Iniciação Científica e Tecnológica > Núcleo de Iniciação Científica e Tecnológica - NICTEC

NÚCLEO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – NICTEC
 
O Núcleo dede Iniciação Científica e Tecnológica, setor vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa,  Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, foi criado para estimular e acompanhar os alunos da graduação no processo de investigação científica e de inovação tecnológica, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/PIBIT) e do Programa Institucional Iniciação Científica e Tecnológica Voluntária (PICV/PITV).


Os Programas de iniciação científica (IC) e iniciação tecnológica (IT) são voltados para o desenvolvimento do pensamento científico dos alunos de graduação da EBMSP e destinam-se a todos os discentes da instituição que tenham interesse em ingressar na área da pesquisa, sendo orientados por um professor pesquisador.
 
OBJETIVOS 

 

  • Estimular o espírito crítico e investigativo dos futuros profissionais de saúde.
  • Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os graduandos, mediante participação em projetos de pesquisa, sob a orientação de docentes qualificados.
  • Proporcionar ao estudante a aprendizagem teórica e prática das etapas, técnicas e métodos correlatos ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa científica ou tecnológica.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e inovação.
  • Possibilitar maior integração da graduação com a pós-graduação.
  • Promover a geração de novos conhecimentos no âmbito acadêmico. 


A BAHIANA dispõe de três modalidades de Iniciação Científica e Tecnológica (IC/IT): 

  • IC/IT Voluntária: o aluno não receberá remuneração financeira, entretanto, desfrutará de todos os benefícios acadêmicos e científicos relativos ao trabalho, inclusive certificação comprobatória.
  • IC/IT Bolsista: o aluno recebe uma bolsa financiada, que poderá ser oriunda de fontes de fomento de pesquisa, vinculada aos projetos de pesquisa aplicados pelos docentes ou ainda concedida por política de concessão de bolsas da própria instituição.
Os alunos interessados ingressam, exclusivamente, por seleção via edital (bolsistas) ou chamada (voluntário), divulgado no site da EBMSP, posteriormente a uma seleção realizada por um professor orientador, vinculados a um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e certificados pela instituição. Os editais são baseados nas exigências dos órgãos de fomento para a realização de pesquisas e contêm as informações necessárias referentes a cada seleção.

 

  • IC Júnior: o voltado para o aluno do ensino médio, consiste em projetos desenvolvidos por professores orientadores da EBMSP, por meio de concessão de cota institucional. Atualmente, os estudantes são selecionados a partir de uma parceria da instituição com o Centro Juvenil de Ciência e Cultura da Secretaria de Educação da Bahia.


 

COORDENADOR
Atson Carlos de Souza Fernandes
 
LOCAL
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Campus Brotas
Avenida Dom João VI, nº 275, Brotas. Pavilhão II.
CEP: 40290-000

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

CONTATOS 
Telefone: 71 | 3276-8274
E-mail: nictec@bahiana.edu.br