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Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública possui duas secretarias acadêmicas e duas secretarias de pós-graduação, pesquisa e inovação e extensão uma em cada Campus (Brotas e Cabula), além da secretaria geral localizada no Campus Brotas, com o objetivo de acompanhar a vida acadêmica dos alunos e oferecer um atendimento de qualidade, ágil, seguro, com as melhores respostas e soluções.
Secretaria Geral
A secretaria geral coordena as ações das secretarias acadêmicas dos cursos de graduação e das secretarias de pós-graduação, pesquisa e inovação e extensão, sendo responsável por acompanhar o registro de dados acadêmicos e por toda a documentação, desde o ingresso do estudante na instituição até a etapa de conclusão do curso, incluindo, quando pertinente, a colação de grau e a expedição de diploma.
Serviços
1. Processo de ingresso – Matrícula
A secretaria geral coordena os processos de matrícula formalizando o ingresso dos estudantes na Bahiana. Todas as convocações e todos os editais de matrícula dos diferentes processos de ingresso na instituição são divulgadas no site da Bahiana.
2. Processo de transferência externa e portadores de diploma
A secretaria geral organiza, acompanha e coordena, juntamente com as coordenações dos cursos de graduação, os processos seletivos de transferência externa e portadores de diploma, desde as inscrições até o momento da matrícula.
A divulgação do edital de inscrições é realizada no site da Bahiana, a cada semestre, contendo informações sobre a documentação necessária, taxa de inscrição e demais orientações para esse processo.
3. Processo de registro e emissão de diploma e certificados
Na etapa de conclusão do curso, toda a documentação dos alunos é verificada e preparada para o processo de registro de diploma.
É importante manter os dados pessoais atualizados para facilitar a comunicação com a secretaria geral e evitar atraso na entrega do diploma.
4. Formatura / Colação de grau
A formatura/colação de grau é o ato oficial de conclusão do curso de graduação na instituição de ensino superior que ocorre após o cumprimento da carga horária exigida e aprovação do aluno em todas as disciplinas, estágios, trabalhos de conclusão de curso e atividades complementares exigidas pela legislação, além do cumprimento do ENADE, quando for o caso.
5. Atendimento aos ex-alunos
A secretaria geral é a área responsável pelo atendimento aos alunos que já concluíram o curso de graduação da Bahiana e agora se encontram na condição de ex-alunos. Todas as suas solicitações referentes à documentação acadêmica devem ser endereçadas ao e-mail: secgeral-exalunos@bahiana.edu.br.
6. Gestão do Sistema Sagres Acadêmico
O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NURCA) é responsável pelo registro, controle, atualização e gestão do sistema Sagres Acadêmico utilizado nas secretarias da Bahiana. É nesse sistema que são alimentadas, diariamente, as informações da vida do aluno. O NURCA também emite os históricos escolares dos alunos de graduação, além dos diplomas e certificados de graduação e pós-graduação.
7. Secretaria Digital
Desenvolvida pela secretaria geral, tem como objetivo modernizar as práticas de arquivamento e consulta dos dados acadêmicos através da digitalização da documentação que se encontra sob a responsabilidade das secretarias, transformando todo o arquivo físico em arquivo digital.
Essa proposta inovadora também faz uso de ferramentas para a assinatura e certificação digital dos documentos institucionais em meio eletrônico, viabilizando a agilidade no atendimento aos alunos e ex-alunos que poderão fazer a opção de receber os documentos solicitados em seu e-mail institucional. A secretaria digital também destaca o compromisso com o meio ambiente, ao reduzir o consumo de papel.

