Secretarias


A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública possui duas secretarias acadêmicas e duas secretarias de pós-graduação, pesquisa e inovação e extensão uma em cada Unidade Acadêmica (Brotas e Cabula), além da secretaria geral localizada na U.A. Brotas, com o objetivo de acompanhar a vida acadêmica dos alunos e oferecer um atendimento de qualidade, ágil, seguro, com as melhores respostas e soluções.

Secretaria Geral 

A secretaria geral coordena as ações das secretarias acadêmicas dos cursos de graduação e das secretarias de pós-graduação, pesquisa e inovação e extensão, sendo responsável por acompanhar o registro de dados acadêmicos e por toda a documentação, desde o ingresso do estudante na instituição até a etapa de conclusão do curso, incluindo, quando pertinente, a colação de grau e a expedição de diploma.

Serviços

1. Processo de ingresso – Matrícula
A secretaria geral coordena os processos de matrícula formalizando o ingresso dos estudantes na Bahiana. Todas as convocações e todos os editais de matrícula dos diferentes processos de ingresso na instituição são divulgadas no site da Bahiana.

2. Processo de transferência externa e portadores de diploma
A secretaria geral organiza, acompanha e coordena, juntamente com as coordenações dos cursos de graduação, os processos seletivos de transferência externa e portadores de diploma, desde as inscrições até o momento da matrícula.
A divulgação do edital de inscrições é realizada no site da Bahiana, a cada semestre, contendo informações sobre a documentação necessária, taxa de inscrição e demais orientações para esse processo.

3. Processo de registro e emissão de diploma e certificados
Na etapa de conclusão do curso, toda a documentação dos alunos é verificada e preparada para o processo de registro de diploma.
É importante manter os dados pessoais atualizados para facilitar a comunicação com a secretaria geral e evitar atraso na entrega do diploma.

4. Formatura / Colação de grau
A formatura/colação de grau é o ato oficial de conclusão do curso de graduação na instituição de ensino superior que ocorre após o cumprimento da carga horária exigida e aprovação do aluno em todas as disciplinas, estágios, trabalhos de conclusão de curso e atividades complementares exigidas pela legislação, além do cumprimento do ENADE, quando for o caso.
 
5. Atendimento aos ex-alunos
A secretaria geral é a área responsável pelo atendimento aos alunos que já concluíram o curso de graduação da Bahiana e agora se encontram na condição de ex-alunos. Todas as suas solicitações referentes à documentação acadêmica devem ser endereçadas ao e-mail: secgeral-exalunos@bahiana.edu.br.

CLIQUE AQUI para visitar o Portal de Ex-Alunos.
 
6. Gestão do Sistema Sagres Acadêmico
O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NURCA) é responsável pelo registro, controle, atualização e gestão do sistema Sagres Acadêmico utilizado nas secretarias da Bahiana. É nesse sistema que são alimentadas, diariamente, as informações da vida do aluno. O NURCA também emite os históricos escolares dos alunos de graduação, além dos diplomas e certificados de graduação e pós-graduação.

7. Secretaria Digital
Desenvolvida pela secretaria geral, tem como objetivo modernizar as práticas de arquivamento e consulta dos dados acadêmicos através da digitalização da documentação que se encontra sob a responsabilidade das secretarias, transformando todo o arquivo físico em arquivo digital.
Essa proposta inovadora também faz uso de ferramentas para a assinatura e certificação digital dos documentos institucionais em meio eletrônico, viabilizando a agilidade no atendimento aos alunos e ex-alunos que poderão fazer a opção de receber os documentos solicitados em seu e-mail institucional. A secretaria digital também destaca o compromisso com o meio ambiente, ao reduzir o consumo de papel.
 




















Endereço: Unidade Acadêmica de Brotas, Av. Dom João VI, 275 – Brotas, PAV II, 2º andar | Salvador – Bahia
Funcionamento: segunda a quinta-feira das 7h às 17h e sexta-feira das 7h às 16h
Telefones: 71 | 3276-8282  • Fax: 71 | 3357-7467
E-mail: secretariageral@bahiana.edu.br

Secretarias Acadêmicas de Graduação
 
As secretarias acadêmicas atendem às demandas da vida acadêmica dos discentes, em parceria com a supervisão pedagógica e as coordenações dos cursos, sendo responsáveis pelo acompanhamento e registro dos dados acadêmicos resultantes das atividades pedagógicas. Existe uma secretaria em cada unidade acadêmica.

Serviços

1. Atendimento aos alunos
Os alunos são atendidos no balcão de recepção das secretarias onde é realizado o direcionamento, de acordo com a necessidade de cada situação. Esse é o local para obter informações e orientações sobre a vida acadêmica e seus processos.

2. Atendimento aos professores
A secretaria é responsável pelo suporte técnico que respalda o registro e acompanhamento de dados acadêmico-pedagógicos necessários ao professor.

