

Sala de apoio técnico aos Laboratórios

Sala destinada a atividades exclusivas dos biomédicos/técnicos dos laboratórios, bem como o gabinete da supervisão dos laboratórios. Destina-se à preparação das aulas práticas e insumos que serão utilizados nestas, como: diluição de soluções, preparo de meios de cultura, lavagem e esterilização de materiais, dentre outros. O espaço dispõe de equipamentos que auxiliam nesse preparo como: autoclave, balança, estufa de secagem, placa aquecedora e capela de exaustão.

Pavilhão III

 Laboratório 01

Laboratório equipado com materiais que permitem o desenvolvimento da formação do discente na condução dos protocolos de primeiros socorros, capacitando-os na utilização de diversos recursos inerentes ao salvamento de pessoas em situação de risco de morte ou em situações adversas.

Laboratório 02

Laboratório equipado com materiais que permitem o desenvolvimento da formação do discente na condução dos protocolos de primeiros socorros, capacitando-os na utilização de diversos recursos inerentes ao salvamento de pessoas em situação de risco de morte ou em situações adversas.

Laboratório de Habilidades 01

Laboratório de Estudos Avançados da Força, destinado a práticas neuromusculares com foco na prescrição de treinamento físico e na reabilitação ósseo muscular. Nesse laboratório visa-se o desenvolvimento de competências pelos discentes que sejam capazes de elaborar, planejar, executar e orientar programas de atividades físicas para diferentes populações. Possui equipamentos específicos para prática da musculação.

Laboratório de Habilidades 02

Destina-se a prática de atividades na área fitness e wellness, recreação e lazer, e as práticas integrativas corporais. Nesse ambiente o aluno desenvolve a capacidade analítica para elaboração e execução de atividades físicas coletivas. 

Pavilhão IV

Laboratório de Habilidades 01

É destinado ao desenvolvimento de competências na área da avaliação morfofuncional, com ênfase em: composição corporal, testes neuromotores, testes cardiorrespiratórios, testes de análise da variabilidade da frequência cardíaca e análise biomecânica.
 

Laboratórios de Ensino – Campus Brotas

Pavilhão III

Laboratório de Habilidades 01 e 02

Laboratório multidisciplinar que voltado ao desenvolvimento de competências em Semiologia, a partir da simulação de consultório clínico com ênfase em aferição de sinais vitais como: verificação de peso, altura, pressão arterial etc; desenvolvimento de prática de Ortopedia com imobilização de membros; treinamento de fisioterapia em solo; práticas na saúde da mulher. Dispõe de manequins para simulação.

Laboratório de Habilidades 03

Laboratório multidisciplinar que voltado ao desenvolvimento de competências em Semiologia, a partir da simulação de consultório clínico com ênfase em aferição de sinais vitais como: verificação de peso, altura, pressão arterial etc; desenvolvimento de prática de Ortopedia com imobilização de membros; treinamento de fisioterapia em solo; práticas na saúde da mulher. Dispõe de manequins para simulação.

Laboratório de Habilidades 04

Laboratório onde são desenvolvidas habilidades em técnicas operatórias e cirurgia experimental. Fazendo uso de instrumentais para sutura, extração de ponto, uso de sonda, anestesia, laqueadura. Espaço adequado para manipulação de materiais biológicos.

Laboratório de Habilidades 05

Neste laboratório o discente desenvolve habilidades práticas voltadas à avaliação, diagnóstico e reabilitação fisioterápica. Dispõe de equipamentos como: eletroterapia, cama elástica, esteira, bicicleta, tatames e colchonetes.

 

Voltar

No ano de 2008, foi implantado o Ambiente Virtual de Aprendizagem- AVA através da plataforma Moodle, sendo um suporte para a distribuição de materiais didáticos nas diversas disciplinas dos cursos da BAHIANA, possibilitando o acesso à programação e aos conteúdos das aulas, arquivos, vídeos, links, postagem de trabalhos, participação em fóruns de discussões, entre outros, de forma online, promovendo uma maior interação professor-aluno, permitindo que a aprendizagem ocorra também em outros momentos e espaços, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Clique aqui para acessar o AVA.

Voltar

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936