Endereço: Campus Brotas, Av. Dom João VI, 275 – Brotas, PAV II, 2º andar | Salvador – Bahia
Funcionamento: segunda a quinta-feira das 7h às 17h e sexta-feira das 7h às 16h
Telefones: 71 | 3276-8282 • Fax: 71 | 3357-7467
E-mail: secretariageral@bahiana.edu.br
Secretarias Acadêmicas de Graduação
As secretarias acadêmicas atendem às demandas da vida acadêmica dos discentes, em parceria com a supervisão pedagógica e as coordenações dos cursos, sendo responsáveis pelo acompanhamento e registro dos dados acadêmicos resultantes das atividades pedagógicas. Existe uma secretaria em cada campus.
Serviços
1. Atendimento aos alunos
Os alunos são atendidos no balcão de recepção das secretarias onde é realizado o direcionamento, de acordo com a necessidade de cada situação. Esse é o local para obter informações e orientações sobre a vida acadêmica e seus processos.
2. Atendimento aos professores
A secretaria é responsável pelo suporte técnico que respalda o registro e acompanhamento de dados acadêmico-pedagógicos necessários ao professor.
3. Expedição de documentos acadêmicos
Para agilizar a expedição de documentos, o aluno poderá solicitá-los pelo Portal do Aluno e optar por recebê-los em meio eletrônico, no seu e-mail institucional, com a certificação digital da instituição, garantindo sua autenticidade e segurança. Será necessário, para isso, que seu e-mail institucional esteja devidamente cadastrado e em funcionamento. O discente deve procurar orientação para o cadastramento do e-mail na secretaria de seu curso. O envio desses documentos em meio eletrônico será isento da cobrança de taxa. Ao escolher essa modalidade, o estudante contribui com a redução do consumo de papel, ajudando, dessa forma, a preservar o planeta.
Relação de documentos que poderão ser solicitados através do Portal do Aluno:
Atestado de previsão de conclusão e colação de grau |
R$ 21,00 |
Atestado de classificação no PROSEF |
R$ 21,00 |
Atestado de matrícula/Frequência |
R$ 21,00 |
Atestado de média curricular |
R$ 21,00 |
Atestado de monitoria |
R$ 21,00 |
Atestado de percentual curricular cursado |
R$ 21,00 |
Declarações |
R$ 21,00 |
Histórico escolar |
R$ 21,00 |
Matriz curricular (por folha) |
R$ 9,00 |
Programa de componente curricular (por plano) |
R$ 7,00 |
2ª via de certificado de graduação |
R$ 26,00 |
2ª via de certificado de pós-graduação |
R$ 210,00 |
2ª via de diploma |
R$ 230,00 |
2ª chamada |
R$ 85,00 |
2ª via de cartão de acesso |
R$ 26,00 |
Secretaria Acadêmica - Brotas
Atende aos cursos de Fisioterapia (a partir do 3º semestre), Psicologia e Medicina (a partir do 3º semestre).

Endereço: Av. Dom João VI, 275 – Brotas, PAV. III | Salvador - Bahia
Funcionamento: segunda a quinta-feira das 7h às 17h e sexta-feira das 7h às 16h
Telefones: 71 | 3276-8206 e Fax: 71 | 3276-8202
E-mail: sec.acad-unid2@bahiana.edu.br
Secretaria Acadêmica - Cabula
1. Atende aos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia (do 1º ao 3º semestre) e Medicina (1º e 2º semestres).
2. Funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e sexta-feira, das 7h às 16h.

Endereço: Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula | Salvador - Bahia
Funcionamento: segunda a quinta-feira das 7h às 17h e e sexta-feira das 7h às 16h
Telefones: 71 | 3257-8230
E-mail: sec.acad-unid3@bahiana.edu.br
Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão
São responsáveis pelas inscrições e pela matrícula nos cursos stricto, lato sensu e nos cursos e atividades de extensão. Acompanham as atividades acadêmicas juntamente com a assessoria pedagógica, pró-reitores e coordenadores, garantindo o registro dos resultados e a emissão de documentos. Atendem também às demandas dos ex-alunos de pós-graduação. Existe uma secretaria em cada campus.
Serviços e produtos
1. Atendimento aos alunos
Os alunos são atendidos no balcão de recepção das secretarias onde é realizado o direcionamento, de acordo com a necessidade. Esse é o local para obter informações e orientações sobre a vida acadêmica e seus processos.
2. Atendimento aos professores
A secretaria é responsável pelo suporte técnico que respalda o registro e acompanhamento de dados acadêmico-pedagógicos necessários ao professor.
3. Expedição de documentos acadêmicos
Para agilizar a expedição de documentos, o discente poderá solicitá-los pelo Portal do Aluno e recebê-los assinados de forma digital em seu e-mail institucional. Será necessário que o e-mail institucional esteja devidamente cadastrado e em funcionamento. O aluno deve procurar orientação para o cadastramento na secretaria de seu curso.
4. Entrega da carteira de estudante e cadastramento de e-mail
Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão - Brotas

Endereço: Av. Dom João VI, 275. PAV. II, 2º andar - Brotas | Salvador - Bahia
Funcionamento: segunda a quinta-feira das 8h às 17h, sexta-feira das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h.
Tel: 71 | 3276-8265
E-mail: posgrad2@bahiana.edu.br
Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão - Cabula

Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação
Endereço: Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula | Salvador - Bahia
Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 8h às 16h
Telefones: 71 | 3257-8206
E-mail: posgrad3@bahiana.edu.br
Extensão
Endereço: Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula | Salvador - Bahia
Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h
Telefones: 71 | 3257-8214
E-mail: posgrad3@bahiana.edu.br