3. Expedição de documentos acadêmicos
Para agilizar a expedição de documentos, o aluno poderá solicitá-los pelo Portal do Aluno e optar por recebê-los em meio eletrônico, no seu e-mail institucional, com a certificação digital da instituição, garantindo sua autenticidade e segurança. Será necessário, para isso, que seu e-mail institucional esteja devidamente cadastrado e em funcionamento. O discente deve procurar orientação para o cadastramento do e-mail na secretaria de seu curso. O envio desses documentos em meio eletrônico será isento da cobrança de taxa. Ao escolher essa modalidade, o estudante contribui com a redução do consumo de papel, ajudando, dessa forma, a preservar o planeta.

Relação de documentos que poderão ser solicitados através do Portal do Aluno: 
 

Atestado de Previsão de Conclusão e Colação de Grau com Assinatura Digital Gratuito
Atestado Classificação no PROSEF R$ 18,00
Atestado Classificação no PROSEF com Assinatura Digital Gratuito
Atestado de Matrícula/Frequência R$ 18,00
Atestado de Matrícula/Frequência com Assinatura Digital Gratuito
Atestado de Média Curricular R$ 18,00
Atestado de Média Curricular com Assinatura Digital Gratuito
Atestado de Monitoria R$ 18,00
Atestado de Monitoria com Assinatura Digital Gratuito
Atestado de Percentual Curricular Cursado R$ 18,00
Atestado de Percentual Curricular Cursado com Assinatura Digital Gratuito
Declarações R$ 18,00
Declarações com Assinatura Digital Gratuito
Histórico Escolar R$ 18,00
Histórico Escolar com Assinatura Digital Gratuito
Matriz Curricular R$ 6,00
Matriz Curricular com Assinatura Digital Gratuito
Programa de Componente Curricular R$ 6,00
2ª Via de Certificado R$ 20,00
2ª Via de Diploma R$ 175,00
2ª Chamada R$ 60,00
2ª Via de Cartão de Acesso R$ 15,00
































Secretaria Acadêmica - Brotas

Atende aos cursos de Fisioterapia (a partir do 3º semestre), Psicologia e Medicina (a partir do 3º semestre).



















Endereço: Av. Dom João VI, 275 – Brotas, PAV. III | Salvador - Bahia 
Funcionamento: segunda a quinta-feira das 7h às 17h e sexta-feira das 7h às 16h
Telefones: 71 | 3276-8206 e Fax: 71 | 3276-8202  
E-mail: sec.acad-unid2@bahiana.edu.br

Secretaria Acadêmica - Cabula

Atende aos curso de Medicina e Fisioterapia (1º e 2º semestres), Odontologia, Educação Física, Enfermagem e Biomedicina.
 




Endereço: Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula | Salvador - Bahia
Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h
Telefones: 71 | 3257-8230 
E-mail: sec.acad-unid3@bahiana.edu.br

Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão

São responsáveis pelas inscrições e pela matrícula nos cursos stricto, lato sensu e nos cursos e atividades de extensão. Acompanham as atividades acadêmicas juntamente com a assessoria pedagógica, pró-reitores e coordenadores, garantindo o registro dos resultados e a emissão de documentos. Atendem também às demandas dos ex-alunos de pós-graduação. Existe uma secretaria em cada unidade acadêmica.

Serviços e produtos

1. Atendimento aos alunos
Os alunos são atendidos no balcão de recepção das secretarias onde é realizado o direcionamento, de acordo com a necessidade. Esse é o local para obter informações e orientações sobre a vida acadêmica e seus processos.

2. Atendimento aos professores
A secretaria é responsável pelo suporte técnico que respalda o registro e acompanhamento de dados acadêmico-pedagógicos necessários ao professor.

3. Expedição de documentos acadêmicos
Para agilizar a expedição de documentos, o discente poderá solicitá-los pelo Portal do Aluno e recebê-los assinados de forma digital em seu e-mail institucional. Será necessário que o e-mail institucional esteja devidamente cadastrado e em funcionamento. O aluno deve procurar orientação para o cadastramento na secretaria de seu curso.

4. Entrega da carteira de estudante e cadastramento de e-mail


Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão - Brotas



















Endereço: Av. Dom João VI, 275. PAV. II, 2º andar - Brotas | Salvador - Bahia 
Funcionamento: segunda a quinta-feira das 8h às 17h, sexta-feira das 8h às 20h e sábado das 8h às 12h.
Tel: 71 3276-8265
E-mail: posgrad2@bahiana.edu.br


Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão - Cabula
 



















Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação
Endereço: Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula | Salvador - Bahia
Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábado das 8h às 16h
Telefones: 71 | 3257-8206 
E-mail: posgrad3@bahiana.edu.br
 
Extensão
Endereço: Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula | Salvador - Bahia
Funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h
Telefones: 71 | 3257-8214 
E-mail: posgrad3@bahiana.edu.br
 

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Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936