Sobre a Bahiana

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública tem sua história vinculada às raízes da medicina brasileira. Com a criação da UFBA e a saída da Faculdade de Medicina da Bahia (1ª escola de medicina do Brasil) do Hospital Santa Izabel para um novo hospital no Canela, abriu-se a oportunidade de utilizar aquelas dependências para a implantação de um novo curso de medicina, necessário para suprir a carência regional de profissionais da área.

A determinação e a dedicação de um grupo de acadêmicos, religiosos, gestores públicos e médicos com grande experiência na docência possibilitou a criação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), comprometida com a qualidade do ensino superior oferecido e dos serviços assistenciais prestados à população. Desde 1953, ano de início de sua primeira turma, a EBMSP vem formando profissionais críticos, éticos e capacitados, tanto do ponto de vista técnico-científico quanto humano, para enfrentar os desafios e as exigências da sociedade contemporânea. 

A Bahiana atualmente conta com 496 docentes, dos quais 67% têm titulação stricto sensu (mestrado e doutorado), tendo diplomado cerca de 15.000 profissionais da área de saúde, titulado 265 mestres e doutores e mais de 1.500 especialistas. Assim, em 63 anos de existência, consolidou-se como uma instituição vocacionada para a área da saúde, abrigando, atualmente, oito cursos de graduação: Medicina (1953), Fisioterapia (1972), Odontologia (1999), Psicologia (2000), Biomedicina (2002), Enfermagem (2007), Educação Física (início no 2º semestre de 2015) e Terapia Ocupacional (suspenso temporariamente), buscando, assim, as pré-condições para ser tornar uma universidade.  

Oferece três programas de pós-graduação stricto sensu, autorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): o Mestrado em Tecnologias em Saúde (2011), o Mestrado Profissional em Odontologia (2006) e o Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, (2000), com o objetivo de formar mestres e doutores pesquisadores para uma região ainda muito carente desses cursos, especialmente na área de Medicina.  

Na pós-graduação lato-sensu, oferece 17 cursos de especialização com 35 turmas de alunos em andamento, além de três residências, uma de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e duas multiprofissionais:  Multiprofissional em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Clínica da Pessoa e da Família. 

Na extensão destacam-se dois programas principais:  1) Complexo Comunitário Vida Plena – CCVP, iniciado no fim da década de 1990 como uma pequena atividade de extensão para os alunos de medicina e, atualmente, com alunos e professores de graduação de diversos cursos e também de pós-graduação, incluindo uma residência multiprofissional para cuidar de 5.890 famílias e 21.000 pessoas, num programa exemplar, dentro da estratégia de Saúde da Família. 2) Programa Candeal – práticas educativas em parceria com pontos da rede formal de assistência do SUS e em parcerias intersetoriais com escolas públicas, comunitárias e associações de bairro, iniciado em 2006, com a participação de 300 alunos e 21 professores atuando em 25 grupos numa ação interdisciplinar e intercursos que possibilita uma rica experiência de trabalho em equipe multiprofissional de saúde.

A pesquisa está integrada ao ensino e à extensão, sendo desenvolvida por docentes e discentes da graduação e da pós-graduação, utilizando infraestrutura própria e de parceiros, por meio de vários convênios com instituições de referência nacional e internacionais, tendo-se desenvolvido de maneira rápida e consistente a partir da implantação do Programa de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, em 2000.  Hoje, são 31 grupos, com 140 linhas de pesquisa, contando com vários laboratórios e centros, tais como:  Núcleo de Biotecnologia, Bioprospecção e Propriedade Intelectual (NBBio); Laboratório de Bioquímica dos Orgânulos Celulares; Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico (CAAP); Centro de HTLV; Laboratório de Tecnologias Assistidas; Laboratório de Biomateriais; Laboratório de Anatomia Patológica; Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Autismo.

A Bahiana tem ampliado continuamente sua infraestrutura para oferecer instalações de concepção funcional, totalmente voltadas para o ensino, pesquisa, extensão e assistência, objetivando o desenvolvimento técnico, científico e humano dos seus alunos e colaboradores e o atendimento de qualidade aos usuários de seus serviços.

