Professores da Bahiana participam do III Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Prof. Antônio Carlos Costa e Prof.ª Patrícia Alcântara são destaques na programação desta quinta-feira.

O gestor do Centro de Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais da Bahiana (CEDETE), Prof. Antonio Carlos Costa e a professora do curso de Fisioterapia, Patrícia Alcântara, representam a Bahiana no III Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), dentro da programação desta quinta-feira, 4 de setembro. Juntos, os docentes apresentam, às 14h30min, o painel "Experiência de uso do Painel de Colaboração e Visualização em Aulas de Medicina", projeto realizado em parceria com o Hospital Santa Izabel.

Os professores e gestores de educação interessados poderão assistir à apresentação que será transmitida em tempo real para a sala de videoconferência do CEDETE, na Coordenadoria da Bahiana - Av. Dom João VI, nº 274, Brotas. Para se inscrever, deve preencher o FORMULÁRIO e chegar ao CEDETE com 15 minutos de antecedência.

Painel de Colaboração e Visualização em Aulas de Medicina

A fim de disseminar a aplicabilidade da ferramenta Optiportal, a RNP selecionou, em 2012, seis instituições para utilizar o protótipo do painel de Colaboração e Visualização em suas atividades regulares de ensino e pesquisa. Uma das selecionadas foi a Escola Bahiana de Medicina e de Saúde Pública, que trabalha em parceria com o Hospital Santa Izabel.

Desde o ano passado, algumas aulas são compartilhadas entre as duas instituições usando, concomitantemente, a videoconferência e o painel nas transmissões de casos clínicos, com imagem de exames de raio-x e tomografia, para alunos e residentes presentes no auditório do hospital e na sala de videoconferência da escola. “As imagens são transmitidas simultaneamente enquanto a aula é realizada. Os alunos podem tirar dúvidas em tempo real”, conta o vice-coordenador do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Escola Bahiana e gestor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico Educacional (CEDETE) da instituição, Prof. Antônio Carlos Costa.

Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Desde o dia 2 de setembro, acontece em Brasília o III Fórum da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que reúne profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e fornecedores, gestores públicos, coordenadores de projetos de pesquisa, pró-reitores e diretores de universidades.

O evento tem o objetivo de discutir assuntos como governança e liderança, computação em nuvem, mobilidade, gestão de identidade, segurança e privacidade, legislação e regulamentação, telessaúde e telemedicina, e-Ciência, redes e novas tecnologias.

Para mais informações, acesse a página oficial do evento: http://forum.rnp.br/.