As unidades acadêmicas Brotas e Cabula contam com pavilhões de aulas, laboratórios de ensino, laboratórios de pesquisa, laboratórios de informática, auditórios, ambulatórios, bibliotecas, contendo mais de 25.000 livros e 60 assinaturas de periódicos, acesso à Internet e às bases de dados da Medline e Bireme, videotecas, salas de videoconferência, espaços de convivência e Centro de Convenções com wi-fi Eduroam em todos os ambientes acadêmicos.

Em sintonia com as aspirações da sociedade, a instituição converge seus esforços para uma atuação moderna, no âmbito da saúde, promovendo e incentivando a educação sob múltiplas formas, com o objetivo de desenvolver plenamente as pessoas, preparando-as para o exercício da cidadania e qualificando-as para o trabalho, promovendo a ciência e a cultura, prestando serviços de referência à sociedade e consolidando a pesquisa e a extensão como atividades permanentes de seu corpo docente, em intercâmbio com outras instituições congêneres nacionais e internacionais.

Por essas razões, o desenvolvimento consciente e contínuo da Bahiana tem, ao longo de mais de seis décadas de existência, correspondido às expectativas regionais e nacionais na área da saúde humana.

Nossa Missão

Ser uma instituição de ensino vocacionada para a área da saúde, formando profissionais qualificados com base em princípios e valores éticos e humanísticos, em uma perspectiva individualizada e transdisciplinar.

Cumprir sua responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural e ambiental, buscando atender às demandas da sociedade, a partir de ações diferenciadas de ensino, pesquisa e extensão.

Nossa Visão

Ser uma universidade vocacionada para a saúde, referência nacional e internacional, com excelência no ensino, pesquisa, extensão e consultoria.
 

Valores

Servir:

• Disponibilizar-se a ouvir e a acolher as pessoas em suas diferenças, demandas e necessidades, comprometendo-se com a resolutividade e com o código de ética da instituição;
• Utilizar-se, prontamente, de todas as possibilidades e alternativas do conjunto dos serviços oferecidos pela instituição e, quando não possível, dar encaminhamento responsável na busca da solução;
• Diante de novas situações/problemas buscar soluções e/ou alternativas inovadoras.
 
Empreender:

• Ser responsável por seu processo de trabalho, atuando de forma proativa e persistente na busca de soluções e alternativas para os problemas, gerando resultados para todos os envolvidos;
• Estar aberto às mudanças e novas idéias, comprometendo-se com os processos de
transformação;
• Enxergar os problemas como desafios e oportunidades de crescimento pessoal, profissional e institucional.
 
Aprender e Ensinar:

• Disponibilizar-se para aprender com erros e acertos, compartilhando a sua experiência e contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos, fortalecendo a instituição como uma comunidade de aprendizagem;
 
Comunicar:

• Comunicar-se de forma franca e objetiva, assegurando a transparência e os entendimentos necessários para relações interpessoais e institucionais de qualidade, agregando credibilidade nas relações e respeito mútuo.

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Reitora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Prof.ª Maria Luisa Carvalho Soliani

 Pró-Reitor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Prof. Ênio Ribeiro Maynard Barreto

Pró-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação
Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes

Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação
Prof. Atson Souza Fernandes

Pró-Reitora de Extensão

Prof.ª Carolina Pedroza de Carvalho Garcia

Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas
Prof.ª Luiza de Oliveira Kruschewsky Ribeiro

Coordenador Jurídico
Prof. Gaspare Saraceno

 Coordenador de Administração e Finanças
Emanoel Olimpio Alves de Souza 

 Coordenadora de Comunicação e Marketing
Margot Soliani

  Coordenador do curso de Biomedicina
Prof. Geraldo Argolo Ferraro

 Coordenador do curso de Educação Física
Prof. Clarcson Plácido Conceição do Santos

 Coordenadora do curso de Enfermagem
Prof.ª Cristiane Magali Freitas dos Santos

  Coordenadora do curso de Fisioterapia
Prof.ª Luciana Bilitário

 Coordenadora do curso de Medicina
Prof.ª Ana Verônica Mascarenhas Batista

  Coordenador do curso de Odontologia
Prof. Urbino da Rocha Tunes

  Coordenadora do curso de Psicologia
Prof.ª Sylvia Maria Barreto da Silva

  Secretária Geral
Vera Lúcia Martins do Rosário 

 Coordenadora do Núcleo de Atenção
Psicopedagógica – NAPP
Maria Angélica Godinho Mendes de Abreu

 


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